Acre
Tião Viana recebe visita do ministro Sérgio Kukina, do STJ
Agência de Notícias do Acre

Ministro Kukina veio ao Estado participar da aula inaugural da Escola do Poder Judiciário do Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sérgio Kukina, foi recebido nesta sexta-feira, 12, pelo governador Tião Viana em almoço oferecido no Palácio Rio Branco. Também participaram do encontro o presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargador Roberto Barros, a procuradora-geral do Ministério Público do Acre (MPE/AC), Patrícia Rêgo, e o senador Aníbal Diniz.
“É uma honra para o Acre receber o ministro Kukina, que representa nosso STJ, a grande referência para o acesso à Justiça quando não se trata de matéria constitucional. O STJ é uma instituição que nos orgulha como brasileiros. Certamente, ministro, sua missão lá é ampla e de elevada responsabilidade”, afirmou o governador.
Tião Viana destacou que conhece a história da carreira de Sérgio Kukina, que foi empossado em fevereiro deste ano como ministro após exercer por quase 30 anos o cargo de procurador de Estado no Paraná.
“Temos a melhor confiança e expectativa de a federação ser muito bem tratada, acolhida e representada por vossa excelência”, completou o governador.
Roberto Barros, presidente do TJAC, declarou que a magistratura acreana está muito agradecida pela visita do ministro Kukina ao Acre. “Nesta oportunidade, o senhor, ministro, pode constatar que há, de fato, uma boa relação institucional entre os poderes no Estado. Aqui estão instituições que são independentes, mas acima de tudo são harmoniosas, que têm como propósito maior o bem-estar do nosso povo”, destacou o magistrado.
O procurador de Justiça, Sammy Barbosa, contou que teve a honra de disputar uma vaga ao STJ com o ministro Sérgio Kukina. “Nós nos conhecemos ao longo de uma jornada que só quem pode dimensionar é quem se submeteu. E eu sempre dizia aos amigos do imenso orgulho de ter podido participar daquele processo e conhecer pessoas como o ministro Kukina”, declarou Sammy Barbosa.
Sérgio Kukina afirmou que se sentia feliz em conhecer o Estado e ouvir o relato entusiasmado, ainda que permeado pelas dificuldades pertinentes à administração pública, do governador Tião Viana.
Kukina frisou que se nota que o Estado conta com parlamentares que ele classifica “de alto calibre”, como o senador Aníbal Diniz e o governador Tião Viana, que durante seu mandato no Senado sempre foi atuante, e hoje o Estado segue bem representado pelo senador Jorge Viana.
“Minhas idas e vindas a Brasília por mais de um ano me ajudaram a ver que no Brasil existem políticos de absoluta boa vontade com a nação brasileira. Por isso, não podemos esmorecer”, acrescentou Kukina.
O ministro assegurou que atuará no Superior Tribunal de Justiça como o mesmo entusiasmo que trabalho ao longo de 28 anos como procurador de Estado. “Graças a Deus, depois de dois meses no STJ, posso dizer que não foi um mau negócio. Digo com muita alegria que do primeiro ao último dia da minha carreira no Ministério Público fui à minha instituição com o mesmo entusiasmo, a mesma alegria. Hoje posso dizer o mesmo. Quando acordo pela manhã para ir ao Tribunal, em Brasília, vou com a mesma leveza”, concluiu.
Comentários
Acre
Ministério Público do Acre emite nota sobre morte de ativista Moisés Alencastro
Recebemos com extrema cautela a informação veiculada pela mídia acerca da hipótese de que o homicídio de Moisés Alencastro tenha decorrido de latrocínio, especialmente diante do cenário do crime tal como descrito nas próprias reportagens.
Destacamos, ainda, a plena confiança no rápido e eficiente trabalho desempenhado pela Polícia Civil na elucidação do caso, inclusive, com a devida qualificação a ser dada ao crime. Desde o primeiro momento, a instituição tem empenhado esforços grandiosos para o enfrentamento deste delito, de modo a dar à sociedade a pronta resposta que se espera.
Comentários
Acre
Acidente entre moto e caminhonete deixa casal ferido em Sena Madureira
Um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e uma caminhonete deixou um casal ferido na tarde desta terça-feira (23), no município de Sena Madureira, no interior do Acre.
A colisão aconteceu na rua Augusto Vasconcelos, esquina com a rua Maranhão, nas proximidades da 4ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Conforme informações preliminares apuradas no local, o condutor da caminhonete teria avançado a via preferencial e atingido a motocicleta onde o casal trafegava.
Com o impacto, o condutor da moto, identificado inicialmente apenas como professor Fábio, foi arremessado e caiu dentro de um bueiro. A passageira, sua esposa — ainda não identificada oficialmente — caiu sobre a calçada e também ficou ferida.
Vídeos enviados à reportagem registram o momento exato da colisão e o atendimento prestado às vítimas logo após o acidente.
Policiais militares do setor de trânsito estiveram no local para isolar a área e controlar o fluxo de veículos, possibilitando o trabalho da perícia. O casal foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital João Câncio Fernandes para atendimento médico.
Até o fechamento desta matéria, não havia informações oficiais sobre o estado de saúde das vítimas. As circunstâncias do acidente serão apuradas pelas autoridades competentes.
Comentários
Acre
Governo do Acre antecipa salário dos servidores ativos para quinta-feira (25)
Pagamento estava previsto para o dia 27; aposentados já receberam nesta terça (23). Medida busca facilitar compras de fim de ano e movimentar economia local

O crédito em conta estará disponível no próprio dia 25 para os servidores que recebem pelo Banco do Brasil. Nos demais bancos, o valor será creditado no dia seguinte, 26. Foto: cedida
O governo do Acre antecipou o pagamento dos servidores públicos ativos para esta quinta-feira (25), três dias antes da data original, que seria 27 de dezembro. A medida segue a antecipação já concedida aos aposentados, que receberam nesta terça-feira (23). A decisão foi anunciada pelas Secretarias de Administração (Sead) e da Fazenda (Sefaz).
O valor será creditado no dia 25 para quem recebe pelo Banco do Brasil. Para os demais bancos, o depósito ocorrerá na sexta-feira (26). O governador Gladson Cameli afirmou que o objetivo é ajudar os servidores a se organizarem para as compras de fim de ano e fortalecer a economia local.
— A medida ajuda os servidores a se organizarem, comprarem os presentes, honrarem seus compromissos e celebrarem este período com mais tranquilidade — disse Cameli.
Os contracheques já estão disponíveis para consulta no site contracheque.ac.gov.br, no Portal de Serviços do Estado e no aplicativo MeuAC. A antecipação deve movimentar o comércio e os serviços no estado, especialmente nos setores de alimentação, vestuário e presentes, em um período tradicionalmente movimentado pelas festas de final de ano.






Você precisa fazer login para comentar.