Acre
Trabalhadores ameaçam fechar BR no dia que Sebastião entregar casas
Do ac24horas
Milhares de trabalhadores da Construção Civil do Acre ameaçam fechar a BR-364, na próxima quinta-feira, 22, dia em que o governador Sebastião Viana e o Ministro das Cidades Gilberto Occhi entregam 392 casas da Cidade do Povo. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil do Estado, Dema Assis, o protesto deve ocorrer caso os patrões não deem indicativo positivo para o reajuste salarial de 15% da categoria.
De acordo com Dema, até o momento os empresários ofereceram reajuste de apenas 3%. “Eles querem no dar esse acréscimo e a nossa data base é o mês de maio, já estamos no dia 19 e até agora eles não sentaram com a gente para uma proposta concreta, que contemple todas as perdas que estamos tendo com o passar do tempo”, explicou.
O sindicato dos trabalhadores destaca que a proposta de 15% foi apresentada aos patrões no mês de fevereiro e que no final de abril, o acréscimo de 3% foi apresentado a categoria,
Os representantes dos trabalhadores devem se reunir na noite desta segunda-feira, 19, e durante toda a terça-feira, 20, com o Sindicato da Indústria de Construção Civil , presidida pelo empresário Carlos Afonso dos Santos, na Sede da Fieac, para discutirem o assunto.
Cerca de 3 mil sindicalizados trabalham nas obras da Cidade do Povo. A categoria destaca que caso os patrões não mudem de ideia, as obras do maior empreendimento habitacional do Acre poderão ficar paradas por tempo indeterminado. “Nosso objetivo é valorizar o trabalhor. Tem muita gente ganhando e nós queremos que a principal força de trabalho seja beneficiada. São eles que trabalham na chuva e no sol para a realização da obra”, frisa Assis.
Na última semana, centenas de trabalhadores cruzaram os braços como sinal de advertência durante uma hora nas obras de construção da Cidade do Povo.
Comentários
Acre
Bloqueio na Ponte Internacional entre Cobija e Brasiléia é suspenso temporariamente após negociação
Manifestação por reivindicações trabalhistas durou poucas horas; ministro boliviano deve chegar a Cobija no final da tarde para reunião

Representantes dos trabalhadores aguardam a chegada do ministro da Economia da Bolívia para tentar um acordo que evite a interdição. Foto: captada
Trabalhadores do Serviço Departamental de Estradas (Sedcam) e servidores municipais iniciaram, nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (13), o bloqueio parcial da Ponte Internacional que liga a cidade de Cobija, na Bolívia, a Brasiléia, no Acre. A paralisação foi convocada pela central sindical departamental em apoio às reivindicações da categoria.
De acordo com informações dos manifestantes, o protesto exigia a presença do Ministério da Economia e Finanças Públicas da Bolívia para negociar diretamente com os trabalhadores e buscar uma solução para o conflito laboral.
Suspensão temporária
Após poucas horas de bloqueio, houve uma reunião com representantes do governo federal boliviano. Fontes informaram que ficou acertada a presença do ministro, que se encontrava em La Paz, com previsão de chegada a Cobija depois das 17h (horário boliviano). Diante do compromisso, os manifestantes decidiram suspender temporariamente a paralisação.

A mobilização, segundo os trabalhadores, é uma forma de pressionar o governo boliviano a apresentar uma solução para o problema. Foto: captada
O bloqueio, ainda que breve, afetou a circulação de pessoas e veículos na principal rota de integração entre os dois países na região. A ponte é crucial para o comércio e o trânsito de trabalhadores, turistas, estudantes, comércio e viajantes entre Brasil e Bolívia no extremo oeste do Acre.
Um dirigente sindical, que preferiu não ser identificado, afirmou que a mobilização será retomada caso não haja avanços concretos no diálogo. “O bloqueio será montado novamente e será mantido por tempo indeterminado enquanto não houver um acordo que atenda às demandas dos trabalhadores afetados”, declarou.

Tensão trabalhista
A paralisação ocorre em meio a um cenário de instabilidade trabalhista no município. No final de fevereiro, a prefeita de Cobija, Ana Lucía Reis, foi detida ao desembarcar na cidade em decorrência de denúncias relacionadas ao não pagamento de benefícios sociais a trabalhadores municipais.
Na ocasião, o secretário de Planejamento do município explicou que as dívidas correspondem a benefícios sociais de gestões anteriores e que a prefeita enfrentava seis ordens de apreensão, sendo a maior delas uma demanda de 6 milhões de bolivianos por parte do sindicato de trabalhadores municipalistas.
A categoria aguarda agora a chegada do ministro para a reunião prevista no final da tarde desta sexta-feira, dia 13, que pode definir os rumos do movimento.
A Ponte Internacional que liga Cobija a Brasiléia é uma via crucial para o comércio e o trânsito de pessoas na fronteira. Autoridades brasileiras acompanham a situação e devem orientar viajantes sobre rotas alternativas enquanto perdurar o bloqueio.

Servidores aguardam chegada do ministro da Economia boliviano para tentar acordo e evitar interdição por tempo indeterminado. Foto: captada
Comentários
Acre
Solenidade marca os 35 anos do Sebrae e reforça compromisso com o empreendedorismo no Acre
Durante o evento, foi lançada a Medalha Dr. Luiz Saraiva Correia
Nesta quinta-feira, 12 de março, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Acre (Sebrae) promoveu uma solenidade em comemoração aos seus 35 anos de atuação no estado. O evento contou com a presença de autoridades, ex-presidentes e ex-diretores, além do atual corpo técnico da instituição.
O Sebrae carrega consigo o orgulho de atuar nos 22 municípios do Acre, fortalecendo os pequenos negócios e incentivando o empreendedorismo. Além do apoio aos mais de 47 mil pequenos negócios, a instituição atua junto ao poder público em busca de políticas públicas que melhorem o ambiente de negócios.
Leandro Domingos, primeiro superintendente do Sebrae no Acre, em 1991, destacou que a criação do Sebrae no Acre foi marcada por desafios e persistência. “Empreender naquele período exigia coragem, pois predominava uma grande carência de capacitações. O Sebrae nasceu com o propósito de apoiar quem empreende e isso significa apoiar sonhos. Quero parabenizar a instituição por seus 35 anos de história, trabalho e resultados”.
Em suas saudações, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae, Assuero Veronez, destacou sua satisfação em presidir a instituição e prestar esta homenagem aos presentes. “Sendo conduzido da forma que têm sido ao longo desses anos e, especialmente, tendo a missão nobre que tem, de apoiar e promover os pequenos negócios, o Sebrae torna-se um pilar fundamental para que o Acre alcance o desenvolvimento. Parabéns a todos que fizeram parte do Sebrae e continuam fazendo”, pontuou.
Honrarias
Durante a solenidade, foi lançada a Medalha de Honra ao Mérito Dr. Luiz Saraiva Correia, inspirada em sua trajetória de integridade e dedicação como presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, no período de 2011 a 2014. A honraria simboliza o reconhecimento público a personalidades e instituições que apoiam e contribuem para o fortalecimento dos pequenos negócios do Acre.
Entre os homenageados estiveram autoridades e lideranças que contribuem para o desenvolvimento do estado, como o governador Gladson Camelí, o deputado federal José Luis Tchê, o secretário de Estado da Fazenda, José Amarísio Freitas, o chefe-geral da Embrapa Acre, Bruno Pena e o diretor-presidente da Energisa Acre, Ricardo Xavier.
Empresários de destaque na sociedade acreana foram homenageados: Adem Araújo (Grupo Arasuper), Carlos Taborga (Fórum de Economia Solidária), Tancredo Lima de Souza, in memoriam (Bazar Chefe), Ricardo Leite (Uninorte).
Representantes da imprensa acreana receberam a honraria: Phellipe Daou Júnior (Rede Amazônica), Roberto Moura, in memoriam (TV Gazeta), Narciso Mendes (TV Rio Branco), Pedro Neves (Ecoacre), Roberto Vaz (AC24Horas) e Silvio Martinello (A Gazeta).
Durante a solenidade, foram condecorados ex-presidentes do Conselho Deliberativo Estadual (CDE): José Severiano, Bruno Cotta, João César Dotto, Carlos Sasai, Jurilande Aragão e José Adriano; além de ex-presidentes do Conselho Fiscal: Antônio Leônidas Neto, Eliene Sampaio, Wilson Isquierdo, Vandré da Costa Prado e Maurício Prado (in memoriam).
As honrarias também foram entregues a ex-dirigentes da instituição e a seus representantes.
Ex-superintendentes: Leandro Domingos, Jorge Tomás, George Pinheiro (in memoriam), Orlando Sabino, João Fecury e Mâncio Cordeiro.
Ex-diretores técnicos: Adalberto Carvalho, Tristão Cavalcante, Elizabeth Monteiro e Lauro Santos.
Ex-diretores de Administração e Finanças: Sérgio Rony, Rosa Nakamura, Kleber Campos e Francinei Santos.
Comentários
Acre
Oficinas e festa temática celebram primeira semana de aulas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rio Branco
Uma manhã e tarde de alegria, criatividade e inclusão marcaram esta sexta-feira, 13, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rio Branco. Para celebrar o início do ano letivo, que começou na segunda-feira, 9, alunos participaram de um animado Baile das Máscaras, evento que já se tornou tradição na instituição e simboliza a recepção aos estudantes no começo das atividades escolares.
Durante toda a semana, professoras da entidade desenvolveram oficinas de produção de máscaras com os alunos. Cada participante confeccionou sua própria peça utilizando diferentes materiais e muita criatividade, respeitando o ritmo e o estilo de cada um.
A atividade funcionou como uma preparação para o baile realizado nesta sexta-feira, que reuniu música, dança e momentos de integração entre estudantes, professores e equipe pedagógica. A proposta foi promover um ambiente de acolhimento e descontração para marcar a primeira semana de aula.
De acordo com a organização, o evento é inspirado no clima festivo do carnaval, funcionando como um “baile fora de época”, adaptado à realidade dos alunos e pensado para estimular a expressão artística, a socialização e a autoestima.
A celebração também reforça um costume que já faz parte do calendário da instituição. Todos os anos, no início do período letivo, a festa é realizada como forma de dar as boas-vindas aos estudantes e iniciar as atividades em clima de entusiasmo.








Você precisa fazer login para comentar.