Conecte-se conosco

Cotidiano

TJAC faz homenagem e dá nome de servidor ao Fórum de Xapuri

Publicado

em

O Fórum da Comarca de Xapuri passou a ter uma nova placa desde a última terça-feira, 6 de agosto.

Raimundo Dias, que iniciou sua carreira profissional no Tribunal de Justiça do Acre em 1965 (Foto: Assessoria TJ Acre)

A data simbólica para o Acre, que marca o dia de comemoração da Revolução Acreana, também foi o dia em que a unidade judiciária recebeu o nome de Raimundo Dias Figueiredo, em homenagem ao servidor do lugar, estendendo o gesto a todos os servidores que tanto se dedicam à instituição.

Em uma solenidade marcada pela emoção e depoimentos saudosos sobre Raimundo, que iniciou sua carreira profissional no Tribunal de Justiça do Acre em 1965, a desembargadora Waldirene Cordeiro, conduziu o ato representando o presidente, desembargador Francisco Djalma, junto ao diretor do Foro da Comarca de Xapuri, juiz de Direito, Luiz Pinto.

Familiares do homenageado também prestigiaram e foram representados no dispositivo, pelo filho mais velho de Raimundo, Tadeu Figueiredo. Também participaram do momento, o prefeito Ubiraci Vasconcelos, a vice-prefeita Maria Auxiliadora, o representante da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre, Mateus Novaes, os diretores do TJAC, Euclides Bastos e Sérgio Quintanilha, o comandante da Polícia Militar no município, sub-tenente João Ribeiro, a agente da Polícia Civil Milena Barros, a comandante do Corpo de Bombeiros no município, aspirante a oficial, Marcela Sopchaki. Representando a Assembleia Legislativa do Acre, o deputado Estadual Manoel Moraes, do Ministério Público Estadual participou a promotora de Justiça Bianca Bernades, e também o presidente em exercício da Câmara de Vereadores, José Maria Miranda.

O diretor da Comarca, Luiz Pinto, ressaltou que foi enquanto Corregedora-Geral de Justiça, em suas idas ao município, que a desembargadora Waldirene pôde conhecer Raimundo e acompanhar seu trabalho, portanto, ela era responsável em ter indicado seu nome para a homenagem.

A desembargadora fez questão de ressaltar que o nome de Raimundo foi avalizado pelo Tribunal Pleno e aceito com louvor, e a decisão foi oficializada na Resolução nº 232/2019. “Em 1997, eu atuei na Promotoria de Xapuri e fui sempre muito bem acolhida. Depois como Corregedora-Geral de Justiça estive por diversas vezes em missões de trabalho aqui. Hoje estou extremamente feliz por essa solenidade, pois seu Raimundo foi o nome que me veio à mente, por ter sido um servidor dedicado e honrado”, ressaltou.

“Estamos muito felizes por essa homenagem ao nosso pai. Ele sempre foi um homem que nos ensinou os melhores valores da vida. E seu trabalho sempre foi sua missão de vida, por isso se dedicava o tempo todo”, disse o filho Tadeu.

O prefeito Ubiraci e o deputado Manoel Moraes também se manifestaram, prestando agradecimento ao TJAC pela homenagem e parabenizando a família pelo grande homem que Raimundo foi e o quanto contribuiu com o município.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Saiba quando serão os confrontos da quinta fase da Copa do Brasil

Publicado

em

Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta segunda-feira (23) o sorteio da quinta fase da competição

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta segunda-feira (23) o sorteio dos duelos da quinta fase da Copa do Brasil 2026. O evento ocorreu na sede da entidade na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Os jogos desta eliminatória têm como data-base os dias 22 de abril e 23 de abril (ida) e 13 e 14 de maio (volta).

Vale destacar que, na quinta fase, entram os 20 clubes da Série A mais os 12 classificados da quarta fase. A partir de então, as equipes se enfrentam em jogo de ida e volta até a semifinal.

Veja o formato completo do torneio

  • 1ª fase: 28 clubes menores ranqueados
  • 2ª fase: 74 melhores ranqueados + 14 que avançaram da 1ª fase
  • 3ª fase: 4 campeões de Copa do Nordeste + 44 que avançaram da 2ª fase
  • 4ª fase: 24 clubes que avançaram da 3ª fase
  • 5ª fase: Clubes da Série A + 12 clubes que avançaram da 4ª fase
  • Oitavas de final: 16 clubes que avançaram da 5ª fase
  • Quartas de final: 8 clubes que avançaram das oitavas de final
  • Semifinais: 4 clubes que avançaram das quartas de final
  • Final (em jogo único): 2 clubes que avançaram das semifinais

Datas-base da Copa do Brasil 2026

  • 1ª fase: 18 de fevereiro e 19 de fevereiro – jogo único
  • 2ª fase: 25 de fevereiro, 26 de fevereiro, 4 de março e 5 de março – jogo único
  • 3ª fase: 11 de março e 12 de março – jogo único
  • 4ª fase: 18 de março e 19 de março – jogo único
  • 5ª fase: 22 de abril e 23 de abril (ida); 13 de maio e 14 de maio (volta)
  • Oitavas de final: 1º de agosto e 2 de agosto (ida); 5 de agosto e 6 de agosto (volta)
  • Quartas de final: 26 de agosto e 27 de agosto (ida); 2 de setembro e 3 de setembro (volta)
  • Semifinal: 1º de novembro (ida); 8 de novembro (volta)
  • Final: 6 de dezembro – jogo único

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Sequência de assaltos a residências deixa moradores em alerta em Plácido de Castro

Publicado

em

Criminosos invadem casas, rendem famílias e roubam motocicletas em sequência de ataques na mesma noite

Uma onda de assaltos registrada na noite do último domingo (22) deixou moradores de Plácido de Castro apreensivos diante da possibilidade de aumento da atuação de grupos criminosos no município, localizado a cerca de 90 quilômetros de Rio Branco.

Duas famílias viveram momentos de terror após terem suas residências invadidas por homens armados nos bairros São Cristóvão e Thaumaturgo, na periferia da cidade. Durante as ações, as vítimas foram rendidas e ameaçadas com violência, incluindo o uso de arma de fogo apontada para a cabeça. Os criminosos roubaram duas motocicletas e outros objetos.

O primeiro caso ocorreu por volta das 20h, no bairro Thaumaturgo. Uma das vítimas havia chegado à casa do sogro, na Rua do Parque Ecológico, quando foi surpreendida pelos assaltantes ao entrar no quintal. Sob ameaça, teve uma motocicleta Honda Bros 160 vermelha, placa QLZ-7G22, e uma bolsa com dinheiro levadas pelos criminosos.

Cerca de 30 minutos depois, um segundo assalto foi registrado no bairro São Cristóvão, o que levanta a suspeita de que os crimes tenham sido praticados pelo mesmo grupo. Na ocasião, uma família estava reunida quando a residência foi invadida.

A proprietária do imóvel, uma professora, foi a primeira a ser rendida. Os assaltantes levaram objetos pessoais e fugiram com uma motocicleta Honda Biz de cor branca.

Até a manhã desta segunda-feira (23), a polícia ainda não havia identificado ou localizado os suspeitos.

Com informações de Ac24horas

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

TCE-AC ratifica inexigibilidade de licitação para contratação de empresa por R$ 20 mil

Publicado

em

A presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), conselheira Dulcinéa Benício de Araújo Barbosa, reconheceu e ratificou a inexigibilidade de licitação nº 5/2026 para a contratação da empresa Vocatus Economia e Finanças Ltda., no valor total de R$ 20 mil.

A decisão consta no Processo nº 999999.001080/2026-41 e foi publicada no Diário Eletrônico de Contas nesta segunda-feira (23).

De acordo com o ato, a contratação tem como objetivo a realização do treinamento intitulado “Complexidade Econômica e Complexidade Econômica Verde na Construção de um Ecossistema Produtivo Regional no Acre”.

A medida está fundamentada no artigo 74, inciso III, alínea “f”, da Lei nº 14.133/2021, que trata da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, permitindo a inexigibilidade de licitação em casos específicos previstos em lei.

O reconhecimento levou em consideração o Parecer Jurídico nº 59, constante nos autos do processo, que sugeriu a contratação direta da empresa, bem como a análise da documentação apresentada e o interesse da administração pública.

Comentários

Continue lendo