Acre
TJAC realiza consultoria e formação sobre gestão de competências para melhorar serviços
Durante três dias equipes de cinco setores do Judiciário recebem formação para atuar com esse modelo de gestão que tem objetivo de administrar as habilidades das servidoras e servidores para melhorar a produtividade e qualidade no ambiente de trabalho
Efetividade e eficiência são princípios do serviço público e valores do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). Para alcançá-los é preciso investir em infraestrutura e melhorar continuamente os processos de trabalho, acompanhando as mudanças tecnológicas e conceituais. Dessa forma, promover a gestão por competências apresenta-se como um caminho para isso. Por isso, entre os dias 2 a 4 de abril, está sendo realizado consultoria e formação na área para cinco setores do Judiciário do Acre.
A atividade é conduzida pela professora doutora Acacia Zeneide Kuenzer e é voltada para as equipes de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), Central de Processamento Eletrônico (Cepre), gestão de contratos, gabinetes das varas judiciárias e para integrantes da Diretoria de Gestão de Pessoas (Dipes), que irão replicar os conhecimentos adquiridos em toda a estrutura da Justiça.
Com a capacitação espera-se que as participantes e os participantes possam aplicar os princípios e concepções da gestão por competências, mapear e avaliar as competências em processos administrativos e jurídicos, identificando as lacunas que precisam de atenção e ainda possam construir itinerários formativos para pontos críticos.
O modelo vem da área da Educação e visa gerenciar as habilidades, competências das servidoras e servidores de maneira otimizada, assim, melhora-se a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho, bem como contribui para o aumento da produtividade e eficiência no atendimento.



Fonte: Tribunal de Justiça – AC
Comentários
Acre
Dia do Jornalista: A arte de transformar palavras em pontes e informação em poder
Profissão que exige coragem para ouvir, questionar e buscar a verdade celebra sua importância na construção de uma sociedade informada e crítica

Este mercado, cada vez mais exigente, cobra deste profissional multi habilidades, que muita vezes vai além do jornalismo, expandindo para outras áreas da comunicação, como marketing, publicidade, propaganda e RP.
No Dia do Jornalista, celebrado neste 7 de abril, homenageamos a profissão que vai além da simples transmissão de informações – é ofício de coragem, empatia e persistência. Ser jornalista é ter a ousadia de ouvir as vozes silenciadas, questionar estruturas de poder e iluminar verdades que muitos prefeririam manter na sombra. É transformar relatos em pontes que conectam realidades, histórias em instrumentos de mudança e dados em ferramentas de emancipação.
Em um mundo de desinformação, o jornalista assume o papel de guardião da democracia, muitas vezes arriscando-se para estar onde a história acontece – seja em cenários de conflito, tragédias ou nas periferias negligenciadas. Sua missão é amplificar quem nunca foi escutado, desafiar narrativas convencionais e, acima de tudo, resistir.
Nesta data, reconhecemos aqueles que, com caderno e caneta, câmera ou microfone, insistem em construir um futuro onde a informação de qualidade seja direito de todos. Porque jornalismo não é sobre likes ou algoritmos – é sobre humanidade, ética e o compromisso inegociável com a verdade. Aos profissionais que diariamente transformam notícias em consciência: nossa homenagem e gratidão.
Veja vídeo:
Comentários
Acre
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido na Avenida Isaura Parente
Acidente ocorreu após motorista de Renault Sandero não ver moto ao virar; vítima fraturou o fêmur, mas passa bem
Um acidente entre um carro e uma motocicleta na manhã desta segunda-feira (7) deixou o motociclista Bryon Sérgio ferido na Avenida Isaura Parente, próximo ao 7º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC). De acordo com informações preliminares, o Renault Sandero, dirigido por Andrea Elena, tentou virar à esquerda na Rua Canindé, mas não percebeu a aproximação da Yamaha/NMax, resultando em uma colisão frontal.
Bryon foi arremessado com o impacto, caindo sobre o teto do carro, mas permaneceu consciente. O SAMU prestou atendimento no local e o encaminhou ao pronto-socorro com uma fratura no fêmur direito e escoriações pelo corpo. Seu estado de saúde foi considerado estável.
O BPTRAN isolou a área para perícia, e os veículos foram liberados posteriormente, com a moto sendo entregue à família do condutor. O caso segue em investigação.
VEJA VÍDEO:
Comentários
Acre
Paciente tenta fugir de hospital no AM com soro na veia; vídeo viraliza
Homem desorientado foi contido por segurança após tentativa de fuga inusitada no Hospital Geral de Itacoatiara; cenas chamaram atenção nas redes sociais.

Screenshot
Um paciente não identificado tentou fugir do Hospital Geral José Mendes, em Itacoatiara (AM), no último domingo (6), ainda com o acesso venoso e o soro conectado ao braço. O momento foi registrado por uma testemunha e rapidamente viralizou nas redes sociais.
Nas imagens, o homem aparece com uma camisa cobrindo a cabeça, visivelmente confuso, enquanto caminha pelos corredores segurando o suporte do soro. Testemunhas alertaram um segurança, que conseguiu impedir sua saída do prédio.
O caso chamou atenção pelo modo incomum da tentativa de fuga, já que o paciente ainda estava em tratamento. O vídeo, que circulou amplamente na internet, gerou debates sobre as condições de atendimento e supervisão em unidades de saúde da região.
Até o momento, o hospital não se pronunciou sobre o estado de saúde do homem ou as circunstâncias do incidente.
VÍDEO:
Você precisa fazer login para comentar.