Conecte-se conosco

Cotidiano

Taxa de mortes violentas cai 25% no Acre e 91% das vítimas são homens, aponta MP

Publicado

em

O Núcleo de Apoio Técnico do Ministério Público (MP) divulgou mais um Informativo de Mortes Violentas Intencionais (MVI) que analisa dados de 2018 e 2019. O período analisado é até 26 de dezembro de cada ano.

Um relatório mais completo deve ser divulgado ainda na primeira quinzena de janeiro, mas com os dados divulgados já foi registrada uma queda de 25% no registro das mortes violentas no estado.

No período avaliado, em 2018 foram 412 mortes registradas. Já em 2019, o número caiu para 309. As regionais do Baixo Acre e Juruá foram as que tiveram uma baixa significativa, de 44% e 43%, respectivamente.

No Baixo Acre, em 2018 foram 36 mortes violentas. Já este ano, os casos reduziram para 20. No Juruá, a redução foi de 72 para 41 mortes violentas.

Casos por cidade

O relatório aponta ainda que só em Rio Branco foram concentrados 180 casos de mortes violentas. A segunda maior cidade do Acre, Cruzeiro do Sul, também teve o segundo maior número de casos, com 26. Porém, os números em 2018 foram bem maiores, demonstrando assim uma redução importante.

No ano anterior, foram 232 mortes violentas na capital e 60 em Cruzeiro do Sul, uma redução de 22% e 57%, respectivamente. Segundo o relatório, as reduções apontam também uma certa estabilidade nessas cidades.

Mortes violentas por cidades

Cidade Mortes violentas em 2018 Mortes violentas em 2019
Rio Branco 232 180
Cruzeiro do Sul 60 26
Tarauacá 17 16
Feijó 18 12
Sena Madureira 10 9
Rodrigues Alves 3 9
Senador Guiomard 10 8
Plácido de Castro 8 8
Brasileia 8 7
Porto Acre 5 6
Mâncio Lima 8 6
Epitaciolândia 1 5
Manoel Urbano 0 3
Acrelândia 4 3
Assis Brasil 7 3
Xapuri 2 3
Bujari 3 3
Capixaba 14 1
Jordão 1 1
Porto Walter 0 0
Marechal Thaumaturgo 1 0
Santa Rosa 0 0

Armas usadas e vítimas

Os homens foram as principais vítimas quando o assunto é morte violenta. De acordo com o MP, 91% das pessoas mortas neste período eram do sexo masculino, ou seja, mais de 180. Já as mulheres são 9% dessas vítimas.

Nas 309 ocorrências, em cerca de 203 foram usadas armas de fogo, 66%. Os outros 25% dos crimes foram cometidos por arma branca e 9% com outros objetos, segundo o relatório.

Motivação

Outra informação revelada pelo relatório do MP é que a maioria das mortes violentas foi motivada por droga ou acerto de contas, sendo 160 dos casos registrados. Além disso, 46 foram por motivo fútil e 41 não tiveram a motivação determinada.

Há casos também de feminicídio, vingança, erro de pessoa, legítima defesa e intervenção policial.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Adesg começa trabalhos técnicos e intensifica treinos visando a estreia

Publicado

em

Foto Glauber Lima: Elenco da Adesg trabalha somente em dois período nesta quinta(18)

Preparação física e treinos técnicos. O técnico Rodrigo Deião acelera a preparação da Adesg e começa a pensar na montagem do Leão para a estreia no Campeonato Estadual. O primeiro compromisso da equipe de Senador Guiomard será na quinta, 15 de janeiro, contra o Humaitá, na Arena da Floresta.

“Precisamos evoluir na parte física e tática. Monto minhas equipes de maneira ofensiva e assim será a Adesg”, declarou Rodrigo Deião.

Treinamento tático

Rodrigo Deião comanda um treinamento tático nesta sexta, 18, a partir das 15 horas, no Frotão, e vai começar a definir os titulares do Leão.

Mais duas peças

O diretor de futebol da Adesg, Erismeu Silva, afirmou faltar duas peças para o fechamento do elenco.

“Temos carências ainda e estamos avaliando. Vamos trabalhar para encontrar esses jogadores”, afirmou Erismeu Silva.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Éden Barros reforça comissão técnica do Rio Branco no Estadual

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Éden Barros é uma contratação importante do Estrelão

A diretoria do Rio Branco acertou a contratação de Éden Barros. O profissional chega para trabalhar como auxiliar técnico de Ulisses Torres e vai reforçar a comissão Mais Querido no Estadual.

“O Rio Branco tem objetivos e podemos ajudar a construir um grande trabalho. O Estadual é uma competição difícil e precisamos ter foco total”, comentou Éden Barros.

Dois períodos 

O elenco do Rio Branco trabalha em dois períodos nesta quinta, 18, na sequência da primeira semana de preparação para o Campeonato Estadual. O primeiro confronto do Estrelão no torneio será contra o Vasco, no dia 17 de janeiro, no Tonicão.

Melhorar o elenco

A diretoria do Rio Branco precisa aumentar o investimento e tentar a contratação de atletas mais experientes. Após os primeiros treinos essa foi uma avaliação geral no José de Melo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Neto Pessoa recebe homenagem da Federação de Futebol

Publicado

em

Foto FFAC: Neto Pessoa foi homenageado pelo presidente Adem Araújo no gramado do Tonicão

O atacante Neto Pessoa, um dos destaques da Chapecoense na conquista do acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, recebeu nesta quarta, 17, uma homenagem da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC).

“Precisamos valorizar os nossos talentos. O Neto é uma referência para os nossos jovens e essa é uma homenagem justa. Os bons exemplos precisam ser reconhecidos”, declarou o presidente da FFAC, Adem Araújo.

Muito orgulho

Neto Pessoa conquistou com a Chape um acesso inédito na carreira e agradeceu o reconhecimento do presidente Adem Araújo.

“Essa homenagem é motivo de muito orgulho. Esse é o reconhecimento do meu trabalho e ser lembrado na sua terra torna isso ainda mais especial. Espero por um futuro com muitos atletas acreanos brilhando em nível nacional”, declarou Neto Pessoa.

Comentários

Continue lendo