Acre
Tentativa de homicídio em Feijó deixa homem cortado a golpes de faca
Da redação, com acrefeijonew
De acordo com o boletim de ocorrências de nº 141412-13 da policia militar, no inicio do dia desta segunda-feira, 16, por volta das 00h30, a guarnição da policia foi acionada via 190, dando conta que deu entrada no hospital geral de Feijó, o trabalhador rural Sebastião da Silva Araújo (37), morador do seringal Novo Porto, localizado no alto do Rio Paraná do Ouro, com várias lesões em seu corpo causados por arma branca (faca), em vários locais do corpo: superclaviculares esquerda, supra escapular, punho esquerdo, terço superior do braço esquerdo e carotidiana esquerda.
De acordo com a vítima e testemunhas, os cortes foram desferido por Enilson Souza, vulgo “Gabiru”, os mesmos estavam em uma bebedeira em sua casa, quando em um dado momento Sebastião estava brincando com um amigo, Francisco Pinto, quando o “Gabiru” de posse de um pedaço de madeira, disse que ia entrar na casa de Sebastião, foi quando Sebastião, disse: não entre em minha casa, pois se não eu lhe mato, tendo em vista que Sebastião, já estava de posse de uma faca.
Contudo “Gabiru”, não deu atenção o que foi falado pela vítima e desferiu uma paulada na altura do ombro direito de Sebastião e lhe tomou a faca. “Gabiru” de posse da faca desferiu várias facadas no corpo de Sebastião, causando-lhes várias cortes por todo o corpo, que por pouco não lhe causou a morte.
Não foi informado se o autor dos golpes mutilou e que quase matou Sebastião, havia sido preso ou se sumiu tomando rumo ignorado. O estado de saúde da vítima também não foi informado após dar entrada no hospital de Feijó.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale





Você precisa fazer login para comentar.