fbpx
Conecte-se conosco

Acre

TCE quer “centralizar” todas as licitações do Estado para detectar possíveis fraudes

Publicado

em

“Queremos detectar eventuais formas de direcionamento das licitações para determinados vencedores”, diz Naluh.

Fábio Pontes

Naluh Gouveia, presidente do TCE

Naluh Gouveia, presidente do TCE

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) quer colocar em prática norma que determina a centralização de todas as licitações realizadas pelo governo estadual e as 22 prefeituras na Corte. Esta é uma das diretrizes da nova presidente, conselheira Naluh Gouveia, que tem como um dos objetivos em sua gestão eliminar –ou ao menos reduzir – a “cortina de ferro” em que o TCE esteve envolvido desde sua fundação, no final da década de 1980.

Segundo Naluh, o objetivo é fazer com que cada decreto de licitação realizado por qualquer ente público passe por análise prévia do tribunal, antes de ser publicado no “Diário Oficial” ou na imprensa privada. Dessa forma, o TCE espera combater vícios comuns em licitações, que tendem a fugir do que manda a legislação.

É comum órgãos de controle encontrar pequenas cláusulas em licitações feitas para beneficiar alguma empresa, eliminando o princípio da concorrência de menor preço com a qualidade exigida.

“Queremos detectar eventuais formas de direcionamento das licitações para determinados vencedores, garantindo a lisura e a correta aplicação de cada centavo público”, afirma a conselheira. Hoje, os órgãos não são obrigados a enviar seus processos de compras para o tribunal.

Além desta análise, as licitações estarão centralizadas para consulta pública no portal do tribunal. A transparência também é uma das promessas da gestão Naluh. No começo da semana Contilnet Notícias mostrou falhas no portal da transparência do TCE, como informações desatualizadas e a não disponibilização de ferramentas exigidas pela Lei de Acesso à Informação (LAI).

Naluh Gouveia reconheceu a falha –afirmando ter ocorrido por problemas técnicos – e que um novo portal com facilidades para o contribuinte estará disponível ainda neste primeiro semestre.

Comentários

Continue lendo

Acre

Folia para todas as idades: terceira noite do Carnaval em Xapuri celebra a alegria e elege realeza mirim

Publicado

em

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado

A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows

A terceira noite do Carnaval em Xapuri começou em clima de festa já durante a tarde, com o animado Baile Infantil. A criançada mostrou que também tem samba no pé e, com muita energia e entusiasmo, participou da escolha da Realeza Mirim 2025. Foi um verdadeiro espetáculo de alegria, onde os pequenos foliões deram um show à parte.

Ao cair da noite, a arena carnavalesca se encheu de cores, música e animação. A programação contou com apresentações que mantiveram o público no embalo da festa. A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows. Para encerrar a terceira noite com chave de ouro, Edu Casseb, o Safadão, trouxe uma performance vibrante e cheia de carisma, colocando todo mundo para dançar.

Mesmo com um público menor em comparação às noites anteriores, a energia da festa permaneceu intensa, mostrando que o Carnaval em Xapuri é sinônimo de alegria e tradição. De acordo com a Polícia Militar, a noite transcorreu de forma tranquila, sem registros de ocorrências, reforçando o compromisso da organização com a segurança e o bem-estar dos foliões.

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado. O DJ Alessandro Lima retorna para comandar os sets de transição e manter o alto astral na arena carnavalesca.

A Prefeitura de Xapuri convida todos para mais uma noite inesquecível de folia na Princesinha. Venha viver o Carnaval de um novo tempo!

Comentários

Continue lendo

Acre

PM confirma chacina de 6 pessoas em assentamento da área rural de Porto Velho

Publicado

em

Foram assassinados quatro homens e duas mulheres

Comentários

Continue lendo

Acre

Amazonas, Acre e Rondônia estão em alerta laranja para chuvas intensas, ventos de 60-100 km/h e risco de alagamento

Publicado

em

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), com início nesta segunda-feira (03) e finalizando na terça-feira (04) às 10h00. Os riscos são: risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Região Norte

– Rondônia: Alto Paraíso, Buritis, Candeias do Jamari, Cujubim, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Porto Velho;

– Amazonas: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Coari, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Manicoré, Pauini, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tapauá e Tefé;

– Acre: Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

 

Comentários

Continue lendo