fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Tiroteio que deixou um ferido é investigado pelas autoridades de Brasiléia

Publicado

em

Imagem ilustrativa

Um tiroteio ocorrido na noite desta quarta-feira, dia 22, no bairro Leonardo Barbosa na cidade de Brasiléia, resultou em uma pessoa ferida em uma de suas pernas, sendo necessário ser socorrido para o hospital regional do Alto Acre.

Segundo informações passadas no hospital, um homem identificado pelo nome de ‘Anderson Gabriel’ que morou no bairro, sacou de uma arma e passou a efetuar vários disparos no meio da rua.

Para infelicidade do jovem L. M., de 20 anos, que retornava para casa no momento dos disparos, um dos projéteis lhe atingiu uma das pernas e com o impacto, quebrou o osso. Após os tiros, Anderson foi embora tomando rumo ignorado antes mesmo da Polícia Militar chegar no local.

Foi quando os policiais socorreram o jovem e o levou para o hospital Regional do Alto Acre, onde recebeu o atendimento médico e ficou em observação. Devido o ferimento, o jovem foi transferido para a Capital, onde passou por cirurgia.

Várias diligencias foram realizadas no bairro na tentativa de localizar o suspeito, mas, até o fechamento do Boletim de Ocorrência, não havia sido encontrado. A Polícia civil está investigando o caso.

Comentários

Continue lendo

Flash

Mesmo cumprindo agenda no Peru, Gonzaga apoia manifestação pedindo reabertura da estrada que liga Porto Walter a Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Mesmo cumprindo agenda no Peru, onde debate com autoridades peruanas a integração comercial entre o Acre e o país vizinho, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga, declarou apoio ao movimento liderado por lideranças comunitárias e sociedade civil reivindicando a reabertura da estrada que liga Porto Walter a Cruzeiro do Sul.

Nesta terça-feira (25), moradores de Porto Walter foram às ruas protestar contra a interdição da estrada que liga os dois municípios acreanos. Os manifestantes alegam que está faltando combustível e até alimentos na cidade considerada isolada por causa da seca dos rios, principal meio de transporte na região.

Diante da iminência de um desabastecimento em Porto Walter, Gonzaga reafirmou apoio à reabertura da estrada após pedido de interdição por parte do Ministério Público Federal e Fundação Nacional dos Índios (Funai) pelo fato de parte do ramal estar inserido dentro de reserva indígena.

De acordo com Gonzaga, nessa época do ano os rios secam e o transporte de cargas fica inviável, acarretando desabastecimento e alta nos preços dos produtos. Ele pede que os órgãos analisem o caso com sensibilidade.

“Peço que os órgãos competentes tenham sensibilidade com o povo de Porto Walter que já sofre com o isolamento há muitos anos. Agora que a estrada foi aberta surgiu uma esperança para os moradores comprarem produtos mais baratos e até para procurarem atendimento médicos e outros serviços em Cruzeiro do Sul. O povo de Porto Walter merece dignidade e direitos”, disse Gonzaga.

O presidente da Aleac afirmou ainda que irá propor uma nova audiência pública com a presença de órgãos competentes e sociedade civil para debater a importância da estrada para a região de Porto Walter e outras cidades isoladas.

Erionio Melo, morador de Porto Walter, afirmou que quando a estrada foi aberta a viagem de Porto Walter a Cruzeiro do Sul durava cerca de 2 horas, mas que agora com a estrada fechada e os rios secos as embarcações demoraram até uma semana no trajeto.

“Quando a estrada foi aberta a gente conseguia ir até Cruzeiro em até 2 horas. Agora estamos ficando sem combustível e certos alimentos se estragam na viagem por causa da demora das embarcações durante as viagens por causa da seca dos rios”, disse.

Comentários

Continue lendo

Flash

Junina ‘Sassaricano na Roça’ é a grande campeã da 16ª edição do Circuito Junino

Publicado

em

A 16ª edição do Circuito Junino de Rio Branco foi um verdadeiro sucesso, superando até mesmo as expectativas dos organizadores. Na noite de domingo (23) ocorreu a grande final marcada por alegria e muita emoção. O palco da festa foi a Arena de Folguedos do Quadrilhodromo de Rio Branco, no complexo esportivo da Arena da Floresta.

Antes do início das apresentações das juninas, o radialista e cantor Ivan de Carvalho se apresentou cantando seus sucessos, entre eles “Amor Virtual”.

No último dia de festa se apresentaram as juninas ‘Malucos na Roça’, com o tema ‘É de dar àgua na Boca’, e ‘Pega-Pega’, com o tema ‘São João de Todos os Tempos’. As apresentações levantaram o público presente que cantou e vibrou a cada performance.

“É maravilhoso, porque antigamente nós não tínhamos isso, nós apresentávamos no centro, agora estamos aqui. É maravilhoso, e continua maravilhoso”, disse o torcedor da junina Malucos na Roça, Daniel Isaque.

“Tudo muito bonito, bem organizado, sem reclamações.  Minha torcida é pro Malucos na Roça e pra Pega-Pega. Qualquer uma que ganhe pra mim está ótimo”, disse Cristiane Oliveira.

A disputa foi acirrada com apresentações cheias de efeitos, cores luzes, show pirotécnico e bastante performance. Ao final a apuração foi disputada décimo a décimo e bastante comemorada a cada nota 10. Como resultado final a junina Sassaricano na Roça foi a grande campeã, tendo a junina Malucos na Roça em segundo lugar. A junina Pega-Pega, uma das grandes favoritas ficou com o quarto lugar.

Ellen: “A gente já vem lutando por esse título há muitos anos” (Foto: Marcos Araújo/Assecom)

“Pra nós é muito gratificante, a gente já vem lutando por esse título há muitos anos. Fazia muito tempo que a Junina Sassaricano na Roça não ganhava esse título, e com muito esforço, muita força, muita determinação, graças a Deus, com o apoio de todos, a gente conseguiu ganhar esse título tão esperado, que é o 16º Circuito Junino de Rio Branco”, destacou a coordenadora da junina Sassarico na Roça, Ellen Hanashara.

O melhor casal de noivos ficou com a junina Malucos na Roça, que também ganhou como melhores marcadores, que são aqueles que ditam o ritmo e compasso dos quadrilheiros. Dany Oliver e Anderson Schneider, o casal de noivos falou da emoção de ganhar a premiação.

“Eu não consigo descrever em palavras. Nós dançamos há muitos anos e realmente, não há palavras para falar a sensação, uma emoção que transcende a nossa alma quando a gente está dançando.”, disse Dany.

“Estou nesse cargo há muito tempo, é complicado e muito difícil se renovar, se manter e sempre estar aqui. É uma honra representar meu grupo, estar na frente, mostrar o trabalho, levar pra quadra, ensaios. É uma satisfação enorme estar com esse troféu hoje. Nossa parceria, essa união se fez há três anos atrás”, frisou Anderson.

Representando o Prefeito de Rio Branco, que está fora do Estado em agenda oficial, o Assessor Especial do Gabinete do Prefeito, Frank Lima destacou o apoio e emprenho da gestão municipal em realizar mais um evento cultural na capital acreana.

“A prefeitura promoveu todo o suporte suficiente e necessário para que se realizasse uma linda festa. Isso gera emprego, renda, dá pra ver no entorno da festa muitos comerciantes aqui da economia solidária, é de onde eles tiram o seu sustento. As quadrilhas se uniram, fizeram belas apresentações, quem ganha com isso é o povo. Foi uma excelente festa e nós esperamos o primeiro e o segundo lugar lá no Festival da Macaxeira que vai acontecer a partir do dia 26, na Praça da Revolução, para que a gente possa dar continuidade às festas no município”.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeito Sérgio Lopes recebe Plano Municipal de Turismo do fórum empresarial do Acre

Publicado

em

Aconteceu na tarde desta segunda feira, 24, a entrega do Plano Municipal de Turismo de Epitaciolândia, hoje o município passa a ser o primeiro a elaborar o seu plano em todo o estado do acre.

Estiveram presentes no evento realizado na sala de reuniões da Semed, além do prefeito Sérgio Lopes, a coordenadora do Fórum Tissia Veloso, Secretaria de Turismo Jonas Cavalcante, Estácio Guimarães turismólogo da Del turismo, Vereador Pantico da Água, Luzinete Lima/Contur, Secretários municipais, representantes do ICMBio, Sebrae, a ainda Joelson Viana representante da SEE o artesão Dr. Da Borracha e sociedade em geral.

Jonas Cavalcante, secretário de Meio Ambiente e Turismo apresentou o plano resultado de todo um trabalho feito com atores local em parceria com o fórum de desenvolvimento sob a consultoria da Del turismo.

Com apoio do Fórum Empresarial do Acre e coordenado pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur), assessorado pelo consultor do Programa DEL Turismo, o turismólogo Estácio Guimarães, o Plano Municipal é composto por um marco teórico que traz um embasamento nas ações que serão realizadas.

No documento são apresentadas informações básicas do município como sua história, geografia e leis que orientam o desenvolvimento do turismo, informações econômicas sobre os serviços oferecidos, meios de hospedagem, bares e restaurantes existentes.

Existe ainda um capítulo sobre os atrativos naturais e culturais do município, sua cadeia produtiva do turismo local com o artesanato, gastronomia e eventos culturais.

O prefeito Sérgio Lopes ressaltou a importância desse plano para o desenvolvimento do turismo em Epitaciolândia e porque não dizer em toda região do alto Acre.

“O plano municipal de turismo tem todo o estudo encaminhamento através dos projetos que estão sendo construídos, eu acredito sim que já melhorou a parte de visitações de aumento de visitas que ele teve ao longo desses três anos, mas isso faz parte de tudo, conhecermos melhor nossos potenciais turísticos, estamos dando os primeiros passos, o turismo não é feito de uma hora para outra, não é do dia para noite que você se torna na cidade turística, isso depende de muito tempo muita dedicação muito estudo e também de investimentos, e é isso que nós estamos fazendo desde o início, buscando parceiros para o fortalecimento do turismo em nossa região.” Pontuou Lopes.

Sobre o programa Del turismo

O programa Del turismo, tem por objetivo desenvolver o turismo local a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo que fortalece a economia da região e melhora a qualidade de vida dos municípios, no Acre, o programa é desenvolvido pelo Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre que contratou o turismólogo e consultor Estácio Guimarães para treinar os articuladores nos municípios e implementar o referido programa com apoio e parceria da prefeitura e trade local.

 

Comentários

Continue lendo