Conecte-se conosco

Acre

Audio: Suposta conversa entre o comandante e outro oficial tentando proibir a presença de PMs em manifestação vaza na rede

Publicado

em

Fonte: ac24horas.com

A Associação dos Militares do Estado do Acre vai denunciar à Corregedoria da corporação e ao Ministério Público uma suposta conversa entre o comandante da Polícia Militar, coronel Júlio César, dando ordem a um outro oficial, possivelmente do Comando de Cruzeiro do Sul, para que pressionasse seus subordinados a não participarem da manifestação da categoria ocorrida no último dia 07 dezembro contra o corte da etapa alimentação. O print da conversa circula em diversos grupos de WhatsApp.

A pessoa, que seria o coronel Júlio César, orienta: “Faça de tudo para seus policiais não ir para a manifestação”. O outro suposto oficial responde: “Os oficiais estão comigo e praça não pensa, só executa. Aqui não tem vez para assembleia. Praça que vai para assembleia atrás de mais trabalho e aí vou apertar a escala aqui”.

Comandante da Polícia Militar do Acre, Coronel Julio Cezar - Foto: Alexandre LIma/Arquivo

Comandante da Polícia Militar do Acre, Coronel Julio Cezar – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

Júlio César continua: “Cuidado para não parecer que foi ordem minha ou do governador”, e completa que “se os policiais da ativa se unirem com os da reserva aí pega fogo. A inteligência pediu pra isso não acontecer”. “Copiado, coronel. Aqui não darei mole pra isso acontecer”, diz a outra pessoa.

O suposto comandante da PM encerra a conversa cobrando um texto de apoio e acrescenta que “o governo e o comando da PM podem ser a determinante entre os próximos promovidos e os que continuarão esperando a bênção do governandor. Determino que faça um texto com assinatura de todos os oficiais das unidades dando apoio a mim. Falar com o Pinheiro para pegar o modelo do texto”. O subordinado jura lealdade: “Estou com o senhor e com o governo, coronel Júlio. Vou ligar para o Pinheiro e pedir o modelo. Força, honra e lealdade ao comando”.

Por coincidência, no dia 07 deste mês, quando foi realizada uma manifestação convocada pela Associação dos Militares contra o fim da etapa alimentação, 18 oficiais da PM em Cruzeiro do Sul assinaram uma moção de apoio e reconhecimento ao Comando Geral, elogiando o coronel Júlio César pela “determinação e afinco nas negociações junto ao governo por permanecer firme à frente da tropa lutando pelo melhor para a família policial militar e pelos nossos anseios de seres humanos”.

Joelson Dias, da Associação dos Militares

Joelson Dias, da Associação dos Militares

Em nota, a Associação dos Militares diz que “repudia de forma veemente o conteúdo textual das imagens amplamente divulgadas nas redes sociais em que supostamente o Comandante da Polícia Militar do Acre, o senhor coronel Júlio César, conversa com outro oficial a respeito de uma assembleia geral”.

“Por mais que seja prematuro realizar acusações a respeito da autoria, cabe ao senhor comandante geral se manifestar de maneira oficial a respeito dos fatos e providenciar total publicação, dando assim satisfação à tropa”, completa a Associação.

O comandante da PM, Júlio César, disse que o conteúdo envolvendo o nome dele é falso. “Como é ridículo um print que está circulando nas redes sociais intitulando a minha pessoa. Um texto que fala mal das praças como impondo uma negociação é tudo muito falso. As pessoas que trabalharam comigo sabem que não utilizo desse texto, de argumentos. Basta copiar e colocar num perfil. A partir daí você começar a teclar de um para o outro criando uma conversa e depois você ‘printa’ e posta.”

Ele não descartou motivações políticas dentro da corporação para prejudica-lo. “Mostra como a velha política, os políticos que estão dentro da nossa corporação tentam se apoderar desse momento difícil que a gente passa, mas que existe uma solução já dada pelo governo.”

À reportagem do ac24horas, Júlio César disse que o conteúdo é uma “montagem grosseira. Não precisa nem de programas pra isso.É tudo muito falso”.

Sobre a coincidência entre a moção de reconhecimento e a orientação, conforme revela o print, para que ele fosse homenageado pelos oficiais, o comandante se limitou a dizer que tudo está em apuração.

Ouça áudio gravado pelo Comandante da PM no Acre, Coronel Júlio César.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre permanece elevado em Rio Branco e continua acima da cota de transbordo. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 5h21 da manhã desta segunda-feira (29), o manancial atingiu 15,32 metros.

Ainda segundo a Defesa Civil, na última aferição feita à meia-noite, o rio marcou 15,24 metros, o que representa um aumento de 8 centímetros em relação às medições anteriores, confirmando a tendência de elevação.

Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva na capital acreana, com acumulado de 0,00 milímetro no período. A elevação do nível do rio é atribuída ao volume de água proveniente das cabeceiras e afluentes.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros, ambas já superadas. A Defesa Civil Municipal segue monitorando a situação e acompanhando a evolução do nível do rio, mantendo as equipes em prontidão para atendimento às áreas de risco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Publicado

em

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.

Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mais de 360 pessoas estão em abrigos municipais após cheias em Rio Branco

Publicado

em

Prefeitura atualiza situação e informa que Rio Acre atingiu 15,32 metros, com tendência de subida

A Prefeitura de Rio Branco divulgou, na manhã desta segunda-feira (29), a atualização mais recente sobre a situação dos abrigos montados para atender famílias afetadas pelas cheias do Rio Acre e dos igarapés da capital. De acordo com o boletim das 6h, um total de 364 pessoas, pertencentes a 135 famílias, estão acolhidas em seis pontos diferentes da cidade.

Segundo o levantamento, a Escola Municipal Álvaro Vilela Rocha abriga 14 famílias, somando 51 pessoas. Na Escola Municipal Anice Jatene, são 16 famílias, com 56 pessoas acolhidas. A Escola Municipal Maria Lúcia atende 13 famílias, totalizando 38 pessoas. Já a Escola Estadual Georgete Kalume recebe oito famílias, com 31 pessoas, enquanto a Escola Estadual Marilda Gouveia abriga nove famílias, reunindo 58 pessoas.

O maior número de desabrigados está concentrado no Centro de Cultura Mestre Caboquinho, onde 75 famílias estão acolhidas, totalizando 130 pessoas.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Tião Bocalom (PL) informou que esta é a última atualização das 6h da manhã e destacou que, na medição mais recente, o nível do Rio Acre atingiu 15,32 metros, apresentando tendência de elevação de aproximadamente um centímetro por hora.

O gestor ressaltou ainda que a atuação da Defesa Civil Municipal tem sido contínua no enfrentamento da situação e reafirmou o compromisso da gestão com o cuidado às famílias atingidas pelas alagações.

“Já enfrentamos outras alagações antes e nosso cuidado com a população sempre foi grande e presente, a ponto até de render um prêmio nacional à nossa Defesa Civil Municipal. Seguiremos trabalhando com fé e coragem para ajudar a nossa gente. Vamos juntos!”, afirmou o prefeito.

Comentários

Continue lendo