Brasil
Tocantins tem quase nove vezes mais bovinos que habitantes
O Tocantins atualmente registra quase nove vezes mais bovinos que o número de ambientes, segundo dados do governo do Tocantins. Além disso, agora ocupa a 9ª posição no ranking de maior produção de carne bovina do país.
Cinco municípios concentram de 20% a 30% do rebanho do Tocantins, além de terem os maiores frigoríficos do estado.
Em 2023, o Tocantins conseguiu alcançar11.313.309 cabeças. Atualmente, segundo os dados, o rebanho aumentou e estado possui de oito a nove cabeças de gado por pessoa.
De acordo com os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), divulgados pelo governo do Tocantins, o aumento da produção foi acompanhado das exportações com recordes de carne bovina, totalizando cerca de 102 mil toneladas em 2024.
Além de registrar o novo recorde no tamanho do rebanho, o Tocantins ocupa a 11ª posição no ranking nacional de abate de bovinos. Em relação à região Norte, é o terceiro maior.
Comentários
Brasil
Mãe descobre conversa em celular do filho e pastor é preso por estupros
Delegada Juliana Tuma disse que a investigação busca identificar outras vítimas do pastor

Delegada Juliana Tuma revelou que pastor se sente atraído por crianças e adolescentes masculinos. Foto: PCAM/ Divulgação
Com Atual
Conversa no WhatsApp descoberta por uma mãe no celular do filho de 12 anos resultou na prisão de um pastor de 38 anos, que não teve o nome revelado, na Operação Mateus 7:15, da Polícia Civil, na segunda-feira (31) em Manaus. Ele foi preso por estupro e por aliciar adolescentes entre 12 e 14 anos de idade.
Nas mensagens no celular, o pastor revela o estupro de uma criança de 8 anos de idade, disse a delegada Juliana Tuma, da Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente. Segundo a delegada, dois adolescentes são vítimas do pastor. Ela se disse “perplexa” com o comportamento do pastor.
A Polícia Civil descobriu que o pastor aliciava os adolescentes na igreja evangélica, com sede no Bairro da Paz, zona centro-sul de Manaus, e oferecia pagamento via Pix. “Ele oferecia Pix e cada criança tinha que trazer mais cinco outras crianças, contato de cinco crianças para ele poder continuar a lascívia. É uma pessoa que realmente não parece ser um agressor, mas era uma pessoa que satisfazia sua própria lascívia vendendo materiais de crianças e adolescentes”, disse o delegado Guilherme Torres em entrevista coletiva nesta terça-feira (1º).
Conforme a delegada Juliana Tuma, o pastor pagava por fotos íntimas de meninos. “Ele, inclusive, chegou a marcar o encontro em um shopping da capital com um adolescente, que foi frustrado por algum motivo, mas ele mandou inclusive o dinheiro pelo motorista de aplicativo para esse garoto. Foi o mesmo modo operante com outro menino. Um desses garotos era do grupo de jovem da igreja que ele participava”, disse Juliana Tuma.
Segundo a delegada, nas conversas de WhastApp o pastor oferecia os filhos dele para os adolescentes. Juliana Tuma disse que o pastor é casado há 12 anos e confessou ter atração por adolescentes, mas negou os estupros.
“Ele alega que se sente atraído por crianças e adolescentes e se satisfaz vendo fotos deles nus, mas na verdade, nas conversas, nós identificamos que não é só vendo. Ele admite que teve relações sexuais com crianças. Ele pedia aos meninos que apresentassem outros garotos que ele tinha uma quantia para dar aos meninos”, revelou Juliana Tuma.
Segundo a delegada, o pastor dizia que era “broderagem” e que era natural. “Ele chamava de broderagem. É muito natural a broderagem. Um menino faz isso com outro. Então, o modus operandi dos abusadores é naturalizar a violência sexual”, afirmou a delegada.
Comentários
Brasil
Operação PF: em 4 anos, Guajará emitiu mais passagens que Manaus
Entre 2017 e 2021, a empresa Cruzeiros Tour, do empresário Elder Mesquita, que tem lojas em Cruzeiro do Sul, no Acre, e em Guajará, no Amazonas, segundo a Polícia Federal, emitiu junto com o município amazonense, mais passagens aéreas do que a capital, Manaus, mesmo tendo uma população 131 vezes menor. Guajará fica distante 16 quilômetros de Cruzeiro do Sul.
A Operação Embarque Fantasma, deflagrada hoje, 1, investiga o desvio de verbas públicas em Guajará, provavelmente concretizado por meio do pagamento pelo município de passagens aéreas que nunca teriam sido emitidas. Foram alvos da operação as empresas investigadas, os respectivos responsáveis e os servidores públicos municipais em tese envolvidos.
A ação ocorreu nas cidades de Cruzeiro do Sul no Acre e Guajará no Amazonas, onde foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão e o sequestro de um veículo. Os suspeitos poderão responder judicialmente pelos crimes de peculato, corrupção ativa, corrupção passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
As averiguações policiais revelam que nesse período a empresa, em possível conluio com as demais que participaram dos certames, saiu vencedora em todos os processos licitatórios realizados pelo Município de Guajará para o fornecimento de passagens aéreas.
O trabalho policial também apontou várias irregularidades contratuais e administrativas, tais como: notas fiscais com descrição genérica dos serviços prestados e sem o devido atestado do funcionário responsável; não apresentação dos bilhetes aéreos utilizados nas viagens; falta de justificativas técnicas consistentes para os aditivos contratuais.
Comentários
Brasil
Epitaciolândia inicia preparativos para os Jogos Estudantis 2025
Comissão organizadora é formada para planejar participação do município no maior evento esportivo escolar do estado
A prefeitura deu o primeiro passo para garantir uma participação de destaque nos Jogos Estudantis 2025. Em reunião realizada na secretaria de esporte de Epitaciolândia, foi criada a comissão organizadora responsável por coordenar toda a preparação da delegação municipal para o evento, previsto para junho.
Principais deliberações da reunião
Formação da comissão organizadora com representantes da Secretaria de Educação, Esporte e Saúde
Definição de cronograma com etapas de preparação dos atletas
Planejamento de recursos para transporte, uniformes e estrutura necessária
Seleção de estudantes-atletas que representarão o município
O secretário municipal de Esporte, Marcelo Rodrigues Galvão, destacou a importância do evento:
“Os Jogos Estudantis são uma oportunidade única para revelar talentos e promover o desenvolvimento esportivo dos nossos jovens. Estamos nos preparando desde já para fazer bonito em 2025.”
Próximas etapas
- Realização de seletivas nas escolas
- Início dos treinamentos específicos
- Campanha de patrocínios e apoios para a delegação
A prefeitura convoca todas as escolas, professores de educação física e jovens atletas para se engajarem neste projeto que promete colocar Epitaciolândia no mapa do esporte escolar acreano.

Em reunião realizada, foi criada a comissão organizadora responsável por coordenar toda a preparação da delegação municipal para o evento, previsto para junho do próximo ano. Fotos: cedida
Você precisa fazer login para comentar.