fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

TJAC leva serviços do Projeto Cidadão para Colocação Pracaúba em Sena Madureira

Publicado

em

Ação contou ainda com a realização do casamento coletivo, que oficializou a união de 75 casais daquela localidade

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio do Projeto Cidadão, levou justiça e cidadania, no sábado, 19, para a Colocação Pracaúba, Seringal Recife, em Sena Madureira. Os atendimentos foram realizados na Escola Estadual Rural Pracaúba.

Dentre os serviços ofertados a emissão de documentos como CPF, RG (1ª e 2ª Vias), orientações sobre Carteira de Trabalho; solicitação de 2ª via de certidão de nascimento, óbito e declaração de nascido vivo, atendimento Jurídico, ações judiciais, consultas e encaminhamentos e retificação de documentos, atendimento previdenciário, orientações/ Informações e consultas a benefícios, dentre outros serviços.

Esta é a segunda vez que a localidade recebe os atendimentos do Projeto Cidadão, pois a primeira ocorreu em 2007, ou seja, há 17 anos. Naquela ocasião, houve um casamento coletivo e o senhor João de Souza Lima estava presente e nesta edição trouxe a esposa, a filha e a neta tirar a Carteira de Identidade Nacional (CIN). João afirma que a oferta de cada edição é um grande benefício para os moradores.

“O projeto aqui facilita muito. Só pra gente trocar a identidade na cidade é um custo. Além do dinheiro do transporte, a alimentação e o tempo também, né? Repare em toda essa gente aqui se fossem até a cidade? O projeto aqui é bom demais, é uma coisa que pra cá é muito bom, porque as pessoas podem renovar as identidades e outros documentos”, finaliza.

O senhor Raimundo Nonato Silva de Lima, 47 anos, e a esposa Irismar da Silva, moram na Colocação Nova Gaia, no Seringal Sacado, também casaram no casamento coletivo realizado em 2007, e foram nesta edição renovar os documentos. Ele também reforça que o custo para deslocamento é alto, além da taxa cobrada para o acesso à CIN. Segundo Raimundo, essa oportunidade “é boa demais! Porque a gente consegue tirar os documentos perto da nossa casa, e pra tirar, você tem que pagar cento e pouco reais, né? Fora a passagem daqui até lá. Então, quando esse projeto vem pra cá, facilita demais a nossa vida”, conclui.

Casamento coletivo

O galpão utilizado para armazenar a produção de castanhas se transformou em um cenário especial para a realização da cerimônia de casamento coletivo, onde 75 casais oficializaram a união. A celebração marca a primeira experiência de casamento coletivo do juiz de Direito Titular da Vara Cível da Comarca de Sena Madureira Caique Cirano, que desejou felicidades aos casais e falou sobre a solenidade.

“Estou muito feliz, muito realizado em estar celebrando pela primeira vez na minha história enquanto magistrado, aqui na Colocação Pracaúba, Seringal Recife. Poder participar deste momento de celebração, de alegria e de simbolismo, dessa união destes 75 casais e é muito bonito ver o empenho, a dedicação do Tribunal de Justiça, de todos os colaboradores, na realização de mais um direito social. Então, espero que estes casais prosperem bem juntos e que possamos cada vez mais promover direitos aos cidadãos”, afirmou o juiz.

Antônio Jardes da Silva Mendes e Maria Luana Soares Nunes estão juntos há seis anos, já planejavam oficializar a união e aproveitaram a oportunidade. Jardes avalia que poder casar no projeto é “bem bacana, porque é mais fácil e sem custos. Tentamos ir ao cartório uma vez, mas foi muita burocracia, então decidimos esperar mais um pouco. Então uma ação dessa é muito bom pra gente, sem dúvida alguma”.

Juntos há 22 anos, Francisco Barreto Mendes e Antônia Ocineide de Souza Lima, moradores da Colocação Ouricuri, também foram beneficiados com a oportunidade de legitimar a união. Souberam da ação através de grupo de aplicativo de mensagem, falaram sobre as dificuldades para casar e agradeceram pela ocasião. “Muito bom e agradecemos muito. Se todos (que estão casando aqui) fossem pra ir até a cidade, praticamente ninguém conseguiria, pois a gente gasta muito em cada vez que vamos até a cidade”, afirmou.

Estiveram presentes na cerimônia a secretária de Projetos Sociais do TJAC Regiane Verçoza, o diretor do Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre, Junior César da Silva, além de representantes do Poder Legislativo Municipal de Sena Madureira, do Ministério Público do Acre e do Cartório de Sena Madureira.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Projeto “Nado Seguro” seleciona crianças para aulas de natação e prevenção de afogamentos em Xapuri

Publicado

em

Iniciativa do Corpo de Bombeiros do Acre atenderá 20 estudantes por turma, com aulas duas vezes por semana; lista de sorteados já está disponível

Os pais ou responsáveis devem entregar a documentação obrigatória nos dias 19 e 20 de agosto. Foto: captada 

O Corpo de Bombeiros Militar do Acre divulgou, nesta segunda-feira (18), a lista dos estudantes selecionados para o projeto social “Nado Seguro – Onde há água, há prevenção”, em Xapuri. A iniciativa, voltada para crianças de 7 a 13 anos, tem como objetivo ensinar natação, promover hábitos saudáveis e prevenir afogamentos em uma região cercada por rios e igarapés.

Os nomes dos sorteados estão disponíveis no perfil oficial do 8º Batalhão de Bombeiros no Instagram (@bombeiros.xapuri). Os pais ou responsáveis devem entregar a documentação necessária nos dias 19 e 20 de agosto.

As aulas, que combinam teoria e prática, incluem noções de primeiros socorros, atividade física e iniciação à natação. Elas ocorrerão duas vezes por semana, no período da tarde, no Complexo Esportivo Municipal Praça da Juventude, com duração de duas horas e meia.

Cada turma terá 20 participantes e duração de 60 dias. A meta é atender 40 crianças até o fim de 2025 e mais 80 no ano seguinte. O projeto conta com o apoio do Ministério Público, Poder Judiciário, Prefeitura de Xapuri e Instituto Federal do Acre (IFAC).

O projeto tem como objetivo incentivar hábitos saudáveis, ensinar técnicas de natação e repassar noções de prevenção de afogamentos, realidade comum em uma região cercada por rios e igarapés. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Nicolau Júnior leva o Redação Nota Mil para escola campeã de aprovados no ENEM

Publicado

em

A tarde desta segunda feira, 18 de agosto foi diferenciada para alunos e professores da escola integral Humberto Soares, localizada no bairro Bosque, em Rio Branco.

A unidade recebeu a primeira etapa pós recesso parlamentar do projeto Redação Nota Mil, que oferta aulas gratuitas de técnicas de redação para estudantes do terceiro ano, e é coordenado pela Escola do Legislativo.

No último ENEM, 58 estudantes foram aprovados, incluindo a maior nota de redação de uma escola pública estadual. Se depender da empolgação e do empenho dos alunos ao serem contemplados com o projeto da ALEAC, esses números positivos podem ser ainda maiores esse ano.

“Nossa gratidão ao presidente da Aleac, Nicolau Júnior por nos incluir nesse projeto. A gente comentava aqui com os professores que seria excelente se nossos alunos tivessem acesso a essas aulas, e fomos lembrados”, agradeceu a diretora Juliana Marinho.

O presidente da Aleac, Nicolau Júnior, igual fez em todas as escolas por onde o projeto já passou, participou da certificação dos estudantes e garantiu a manutenção do projeto para 2026. Ele lembrou aos estudantes o quanto é importante investir na educação e disse que o Poder Legislativo vem contribuindo para melhorar o desempenho dos alunos da rede pública no exame nacional.

“Eu fico extremamente feliz quando chego em uma escola e encontro essa juventude empolgada, envolvida com nosso projeto. Vocês são o futuro do nosso estado e podermos contribuir um pouco para preparar vocês para esse grande desafio que é o ENEM, é gratificante. Obrigado por receberem nossa equipe e pelo envolvimento de cada um nessa etapa”, disse Nicolau.

A aluna Priscila Luiza Batista, de 18 anos, foi premiada com a melhor redação da comunidade escolar. Ela vinha fazendo aulas on line e se disse supresa em alcançar a maior nota entre todos que participaram do treinamento.

“Fiquei surpresa porque estava muito nervosa no dia da redação, mas eu estava fazendo umas aulas pela internet. Pra mim e com certeza para meus coelhas vai ajudar muito o aprendizado que recebemos aqui”, disse.

A próxima etapa do projeto acontece nos dias 28 e 29 de agosto em Sena Madureira.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Unibike realiza 3ª Etapa do Campeonato de MTB 2025 em Epitaciolândia

Publicado

em

A 4ª e última etapa será a grande final do Campeonato Unibike 2025, que acontecerá no município de Brasiléia, com apoio da Prefeitura Municipal

Com Clebson Venâncio 

Neste domingo (17), Epitaciolândia se transformou na capital acreana do ciclismo durante a realização da 3ª etapa do Campeonato Unibike 2025. O evento, organizado pela Associação dos Ciclistas (Unibike), atraiu competidores da regional do alto acre para uma disputa que combinou resistência física e superação em um percurso desafiador.

A competição foi disputada nos ramais do km 07 e do km 15 em Epitaciolandia, em um percurso desafiador, com trechos de terra, curvas técnicas e muita emoção. O evento atraiu grande público, que acompanhou de perto o desempenho e a superação dos ciclistas.

De acordo com a organização, cada etapa tem revelado novos talentos e mostrado a força do ciclismo no Alto Acre, consolidando o campeonato como uma das maiores competições da modalidade na região.

🏆 Pódio da 3ª etapa

Confira os atletas que conquistaram lugar de destaque no pódio desta etapa:

➡️ Categoria máster feminino
1º lugar – Maria Elena
2º lugar – Patrícia Maria

➡️ Categoria Máster Masculino
1º lugar – Plácido Moreira
2º lugar – José Roberto
3º lugar – Henrique Abreu
4° lugar – José Oliveira
5° lugar – Emir Filho

➡️ Categoria Open Masculino
1º lugar – Machyda
2º lugar – Elenilson Alves
3º lugar – André Xapuri
4° lugar – Ray Lima
5° lugar – Ronaldo Cunha

➡️ Categoria Elite Feminino
1º lugar – Angelina
2º lugar – Acleciana
3º lugar – Fernanda Rodrigues
4° lugar – Fernanda Moreira

➡️ Categoria Elite Masculino
1º lugar – Marivaldo Cavalinho
2º lugar – Antônio Frota
3º lugar – Rony Bento
4° lugar – Diego Campos
5° lugar – Thalles Ferrari

Próxima etapa – a grande final

A 4ª e última etapa será a grande final do Campeonato Unibike 2025, que acontecerá no município de Brasiléia, com apoio da Prefeitura Municipal. A decisão será realizada nos ramais do Polo e do Jarinal (Trilha dos Perdidos), prometendo uma disputa ainda mais eletrizante e desafiadora.

“Estamos plantando a semente de uma geração campeã”, afirmou Clebson Venâncio, um dos organizadores da Unibike na fronteira, ao anunciar parceria com a Secretaria de Esportes para criação da Primeira Escola de Ciclismo do Acre em 2026.

A grande expectativa é reunir um grande público e coroar os campeões desta temporada que com dedicação marcam a história do ciclismo na região de fronteira com Epitaciolândia, Cobija e Brasiléia.

Cenário esportivo:

O evento reforça Epitaciolândia/Brasiléia como polo de eventos esportivos, aproveitando sua localização estratégica na fronteira (Brasil/Bolívia) e infraestrutura recentemente melhorada. Para os organizadores, o sucesso desta etapa consolida o ciclismo como uma das modalidades em expansão na região.

Comentários

Continue lendo