Cotidiano
Supostos integrantes de organização criminosa serão julgados pelo Tribunal do Júri, em Capixaba

O Juízo Criminal da Vara Única de Capixaba decidiu pronunciar dois réus ao julgamento pelo Tribunal do Júri daquela Comarca, pelas supostas práticas dos crimes de homicídio qualificado e integrar organização criminosa.
A decisão, do juiz de Direito substituto Bruno de Menezes, publicada na edição nº 7.573 do Diário da Justiça eletrônico (págs. 113 e 114), considerou que a materialidade dos delitos encontra-se devidamente evidenciada nos autos do processo, havendo, ainda, “indícios suficientes de autoria ou de participação”.
Com a decisão, que não analisa o mérito da questão, caberá agora aos jurados do Conselho de Sentença da unidade judiciária acerca da culpa dos denunciados quanto às práticas narradas pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC). O júri também deverá se pronunciar quanto à possível incidência das qualificadoras (circunstâncias que autorizam o aumento da pena) de motivo fútil e utilização de recurso que impossibilitou a defesa da vítima.
Entenda o caso
Segundo o MPAC, o crime de homicídio qualificado teria ocorrido no dia 25 de fevereiro de 2023, no ramal Brasil-Bolívia, na zona rural do município de Capixaba. Os representados teriam agido “de forma livre e consciente e com animus necandi (intenção de produzir o resultado morte)” para matar a vítima Carlos Afonso Muniz de Andrade. A ação teria ocorrido em “comunhão de desígnios e distribuição de tarefas” com o uso de arma branca, conforme o órgão ministerial.
Ainda de acordo com a denúncia do MPAC, os representados fariam parte de uma organização criminosa e teriam matado a vítima pelo simples fato de acreditarem que ela pertenceria a uma facção rival, sendo uma espécie de “olheiro” do grupo.
“Portanto, havendo correlação direta com o crime de homicídio, deve ser levada a presente imputação também a julgamento pelo plenário do júri”, destacou o juiz de Direito substituto na decisão de pronúncia.
O julgamento dos acusados pelo Conselho de Sentença da Comarca de Capixaba ainda não tem data marcada para acontecer.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.