Acre
Suspeitos de envolvimento em chacina são transferidos para Brasiléia
A equipe da Polícia Civli do Acre e policiais peruanos, iniciaram as investigações para identificar e prender os suspeitos. A PM foi solicitada para a transferencia dos acusados para Brasiléia

Ruslan e José estão como suspeitos na chacina que assutou a pequena cidade de Assis Brasil no início do mês.
Chegou na tarde desta quarta-feira, dia 11, na cidade delegacia de Brasiléia, dois dos suspeitos de estarem envolvidos na chacina ocorrida no início d0o mês, na pequena cidade de Assis Brasil, distante 330km da capital acreana, na tríplice fronteira, na noite do dia 2 de julho.
O crime que chocou a pequena cidade, resultou na morte de quatro pessoas e deixou cinco feridos. As vítimas que estava em uma casa no Bairro Bela Vista, foram surpreendidos por cerca de cinco indivíduos encapuzados, de coletes e se passaram por policiais.
Segundo relatos, as vítimas foram colocados de joelhos e baleados na cabeça, para em seguida fugir tomando rumo ignorado. A partir do dia seguinte, a equipe da Polícia Civil, em conjunto com policiais peruanos, iniciaram as investigações para identificar e prender os suspeitos.
Nesta semana, com o intenso trabalho no lado peruano, dois dos procurados foram localizados próximo ao município de Puerto Maldonado. Ruslan Rodrigues de Lima (27), vulgo ‘Gringo’ e José Oliveira do Couto (30), foram detidos e teriam dito que estavam envolvidos na chacina, mas, teriam negado na delegacia.
Apesar de dizer que estaria no lado peruano apenas trabalhando, foi descoberto que Ruslan tinha em seu desfavor, um mandado de prisão em aberto por homicídio qualificado. Outros envolvidos estão sendo procurados, o delegado que responde pelo caso, Karlesso Nespoli, iria ouvir os acusados e o caso está nas mãos das Justiça.
Atualizado às 21h45
Veja vídeo reportagem com Almir Andrade abaixo.
Matéria relacionadas:
Suspeitos de participar de chacina no interior do AC podem ter fugido para o Peru, diz polícia
Polícia já tem nomes de suspeitos de chacina em Assis Brasil
Quase todas a vítimas foram mortas com tiros na cabeça em chacina na fronteira do Acre
Chacina registra ao menos 4 mortos e 5 feridos em Assis Brasil
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale



Você precisa fazer login para comentar.