fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Audio: Suposta conversa entre o comandante e outro oficial tentando proibir a presença de PMs em manifestação vaza na rede

Publicado

em

Fonte: ac24horas.com

A Associação dos Militares do Estado do Acre vai denunciar à Corregedoria da corporação e ao Ministério Público uma suposta conversa entre o comandante da Polícia Militar, coronel Júlio César, dando ordem a um outro oficial, possivelmente do Comando de Cruzeiro do Sul, para que pressionasse seus subordinados a não participarem da manifestação da categoria ocorrida no último dia 07 dezembro contra o corte da etapa alimentação. O print da conversa circula em diversos grupos de WhatsApp.

A pessoa, que seria o coronel Júlio César, orienta: “Faça de tudo para seus policiais não ir para a manifestação”. O outro suposto oficial responde: “Os oficiais estão comigo e praça não pensa, só executa. Aqui não tem vez para assembleia. Praça que vai para assembleia atrás de mais trabalho e aí vou apertar a escala aqui”.

Comandante da Polícia Militar do Acre, Coronel Julio Cezar - Foto: Alexandre LIma/Arquivo

Comandante da Polícia Militar do Acre, Coronel Julio Cezar – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

Júlio César continua: “Cuidado para não parecer que foi ordem minha ou do governador”, e completa que “se os policiais da ativa se unirem com os da reserva aí pega fogo. A inteligência pediu pra isso não acontecer”. “Copiado, coronel. Aqui não darei mole pra isso acontecer”, diz a outra pessoa.

O suposto comandante da PM encerra a conversa cobrando um texto de apoio e acrescenta que “o governo e o comando da PM podem ser a determinante entre os próximos promovidos e os que continuarão esperando a bênção do governandor. Determino que faça um texto com assinatura de todos os oficiais das unidades dando apoio a mim. Falar com o Pinheiro para pegar o modelo do texto”. O subordinado jura lealdade: “Estou com o senhor e com o governo, coronel Júlio. Vou ligar para o Pinheiro e pedir o modelo. Força, honra e lealdade ao comando”.

Por coincidência, no dia 07 deste mês, quando foi realizada uma manifestação convocada pela Associação dos Militares contra o fim da etapa alimentação, 18 oficiais da PM em Cruzeiro do Sul assinaram uma moção de apoio e reconhecimento ao Comando Geral, elogiando o coronel Júlio César pela “determinação e afinco nas negociações junto ao governo por permanecer firme à frente da tropa lutando pelo melhor para a família policial militar e pelos nossos anseios de seres humanos”.

Joelson Dias, da Associação dos Militares

Joelson Dias, da Associação dos Militares

Em nota, a Associação dos Militares diz que “repudia de forma veemente o conteúdo textual das imagens amplamente divulgadas nas redes sociais em que supostamente o Comandante da Polícia Militar do Acre, o senhor coronel Júlio César, conversa com outro oficial a respeito de uma assembleia geral”.

“Por mais que seja prematuro realizar acusações a respeito da autoria, cabe ao senhor comandante geral se manifestar de maneira oficial a respeito dos fatos e providenciar total publicação, dando assim satisfação à tropa”, completa a Associação.

O comandante da PM, Júlio César, disse que o conteúdo envolvendo o nome dele é falso. “Como é ridículo um print que está circulando nas redes sociais intitulando a minha pessoa. Um texto que fala mal das praças como impondo uma negociação é tudo muito falso. As pessoas que trabalharam comigo sabem que não utilizo desse texto, de argumentos. Basta copiar e colocar num perfil. A partir daí você começar a teclar de um para o outro criando uma conversa e depois você ‘printa’ e posta.”

Ele não descartou motivações políticas dentro da corporação para prejudica-lo. “Mostra como a velha política, os políticos que estão dentro da nossa corporação tentam se apoderar desse momento difícil que a gente passa, mas que existe uma solução já dada pelo governo.”

À reportagem do ac24horas, Júlio César disse que o conteúdo é uma “montagem grosseira. Não precisa nem de programas pra isso.É tudo muito falso”.

Sobre a coincidência entre a moção de reconhecimento e a orientação, conforme revela o print, para que ele fosse homenageado pelos oficiais, o comandante se limitou a dizer que tudo está em apuração.

Ouça áudio gravado pelo Comandante da PM no Acre, Coronel Júlio César.

Comentários

Continue lendo

Acre

Operação Arco Verde: caminhão que transportava animais sem guia é apreendido no interior do Acre

Publicado

em

Por

Operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC) que ocorreu no Acre. Três pessoas foram presas durante a operação.

Animais estavam sendo transportes sem autorização — Foto: Arquivo/PRF-AC

Um caminhão com 19 bois foi apreendido e quatro motocicletas recuperadas durante a Operação Arco Verde da Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC) que ocorreu no Acre. Três pessoas foram presas durante a operação.

__________________

Além do Acre, a segunda etapa da ação foi realizada também no Amapá (AP), Rondônia (RO), Pará (PA) e Maranhão (MA) ao longo do mês.

__________________

Sobre a ocorrência envolvendo os bois, a PRF-AC informou que o motorista não tinha Guia de Transporte Animal (GTA). A ocorrência foi registrada em Sena Madureira, interior do estado acreano, no último dia 23.

Os policiais acionaram os fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) da cidade.

Já na última sexta-feira (26), os policiais do Acre apreenderam quatro motocicletas com registro de roubo e furto no município de Boca do Acre, no Amazonas. Três pessoas foram presas com os veículos roubados.

Uma quarta motocicleta foi achada abandonada na estrada.

Operação resultou na apreensão de motocicletas roubadas e furtadas – Foto: Arquivo/PRF-AC

Operação

A operação Arco Verde é uma iniciativa do Governo Federal que, em parceria com Estados e municípios, busca estimular a prevenção e combate ao desmatamento e à grilagem de terras na Amazônia Legal, propondo um novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia.

Comentários

Continue lendo

Acre

Embaixador peruano destaca potencial econômico e turístico durante Podcast

Publicado

em

Walter Heredía Martínez ressalta oportunidades de cooperação entre Acre e Peru em meio às transformações do cenário internacional

Embaixador IMBRICS+Peru, Walter Heredía Martínez, ressaltou a importância do bloco BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) na construção de uma nova ordem econômica global

Willamis Franca

No último dia 30, o embaixador IMBRICS+Peru, Walter Heredía Martínez, esteve em uma reunião na Assembleia Legislativa do Estado do Acre, acompanhado de autoridades locais e empresários. O encontro teve como objetivo discutir questões econômicas e oportunidades de colaboração entre Acre e Peru, em um contexto de mudanças no cenário internacional.

Durante uma prévia do podcast “Conversa Franca”, que será transmitido na próxima segunda-feira (6), o embaixador Martínez compartilhou suas perspectivas e expectativas após a reunião. Ele ressaltou a importância do bloco BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) na construção de uma nova ordem econômica global, destacando o potencial de acesso a mercados diversificados, como a Índia e a China

Consul peruana Martínez, enfatizou vontade das autoridades locais: “As condições estão dadas. O que precisamos fazer é fortalecer essa tendência com a vontade política de nossas autoridades e aproveitar essas oportunidades.”

Martínez destacou os avanços na infraestrutura logística peruana, incluindo a inauguração de um mega porto e a aprovação de projetos para construção de novos portos, que facilitarão o comércio com países vizinhos, como o Brasil. Ele também enfatizou a importância estratégica dos aeroportos na região, ressaltando a proximidade de três aeroportos com capacidade internacional: Acre, Madre de Dios e Cobija, na Bolívia.

Além disso, o embaixador salientou o potencial turístico da região, com suas vastas áreas naturais protegidas e florestas exuberantes. Ele destacou a tendência crescente do turismo ecológico, afirmando: “O turismo de visitar áreas naturais, e essa é uma região que tem a maior parte de seu território coberto por florestas, tem áreas naturais protegidas. (…) Temos os atrativos naturais para atrair turistas e temos a infraestrutura de acesso para que isso seja possível.”

O encontro teve como objetivo discutir questões econômicas e oportunidades de colaboração entre Acre e Peru

Em suas palavras finais, Martínez enfatizou a importância da vontade política das autoridades locais em aproveitar as oportunidades: “As condições estão dadas. O que precisamos fazer é fortalecer essa tendência com a vontade política de nossas autoridades e aproveitar essas oportunidades.”

A entrevista completa com o embaixador Walter Heredía Martínez será transmitida na próxima segunda-feira, às 11h30, nos canais de rádio e televisão Juruá. Não perca essa oportunidade de conhecer mais sobre as perspectivas de cooperação entre Acre e Peru.

Comentários

Continue lendo

Acre

Câmara de segurança mostra assalto e fuga de bandidos em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O assalto foi captado pelas câmeras de segurança e a fuga foi filmada por pessoas que estavam em um prédio próximo. As imagens servirão para a identificação dos criminosos.

Toda a ação foi registrada. Foto Montagem

Dois homens assaltaram uma Bomboniere na noite dessa terça-feira, 30, na Avenida Boulevard Thaumaturgo, em Cruzeiro do Sul. Os dois, usando roupas esportivas, entram no local onde havia vários clientes. Um deles aponta a arma para a cabeça do empresário e o outro pega todo o dinheiro do caixa.

Após o crime os dois saem correndo. Um deles deixa cair algo e volta para buscar, mas o que parece ser um celular, é deixado para trás. Eles correm pela Boulevard Thaumaturgo nas proximidades do Sebrae e sobem até a Avenida 25 de Agosto, quando sobem em um carro de carroceria que já esperava a dupla. Um deles entra na parte dianteira do veículo e o outro segue na carroceria.

Toda a ação foi registrada. Dentro do comércio, o assalto foi captado pelas câmeras de segurança e a fuga foi filmada por pessoas que estavam em um prédio próximo. As imagens servirão para a identificação dos criminosos.

Os dois homens que aparecem nas imagens e um cúmplice foram presos em flagrante pela polícia Civil.

Veja o vídeo da ação:

Comentários

Continue lendo