Cotidiano
TJAC faz homenagem e dá nome de servidor ao Fórum de Xapuri
O Fórum da Comarca de Xapuri passou a ter uma nova placa desde a última terça-feira, 6 de agosto.

Raimundo Dias, que iniciou sua carreira profissional no Tribunal de Justiça do Acre em 1965 (Foto: Assessoria TJ Acre)
A data simbólica para o Acre, que marca o dia de comemoração da Revolução Acreana, também foi o dia em que a unidade judiciária recebeu o nome de Raimundo Dias Figueiredo, em homenagem ao servidor do lugar, estendendo o gesto a todos os servidores que tanto se dedicam à instituição.
Em uma solenidade marcada pela emoção e depoimentos saudosos sobre Raimundo, que iniciou sua carreira profissional no Tribunal de Justiça do Acre em 1965, a desembargadora Waldirene Cordeiro, conduziu o ato representando o presidente, desembargador Francisco Djalma, junto ao diretor do Foro da Comarca de Xapuri, juiz de Direito, Luiz Pinto.
Familiares do homenageado também prestigiaram e foram representados no dispositivo, pelo filho mais velho de Raimundo, Tadeu Figueiredo. Também participaram do momento, o prefeito Ubiraci Vasconcelos, a vice-prefeita Maria Auxiliadora, o representante da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre, Mateus Novaes, os diretores do TJAC, Euclides Bastos e Sérgio Quintanilha, o comandante da Polícia Militar no município, sub-tenente João Ribeiro, a agente da Polícia Civil Milena Barros, a comandante do Corpo de Bombeiros no município, aspirante a oficial, Marcela Sopchaki. Representando a Assembleia Legislativa do Acre, o deputado Estadual Manoel Moraes, do Ministério Público Estadual participou a promotora de Justiça Bianca Bernades, e também o presidente em exercício da Câmara de Vereadores, José Maria Miranda.
O diretor da Comarca, Luiz Pinto, ressaltou que foi enquanto Corregedora-Geral de Justiça, em suas idas ao município, que a desembargadora Waldirene pôde conhecer Raimundo e acompanhar seu trabalho, portanto, ela era responsável em ter indicado seu nome para a homenagem.
A desembargadora fez questão de ressaltar que o nome de Raimundo foi avalizado pelo Tribunal Pleno e aceito com louvor, e a decisão foi oficializada na Resolução nº 232/2019. “Em 1997, eu atuei na Promotoria de Xapuri e fui sempre muito bem acolhida. Depois como Corregedora-Geral de Justiça estive por diversas vezes em missões de trabalho aqui. Hoje estou extremamente feliz por essa solenidade, pois seu Raimundo foi o nome que me veio à mente, por ter sido um servidor dedicado e honrado”, ressaltou.
“Estamos muito felizes por essa homenagem ao nosso pai. Ele sempre foi um homem que nos ensinou os melhores valores da vida. E seu trabalho sempre foi sua missão de vida, por isso se dedicava o tempo todo”, disse o filho Tadeu.
O prefeito Ubiraci e o deputado Manoel Moraes também se manifestaram, prestando agradecimento ao TJAC pela homenagem e parabenizando a família pelo grande homem que Raimundo foi e o quanto contribuiu com o município.
Comentários
Cotidiano
Rio Acre mesmo subindo quase 1 metro na fronteira com Brasiléia e Epitaciolândia, segue abaixo dos 5 metros
Nível saltou de 6,12 m para 7,08 m na madrugada e já recuou para menos de 5 m à tarde; Defesa Civil monitora e situação segue dentro da normalidade

Em Assis Brasil, as medições já indicam redução acentuada, com o nível marcando 4,60 m, confirmando que o volume que passou por Brasiléia segue em direção a Rio Branco. A Defesa Civil segue monitorando. Foto: Marcus José
O Rio Acre registrou uma elevação de quase 1 metro nas últimas 48 horas em Brasiléia/Epitaciolândia/Cobija, subiu quase um metro, saltando de 6,12 metros, na terça, para 7,08 metros na madrugada desta quarta-feira, dia 11, já na tarde desta quarta já registra uma baixa significante, ficando abaixo dos 5 metros.
Apesar da subida repentina e chuvas nos últimos três dias, o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Emerson Sandro, informou que a situação permanece dentro da normalidade, uma vez que a cota de transbordo no município é de 11,40 metros.
O aumento é reflexo das águas que descem das cabeceiras do rio. Em Assis Brasil, as medições já indicam redução acentuada, com o nível marcando 4,60 metros.

Apesar das chuvas que vem caindo na fronteira nos últimos três dias, até então não modificou a elevação das aguas do rio acre na fronteira com Cobija. Foto: Marcus José
O volume que provocou a elevação na fronteira da regional do alto acre já está passando e deve seguir em direção a Rio Branco nos próximos dias. A Defesa Civil segue monitorando o cenário.

Comentários
Cotidiano
Genial/Quaest: governo Lula é desaprovado por 49% e aprovado por 45%

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (11/2) mostra que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por 49% dos eleitores e aprovado por 45%. Outros 6% não souberam ou optaram por não responder.
O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas entre 5 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. No TSE, a pesquisa tem o registro BR-00249/2026.
Avaliação
Quanto à avaliação do governo federal, a pesquisa mostra que, entre os eleitores:
- 39% consideram negativo;
- 33% consideram positivo;
- 26% consideram regular; e
- 2% não souberam responder.
A pesquisa também faz um levantamento da avaliação do governo de Lula seccionado em cinco grupos de orientações políticas: lulista; esquerda não lulista; independente,; bolsonarista e direita não bolsonarista.
- Lulistas: 86% consideram positivo; 14% regular e nenhum voto negativo.
- Esquerda não lulista: 62% consideram positivo, 34% regular e 4% negativo.
- Independentes: 19% consideram positivo, 41% regular e 36% negativo. 4% não soube responder.
- Bolsonaristas: 2% consideram positivo, 14% regular e 84% negativo. 1% não soube responder.
- Direita não bolsonarista: 5% positivo, 14% regular e 80% negativo.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Cotidiano
Carnaval na fronteira: Savana Santiago promove ‘Esquenta no Pimenta’ em Epitaciolândia nesta quinta (12)
Com tradição suspensa em Brasiléia, empresária aposta em noite com Paula Burg, sorteios em pix e muita purpurina no Pimenta Café. Savana Santiago lança “Esquenta no Pimenta” para aquecer o Carnaval na fronteira

Evento acontece nesta quinta-feira (12) no Pimenta Café, em Epitaciolândia, com show de Paula Burg e sorteios em pix. Foto: captada
Enquanto Brasiléia não terá programação carnavalesca oficial neste ano, a fronteira ganha uma alternativa para quem não abre mão da folia. A advogada e empresária Savana Santiago anunciou o “Esquenta no Pimenta”, que acontece nesta quinta-feira (12), no Pimenta Café, em Epitaciolândia — espaço já conhecido do público noturno da região.
A programação terá show da artista Paula Burg, três sorteios de 300 reais via Pix para os presentes e muita purpurina. “A fronteira não ficará sem noite de carnaval”, garantiu Savana, que promete uma noite mágica para receber foliões e convidados.

A advogada e empresária Savana Santiago anuncia o “Esquenta no Pimenta”, no Pimenta Café, em Epitaciolândia, espaço já consolidado no roteiro noturno da região. Foto: captada
O evento começa na noite de quinta-feira e marca a entrada da empresária nas comemorações carnavalescas deste ano, apostando em estrutura, animação e atrações locais para movimentar a região durante o período festivo.

A iniciativa surge como alternativa para o público da fronteira, já que Brasiléia não terá programação carnavalesca oficial neste ano. “A fronteira não ficará sem noite de Carnaval”, garantiu a empresária. Foto: captada




Você precisa fazer login para comentar.