Acre
Termina sábado prazo para filiações para concorrer às eleições em 2014
Troca de partidos também deve ser feita até sábado (5).
Candidatos devem estar regularizados um ano antes da eleição.
G1 – AC
Termina neste sábado (5) o prazo para a criação de novos partidos, filiação partidária e estabelecimento do domícilio eleitoral para os candidatos que pretendem concorrer nas eleições de 2014. De acordo com a lei das eleições (nº 9.504/1997), os candidatos devem estar regularizados um ano antes da eleição.
Maria Arlete Freires, coordenadora da corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), explica que os partidos já estão providenciando as filiações, mas não existe um número oficial de pessoas que fizeram o pedido este ano, apesar de ser possível verificar no site do TRE o número de filiados totais dos partidos.
“Como o prazo da filiação é ate dia 05 de outubro, os partidos teriam que estar com diretório oficializado no TRE ate, no máximo, nessa data. Só a partir desse diretório anotado no TRE é que pode se gerar as novas filiações”, diz a coordenadora, analisando principalmente a questão dos novos partidos.
A mudança de partidos para concorrer as eleições de 2014 também são ate o dia 5 de outubro. “É a mesma regra, quem está em um partido e muda para outro deve comunicar ao partido e ao juiz eleitoral ate 48 horas antes. A comunicação ao juiz deve ser feita logo após a desfiliação do partido anterior. Sendo que a filiação no novo partido deve ser ate sábado”, afirma Maria Arlete.
Ela explica ainda que a filiação ocorre semestralmente, sendo feita nos meses de abril e outubro.
De acordo com a assessoria do órgão, até o momento, o Brasil congrega 32 partidos aptos a lançar candidatos em 2014. Os últimos partidos registrados no TSE foram o Partido Social Democrático (PSD) e o Partido Pátria Livre (PPL), em 2011, o Partido Ecológico Nacional (PEN), em 2012, e o Partido Republicano da Ordem Social (Pros) e o partido Solidariedade (SDD) em setembro de 2013.
Comentários
Acre
Mais de mil bolsas integrais e parciais do Prouni estão disponíveis no Acre

© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O Programa Universidade para Todos (Prouni) abre neste primeiro semestre de 2026 a oferta de 1.684 bolsas de estudo no estado do Acre. Dessas, 1.026 são integrais, garantindo educação gratuita, e 658 são parciais, com desconto de 50% na mensalidade.
A capital, Rio Branco, concentra a maior parte das oportunidades, com 1.323 bolsas, sendo 754 integrais e 569 parciais. A lista completa de bolsas por município está disponível no site do Prouni, na seção “Consulta de bolsas”.
Entre os cursos com mais vagas no estado, Administração lidera com 146 bolsas (85 integrais e 61 parciais), seguido por Direito, com 139 oportunidades (53 integrais e 86 parciais), e Gestão Pública, com 120 bolsas (62 integrais e 58 parciais). Outros cursos com destaque são Gestão de Recursos Humanos (99 bolsas), Análise e Desenvolvimento de Sistemas (85 bolsas) e Gestão Comercial (64 bolsas).
As inscrições serão gratuitas e realizadas entre os dias 26 e 29 de janeiro, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado da seleção ocorrerá em duas chamadas, nos dias 3 de fevereiro e 2 de março.
O Prouni, criado pela Lei nº 11.096/2005, é voltado a estudantes sem diploma de nível superior e oferece oportunidades em cursos de graduação e sequenciais em instituições privadas de ensino superior.
Comentários
Acre
Tempo instável marca esta sexta-feira no Acre, com risco de chuvas fortes em todas as regiões
Alta umidade mantém possibilidade de pancadas intensas ao longo do dia; temperaturas variam entre 20 °C e 31 °C no estado.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre segue em declínio, mas permanece acima da cota de transbordo

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou ligeira queda nesta sexta-feira, 23, em Rio Branco, segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil do município. Às 5h19, a medição registrou 14,57 metros, e às 9h, 14,51 metros, mantendo-se acima da cota de transbordo de 14 metros e da cota de alerta, que é de 13,50 metros.
Nas últimas 24 horas, a chuva acumulada na capital acreana foi de 2,00 mm, de acordo com o monitoramento da Defesa Civil.
O órgão segue acompanhando diariamente a situação do rio e emitindo boletins para orientar moradores sobre possíveis medidas de prevenção.

Você precisa fazer login para comentar.