Conecte-se conosco

Extra

Taxistas do Alto Acre se reúnem para discutir decisões impostas pelo Estado

Publicado

em

Alexandre Lima

O Centro Cultural Sebastião Dantas, localizado na cidade de Brasiléia, município distante 240km da capital do Acre, reuniu cerca de 200 taxistas da regional do Alto acre, (Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri), para discutir as imposições criadas pelo governo do do Acre, através da Agência Reguladora do Estado.

Segundo os profissionais, a partir do dia 1º de Maio, estes deverão se adequar a uma lei estadual criada em 2015, número 3013, para que possam trabalhar como taxi lotação, àqueles que levam passageiros dos respectivos municípios até a Capital e vice-versa.

Algumas dessas normas, vão desde emitir recibos, pagar impostos, ter espaços adequados para deficientes e idosos, além de serem proibidos de pegar passageiros pela cidade de Rio Branco.

O não cumprimento dessas imposições, está gerando multas consideradas abusivas, no valor acima de R$ 1000 reais, além e ter o veículo retido até pagar as taxas. Muitos reclamam que estão sendo perseguidos pela cidade de Rio Branco e tratados como ‘bandidos’.

A reunião contou com a presença do advogado Francisco Valadares, onde considera no meio jurídico, a ação da Agência Reguladora abusiva e estará representando meios para que isso não venha acontecer. Também contou com a presença de vereadores e representantes de sindicatos da classe.

Segundo foi dito, poderá acontecer a partir da próxima semana, movimentos na regional em protesto pela decisão da AGEAC, além de levar o caso até a Assembleia na Capital. “Estamos vendo uma causa que vem crescendo a muito tempo. São mais de 200 pais de família que querem seu direito de trabalhar, somente isso. A AGEAC está sendo dura e arbitrária contra os taxistas para que possam fazer esse transporte até a capital”, disse o vereador Joelso Pontes.

Já o deputado federal Major Rocha, destacou o que foi dito por um advogado, onde afirma que a lei é inconstitucional, exigindo uma série de situações onde inviabiliza o transporte de passageiros por meios dos taxis. “Vamos fazer uma união dos taxistas para que possamos sensibilizar as autoridades do Estado, parar com essa perseguição contra esses profissionais e essa maldade vai começar no dia 1º de Maio, quando se comemorar o Dia do Trabalhador”, destacou o parlamentar.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE ABERTURA

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA

COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO

AVISO DE ABERTURA

PREGÃO ELETRÔNICO SRP N° 013/2025 – COMPRAS.GOV 90013/2025

OBJETO: Registro de preços para a Contratação de Serviços Técnicos de Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho para atender as necessitadas da Secretaria Municipal de Administração de Brasiléia/AC.

A Prefeitura de Brasiléia, através da Comissão de Contratações informa os interessados sobre a ABERTURA do Edital supracitado, conforme edital retificado após impugnação.

Data da Abertura: 02 de fevereiro de 2026, às 09h30min (horário de Brasília).

O Edital Retificado e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 16/01/2026 nos seguintes endereços eletrônicos: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e https://www.gov.br/compras/pt-br  Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP.

Brasiléia/AC, 15 de janeiro de 2025.

André Schwalbe Gadelha

Pregoeiro

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura de Brasiléia realiza reunião de emergência após Rio Acre ultrapassar cota de alerta

Publicado

em

A Prefeitura de Brasiléia realizou, nesta semana, uma reunião emergencial na Sala de Situação da Defesa Civil para discutir e alinhar ações diante da elevação do nível do Rio Acre. O encontro foi conduzido pelo prefeito Carlinhos do Pelado (PP) e contou com a presença de secretários municipais, representantes da Defesa Civil e demais órgãos envolvidos no plano de contingência.

De acordo com a Defesa Civil, o Rio Acre atingiu a marca de 10 metros, ficando 20 centímetros acima da cota de alerta, que é de 9,80 metros. A cota de transbordamento no município é de 11,40 metros.

Apesar da previsão de estabilidade nas próximas horas, em razão da vazante que se aproxima a partir de Assis Brasil, a administração municipal decidiu manter todas as equipes em estado de prontidão para uma eventual necessidade de evacuação de famílias que residem em áreas de risco.

O prefeito informou que esteve pessoalmente em comunidades situadas acima da cidade para acompanhar a situação do rio e constatou que o nível já começa a apresentar sinais de estabilização e leve vazante.

“Mesmo com essa tendência de baixa, reunimos toda a equipe para que todos estejam atentos e preparados, caso seja necessário algum trabalho de evacuação ou atendimento às famílias afetadas”, destacou o gestor.

Segundo Carlinhos do Pelado, o monitoramento do nível do rio está sendo feito de forma contínua, tanto por meio dos dados oficiais da Defesa Civil quanto por observação direta nas áreas ribeirinhas e nos principais igarapés que influenciam o volume do Rio Acre, como o Igarapé do Noaia.

“Estamos acompanhando praticamente todas as áreas do município, tanto pelos sistemas de monitoramento quanto visualmente. A cada hora buscamos informações atualizadas para manter a população informada com precisão”, afirmou.

O prefeito também tranquilizou a população, informando que, no momento, a situação é considerada estável.

“Neste momento não há motivo para alarde. Está tudo dentro da normalidade, mas seguimos atentos, porque uma mudança no volume de chuvas pode alterar esse cenário rapidamente”, explicou.

Questionado sobre o plano de evacuação, Carlinhos afirmou que todas as secretarias estão mobilizadas.

“Já colocamos todas as secretarias em estado de alerta, principalmente as pastas de Obras e Assistência Social, que são as primeiras a atuar nessas situações. As equipes estão de prontidão 24 horas para atender a população, caso seja necessário”, concluiu.

A Prefeitura segue monitorando o nível do Rio Acre e orienta que moradores de áreas ribeirinhas fiquem atentos às informações oficiais divulgadas pelos canais institucionais.

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA DE ASSIS BRASIL – AVISO DE SUSPENSÃO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA DE ASSIS BRASIL

PUBLICAR POR INCORREÇÃO

AVISO DE SUSPENSÃO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL N° 013/2025

OBJETO: CONTRATAÇÃO DESTINADA A FORNECER MATERIAL DE CONSUMO, ODONTOLÓGICO. Visando atender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura Municipal de Assis Brasil – Ac.

A Prefeitura de Assis Brasil, através da Comissão Permanente de Licitação e de seu Pregoeiro – CPL, torna público a suspenção da sessão pública modalidade Pregão Presencial n° 013/2025.

Em virtude de impugnação do Edital.

Assis Brasil-AC, 13 de janeiro de 2026

Willian Azevedo Bandeira

Pregoeiro

Comentários

Continue lendo