Acre
Telexfree: possível transição de dinheiro pode levar brasileiros a responderem processo no exterior
Da redação, com Ana Paula Batalha
A possível transição do dinheiro bloqueado da empresa Telexfree (Ympactus Comercial Ltda.), por hackers bolivianos, contratados por brasileiros, já chegou ao conhecimento do Ministério Público do Acre (MPE/AC).
A denúncia de que vários divulgadores do Acre contrataram hackers bolivianos para desbloquearem as contas virtuais da empresa para transferir dinheiro para o exterior pode gerar outro cenário negro para a empresa e a Justiça.
O possível esquema ocorreu por quase um mês na cidade de Cobija, no Departamento de Pando, que faz fronteira com o Brasil por meio do Acre, segundo a denúncia.
“Os brasileiros responderem processo no exterior será mais temeroso. Não poderão ter nenhum instrumento brasileiro para responder o interesse deles”, disse a promotora de Justiça de Defesa do Consumidor do MPE/AC, Alessandra Marques.
Alessandra explica que será investigado também se a empresa teve participação nas possíveis transições.
Em todo o Brasil são mais de 1 milhão pessoas no sistema. No Acre, estima-se que sejam cerca de 70 mil divulgadores.
“São muitas famílias desesperadas por ter perdido tudo. É lamentável que muitos órgãos de fiscalização tenham demorado tanto para observar que havia um enriquecimento muito rápido por parte de algumas pessoas”, disse.
Proposta rejeitada
A promotora também disse que não há chance de a Justiça do estado aceitar a proposta da TelexFree de dar como caução o montante de 659 milhões de reais para retomar suas operações.
De acordo com a promotora, a ação na Justiça diz ser irregular os serviços e não poderia aceitar a garantia de algo que a Justiça não quer mais o funcionamento.
Processos
A promotoria diz aguardar informações da Polícia Federal que entrou para investigar o caso recentemente.
A Telexfree está com duas ações. A primeira é a cautelar que indisponibilizou os bens, a outra é a ação principal que pede a restituição dos valores que os divulgadores investiram.
“Nós precisamos ter patrimônio para receber. No momento em que o patrimônio da empresa se tornou indisponível, em termos de recursos de aporte financeiro, a empresa já não tinha dinheiro para restituir todos. Isso será um novo caso”, disse.
O Ministério Público na área do Consumidor possui uma associação nacional onde todos os promotores e procurados que atuam nesta área trocam informações. Pele menos sete estados investigam a Telexfree.
“Em cada estado os inquéritos tramitam separadamente. No Acre o inquérito foi concluído primeiro e agora buscamos mais informações. Eu não tenho dúvidas nenhuma que a empresa é uma pirâmide financeira”, ressaltou a promotora revelando que as denúncias partiram dos próprios divulgadores que estudaram como a empresa operava.
Comentários
Acre
Bocalom ironiza pesquisa que o coloca em terceiro na disputa pelo governo do Acre
Prefeito minimiza números do levantamento e diz que “pesquisa que vale é a das urnas”
Durante a inauguração do Mercado Municipal do São Francisco, na noite desta segunda-feira (23), em Rio Branco, o prefeito e pré-candidato ao governo, Tião Bocalom, reagiu com ironia aos números da mais recente pesquisa divulgada pelo Instituto Delta Agência de Pesquisa.
O levantamento aponta Bocalom na terceira colocação, com cerca de 15% das intenções de voto, atrás do senador Alan Rick, que lidera com mais de 40%, e da vice-governadora Mailza Assis, que ultrapassa os 20%.
Ao comentar o cenário, o prefeito evitou aprofundar a análise e voltou a questionar a credibilidade das pesquisas eleitorais. “Comentar pra quê? Eu a vida inteira fui vítima de pesquisa. Me mostra qual pesquisa dizia, antes da eleição, que o Bocalom tinha chance de ganhar. Nenhuma”, afirmou.
A declaração contrasta com levantamentos anteriores. Em agosto de 2025, também em pesquisa do Instituto Delta, Bocalom aparecia com 19,62% das intenções de voto, ocupando a segunda colocação, enquanto Mailza tinha 13,63%.
Na comparação com o cenário atual, os dados indicam queda de aproximadamente quatro pontos percentuais para o prefeito, além da inversão de posições com a vice-governadora, que agora aparece à frente.
Apesar disso, Bocalom reforçou que não considera pesquisas como fator determinante. “Se eu fosse olhar pesquisa, nem candidato eu teria sido. Pra mim, pesquisa é o povo na rua, conversando. E no dia da eleição. Essa é a pesquisa que vale”, declarou.
Comentários
Acre
62,52% dos acreanos aprovam a gestão de Cameli
O Instituto Delta Agência de Pesquisa, contratado pela TV Gazeta, divulgou nesta segunda-feira, 23, uma pesquisa sobre a avaliação da gestão do governador Gladson Cameli, que deixará o cargo no dia 2 de abril para concorrer a uma vaga no Senado Federal pelo Acre.
De acordo com o levantamento, 62,52% dos acreanos aprovam a gestão de Cameli, 28,03% desaprovam, e 9,44% não souberam ou não responderam.
A pesquisa ouviu 1.006 eleitores em 18 cidades do Acre entre os dias 16 e 21 de março. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com confiabilidade de 95%. O registro da pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral do Acre é AC-08354/2026.
Comentários
Acre
“Sementes de Resistência”: força das mulheres da Transacreana ganha voz em documentário que estreia em Rio Branco
Documentário de curta-metragem sobre protagonismo de mulheres rurais da Transacreana será lançado no dia 26 de março, às 10h, no Museu dos Povos Acreanos
O documentário de curta-metragem “Sementes da Resistência” será lançado no próximo dia 26 de março, às 10h, no auditório Florentina Esteves, localizado no Museu dos Povos Acreanos, em Rio Branco. O evento integra as ações do mês da mulher e contará com a participação de trabalhadoras rurais da região da Transacreana.
A produção destaca o papel fundamental das mulheres na conservação da agrobiodiversidade ao longo da Rodovia AC-90, conhecida como Transacreana. O documentário evidencia a atuação dessas trabalhadoras na preservação de sementes e na manutenção de práticas agrícolas sustentáveis na Amazônia acreana.
O curta-metragem é resultado do projeto de pós-doutorado da professora Rosana Cavalcante, ex-reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), desenvolvido em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac) e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A produção foi construída em colaboração com mulheres agricultoras da região, reconhecidas como guardiãs de saberes tradicionais.
Documentário valoriza papel das mulheres – Segundo a professora Rosana Cavalcante, o documentário retrata trajetórias marcadas pela resistência e pelo protagonismo feminino no campo. “A produção apresenta agricultoras que, por meio de conhecimentos ancestrais, preservam sementes, fortalecem a segurança alimentar e enfrentam os desafios das mudanças climáticas com sabedoria”, destacou.
Produzido pela Orna Audiovisual, o documentário aborda temas como agrobiodiversidade, sustentabilidade, agricultura familiar, protagonismo feminino, políticas públicas e a invisibilidade das mulheres rurais, além da valorização de práticas intergeracionais.
O lançamento contará com a presença de protagonistas da obra, como as produtoras rurais e líderes de associação conhecidas da região: Roselina Queiroz Leite (Dona Rosa, moradora do Barro Alto) e Maria da Natividade Oliveira Cordeiro (Dona Lôra, que atua com plantas medicinais no Km 14 e vende no Mercado Elias Mansour), além da presidente da Cooperativa Beija-Flor, do Km 72 da Transacreana, Layane Furtado Mello.
A vice-governadora do Acre, Mailza Assis Cameli, também participará do evento falando da roda de conversa que teve com as protagonistas durante a gravação do documentário, onde abordou temas importantes como as demandas das agricultoras e políticas públicas voltadas para a região.
Serviço
Evento: Lançamento do documentário curta-metragem “Sementes da Resistência”
Data: 26 de março de 2026
Horário: 10h
Local: Auditório Florentina Esteves – Museu dos Povos Acreanos
Endereço: Av. Epaminondas Jácome, 2792, Centro, Rio Branco (AC)
Fotos: Neto Lucena/Secom





Você precisa fazer login para comentar.