Flash
Terminam neste domingo as inscrições para o Sisu
Termina neste domingo (27) o prazo de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os estudantes terão acesso ao sistema até as 23h59, no horário de Brasília. A inscrição é feita pela internet.
O Sisu oferece, nesta edição, 235.461 vagas em 129 instituições públicas de todo o país. Podem concorrer às vagas os estudantes que fizeram o Enem 2018 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação. Segundo o MEC, 3,5 milhões de estudantes preenchem os requisitos e podem concorrer às vagas.
Até o fim do período de inscrição, os candidatos podem mudar as opções de curso. Será válida a última opção confirmada.
Nota de corte
Nesta madrugada, à meia-noite, será divulgada a última nota de corte. A nota de corte é uma estimativa com base nos candidatos inscritos até o momento. Embora não seja uma garantia da vaga, é possível usar a informação para orientar a escolha.
Além da nota de corte, o candidato pode consultar, em seu boletim, a classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Trata-se, assim como a nota de corte, de uma referência e não de um garantia de vaga.
Na hora da inscrição, os estudantes podem escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência. A principal novidade deste ano é que os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.
Calendário
O resultado será divulgado na segunda-feira (28). A matrícula dos selecionados deve ser feita de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.
Do dia 29 de janeiro ao dia 5 de fevereiro, os estudantes que não foram selecionados na chamada regular, em nenhuma das opções, podem manifestar o interesse em participar da lista de espera. Esses alunos serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro.
Durante o período de inscrição, o sistema do Sisu registrou sobrecarga, o que causou lentidão e dificultou o acesso dos estudantes. Isso fez com que o MEC adiasse o fim do prazo de inscrição, que terminaria na sexta-feira (25).
Os candidatos podem acompanhar a inscrição pela internet, no site do Sisu, ou pelo aplicativo do sistema de seleção. Pelo app, é possível ter acesso às classificações parciais e notas de corte, ver o resultado final e a lista de aprovados.
Comentários
Flash
Aqui tem SUS: Brasiléia se destaca maior número de projetos na 6ª Mostra Estadual de Saúde
Nos dias 8 e 9 de maio, Rio Branco sedia no auditório da FIEAC a 6ª edição da mostra “Acre, aqui tem SUS”, etapa estadual da 20ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, que tem como objetivo valorizar e disseminar experiências exitosas do Sistema Único de Saúde no estado.
Dentre os municípios do Alto Acre, Brasiléia se destacou com o maior número de projetos inscritos, totalizando três iniciativas, um projeto da Farmácia Municipal, um da Equipe e-Mult e um na área de Vigilância em Saúde.
Essas experiências trazem benefícios diretos à população, reforçando a qualidade e a inovação nos serviços de saúde do município.
O secretário municipal de Saúde, Francelio Barbosa, esteve presente no evento, e juntamente com o Prefeito Carlinhos do Pelado tem sido um grande incentivador da criação de novos projetos e do aprimoramento da assistência à saúde, apoiando os profissionais na busca por soluções inovadoras.
A premiação dos projetos acontecerá nesta sexta-feira (9). Brasiléia aguarda com expectativa os resultados, demonstrando o compromisso do município com um SUS cada vez mais eficiente e humano.
Comentários
Flash
Prefeitura de Rio Branco e UFAC oferecem curso de inseminação artificial em gado leiteiro
Essa ação reforça o compromisso da gestão municipal em promover o desenvolvimento sustentável do campo
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Universidade Federal do Acre está promovendo um importante curso de inseminação artificial em gado leiteiro. A iniciativa é voltada tanto para produtores rurais quanto para estudantes de Medicina Veterinária e Agronomia da UFAC, o objetivo é fortalecer a produção leiteira na região.
Na sexta-feira (9), a aula inaugural foi realizada na propriedade do produtor de leite José Belmiro, no Polo Benfica. O pecuarista José Ailton Belarmino, destacou a importância do curso para o aprimoramento da sua produção, ressaltando que o conhecimento adquirido permitirá melhorar a qualidade do seu rebanho e aumentar a produtividade.
“Um curso desse aqui, meu Deus do céu, é uma oportunidade maravilhosa. Com o conhecimento, posso inseminar minhas vacas com sêmen de qualidade, melhorando o meu plantel no futuro.”
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, esteve presente na abertura do curso e reforçou o compromisso da administração com o fortalecimento do setor leiteiro. Ele lembrou que, desde sua gestão anterior em Acrelândia, sempre incentivou a produção de leite e que o projeto da Bacia Leiteira é uma estratégia para impulsionar a economia local e garantir a produção de leite de qualidade no estado. “Queremos incentivar nossos produtores a trabalharem com tecnologia e conhecimento. Já temos 52 produtores participando do projeto, e a ideia é ampliar ainda mais essa produção, para que o leite do Acre seja consumido aqui mesmo, fortalecendo nossa economia.” Destaca o prefeito
O estudante de Medicina Veterinária, Lucas Carvalho, destacou a relevância do curso para o aprimoramento técnico dos profissionais que atuam no campo, “Este curso é fundamental para levar tecnologia ao produtor rural, ajudando a melhorar a genética dos animais e a produção de leite.” Enfatiza o acadêmico.
Já o professor Dr. Francisco Dantas ressaltou o potencial do setor leiteiro acreano, enfatizando que o melhoramento genético é fundamental para aumentar a produtividade e a rentabilidade. “O Acre tem um grande potencial leiteiro. Com o uso de tecnologias e melhoramento genético, podemos transformar o estado em um grande produtor de laticínios.” Destaca o professor.
O secretário municipal de Agricultura, Eracides Caetano, destacou que a parceria com a UFAC e o apoio da prefeitura visam ampliar a produção leiteira, tornando o produto mais acessível ao consumidor e fortalecendo a economia local “Já temos mais de 50 produtores participando do programa, e vamos expandir essa iniciativa para todas as regiões do município, treinando mais profissionais e fortalecendo a cadeia produtiva do leite.”
Essa ação reforça o compromisso da gestão municipal em promover o desenvolvimento sustentável do campo, incentivando a inovação e o uso de tecnologias que elevam a qualidade e a quantidade da produção leiteira no estado.
Comentários
Flash
Homem é esfaqueado por desconhecido durante bebedeira em Senador Guiomard
Vítima já havia sido baleada em 2022 no mesmo bairro; suspeito do ataque fugiu e ainda não foi localizado
Arivaldo Lourenço Gomes, de 29 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite da última quarta-feira (8), no bairro Democracia — conhecido como Mutirão — no município de Senador Guiomard, distante cerca de 27 quilômetros da capital Rio Branco. Segundo informações da Polícia Militar, Arivaldo estava consumindo bebida alcoólica na companhia de um homem ainda não identificado, quando foi surpreendido com uma facada no peito, desferida pelo próprio companheiro de bebida.
Após o ataque, o agressor fugiu do local e não foi mais visto. Populares encontraram Arivaldo caído em via pública e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que realizou os primeiros socorros e o encaminhou ao Hospital Ary Rodrigues. Dada a gravidade do ferimento, ele foi transferido ao Pronto Socorro de Rio Branco, onde foi avaliado pela equipe de Traumatologia. A vítima apresentava uma perfuração no lado direito do tórax, mas seu estado de saúde foi considerado estável.
Equipes da Polícia Militar realizaram buscas na região, mas até o momento o suspeito não foi localizado.
Esta é a segunda vez que Arivaldo sofre uma tentativa de homicídio. Em 2022, ele foi baleado por criminosos enquanto tomava tereré com amigos, também no bairro Democracia. Na ocasião, um veículo preto se aproximou e ocupantes abriram fogo. Arivaldo foi atingido nas costas e na perna, mas sobreviveu. Os autores daquele crime também não foram identificados.
A Delegacia de Polícia Civil de Senador Guiomard investiga o caso.
Você precisa fazer login para comentar.