Geral
‘Todos contra o Aedes aegypti’: capacitação de professores é realizada nesta terça em Xapuri

O município de Xapuri recebe nesta terça-feira, 20, mais um ciclo de capacitação do projeto “Todos contra o Aedes aegypti”, que já instruiu professores do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino em Rio Branco e Capixaba. A iniciativa do Instituto Sapien e do Ministério da Saúde (MS), com apoio do Governo do Estado, tem como objetivo formar agentes multiplicadores (educadores e alunos) no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Ao todo, mais de 15 mil alunos e 600 professores serão mobilizados em 10 cidades do Acre. As ações ocorrerão até o mês de novembro. Nesta etapa, que vai até o dia 4 de junho, a proposta é capacitar os educadores para trabalharem, junto aos alunos, medidas preventivas como a eliminação de criadouros, a conscientização das famílias e ações comunitárias. A iniciativa, que une educação e saúde pública como estratégia de enfrentamento nos municípios, é inédita no estado.
Após a formação, o conteúdo aprendido pelos docentes será aplicado em sala de aula para envolver os estudantes e estimulá-los a reproduzir boas práticas no dia a dia. Os alunos receberão materiais como livros com jogos interativos de realidade virtual, cartilhas, vídeos educativos, adesivos e carteirinhas de combatente. Após capacitadas, as crianças atuarão nas comunidades da cidade e também participarão de concursos culturais do projeto, que darão prêmios em dinheiro.
Lucas Varela, presidente do Instituto Sapien, destacou que aliar Educação e Saúde é uma estratégia eficiente que trará resultados concretos. “É um projeto contínuo, de médio a longo prazo, por entendermos que essa transformação se dá através de uma geração consciente. É um trabalho de educação de base. Após passarem por formação, os professores aplicarão o conteúdo em sala para que os alunos possam absorver esse conhecimento e aplicá-lo dentro de casa, na rua, na escola e em todo lugar, porque o mosquito do Aedes está presente em todos os locais”, afirmou.
Mais informações sobre a iniciativa do Instituto Sapien e do Ministério da Saúde podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico www.todoscontraoaedesaegypti.com.br ou no Instagram, pelo perfil @todoscontraoaedesaegypti. As pessoas conhecerão com mais detalhes o desenvolvimento do projeto, ver os resultados positivos que ele ajudou a alcançar em outras cidades do Brasil, como quedas nos índices de infestação, e acompanhar as atualizações da ação.
Comentários
Geral
Servidoras da segurança pública do Acre concluem curso inédito de defesa pessoal
Capacitação reuniu 35 profissionais de diferentes forças e reforça valorização e preparo técnico das mulheres no sistema de segurança
Comentários
Geral
Caçadores que se perderam em Porto Walter são levados para casa de helicóptero
Sandra Assunção
Já estão em casa, na comunidade Mororó, localizada no Rio Cruzeiro do Vale, em Porto Walter, os dois homens identificados como Marcos e “Montanha”, que se perderem em uma área de mata na noite da última terça-feira,17. Eles conseguiram sair sozinhos na comunidade Veneza, onde o helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas(Ciopaer) pegou a dupla na tarde desta sexta-feira, 20, e os levou de volta para casa. Uma equipe do Corpo de Bombeiros, liderada pelo comando, major Josadac Ibernom, acompanhou a ação.
Os dois foram recebidos com alegria na volta para casa. Eles estavam em um grupo de cinco caçadores comunidade Mororó e se distanciaram dos demais. Deveriam retornar ao ponto de encontro na quarta-feira, o que não aconteceu. Diante da ausência, os outros três caçadores retornaram à comunidade e comunicaram o desaparecimento.
Os Bombeiros, familiares e vizinhos fizeram buscas e os Bombeiros chegaram a se mobilizar mas a dupla conseguiu sair sozinha da floresta e fazer contato com os moradores da comunidade Veneza, onde ficaram até serem levados na aeronave.
Comentários
Geral
Moradores de Rodrigues Alves enfrentam dificuldades extremas para atravessar o rio Juruá em direção a Cruzeiro do Sul durante o período chuvoso na Amazônia.


Você precisa fazer login para comentar.