Extra
Sucesso de Público; Hilary Katryne é eleita Rainha da Produção do Festival de Macaxeira

Superando as expectativas e com um público de cerca de 30 mil pessoas, de acordo com dados divulgados pela Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), a abertura oficial do 1º Festival da Macaxeira foi um sucesso. Com o objetivo de valorizar e fomentar a cultura da mandioca, além de incentivar o plantio do tubérculo e apresentar ao público as mais diversas variedades de produtos produzidos à base da raiz, a festa movimentou a região central da capital acreana na noite de quarta-feira (26).
Na ocasião, o prefeito de Rio Branco afirmou que o evento já estava um sucesso, classificando-o como a vitrine do setor produtivo da capital acreana, além de ressaltar a segurança disponibilizada para o Festival.

“O Festival da Macaxeira já é um grande evento, onde as pessoas vão poder ver aqui a vitrine da nossa zona rural. Eu tenho certeza absoluta que o trabalho aqui vai ser lindo, não teremos problema, porque nós teremos aqui nada menos que 70 a 100 policiais militares toda noite, mais o pessoal nosso da segurança privada. Tenho certeza, pode vir pra nossa festa, que vai ser uma festa super segura. Nós fizemos uma parceria com a Acisa no valor de um milhão e duzentos mil reais para cobrir todas as despesas, o que eu acho que é muito bom, que o nosso povo de Rio Branco merece. Um valor desse para a Prefeitura Rio Branco não tem nenhum problema, porque eu tenho certeza que ele reverte em muito mais para a sociedade e para aqueles que vêm trabalhar e tirar o seu sustento aqui da festa.”
Para abrilhantar a festa, o cantor sertanejo, Felipe Araújo foi a atração principal do evento levando o público a cantar seus novos e antigos sucessos. O artista disse estar muito feliz e orgulhoso por abrir o 1º Festival da Macaxeira com seu show.

Vencedora do Rainha da Produção (Foto: Marcos Araújo / Assecom)
“Para mim é motivo de muito orgulho, Rio Branco é uma cidade que eu amo demais, já acompanho, já venho a Rio Branco há muitos anos, acho que primeira vez que eu vim aqui eu tinha dupla sertaneja ainda, há muito tempo atrás, eu era um moleque, tinha 16 anos de idade, E hoje estar aqui no primeiro Festival da Macaxeira, no primeiro dia abrindo essa festa, é motivo de muito orgulho, acho que o nome vai ficar marcado nesse festival. E eu espero voltar todos os anos, se Deus quiser.”

Responsável pela pasta que cuida do setor produtivo de Rio Branco, Eracides Caetano, Secretário Municipal de Agricultura (Seagro) foi assertivo ao dizer que o Festival da Macaxeira veio para ficar.
“Esse é primeiro festival e eu tenho certeza que vai ficar para muitos e muitos anos. Só tínhamos a Feira do Peixe, que está na 13ª edição e agora a gente tem aí o Festival da Macaxeira. Isso aí é para mostrar o trabalho do nosso produtor, que tem já três anos que trabalhamos com eles, dando incentivo. A prefeitura tem preparado a terra, adubado, aplicado calcário, feito análise de solo, transportado a produção deles, tudo a custo zero. Essa é uma determinação do nosso prefeito. Desde que a gente chegou aqui em Rio Branco, a gente faz esse trabalho aí com os produtores de toda a região do município.”
O presidente da Acisa, empresário Marcelo Moura, revelou que a expectativa para o Festival da Macaxeira era a melhor possível afirmando ainda que todos os envolvidos na realização da festa estavam muito comprometidos.
“A gente tá muito comprometido, é um festival feito com muito capricho, com muito zelo, em alusão a todo o trabalho que a comunidade rural faz de subsistência, de plantio, de industrialização da macaxeira como um produto essencial aos acreanos. A gente fica muito feliz em homenagear as famílias que ficam no entorno rural de Rio Branco, mas de todo o Acre também. É o primeiro festival, eu espero que dê tudo certo, agradeço a todos os fornecedores, colaboradores, as pessoas que ajudaram, a Prefeitura principalmente, que fez isso acontecer, o pessoal da Acisa, que ajudou demais também na realização deste primeiro festival, e, com certeza, vocês vão ver que a população vai ficar muito feliz com isso”.

Cerca de 30 mil pessoas prestigiaram o evento (Foto: Marcos Araújo / Assecom)
Representando o governo do Acre, a vice-governadora Mailza Assis, participou da abertura oficial da festa e teceu elogios aos organizadores asseverando que a iniciativa é a valorização da cultura acreana e do homem do campo.
É a valorização da nossa cultura. Uma coisa nova, um produto que o nosso estado consome tanto, que tem tantos derivados especiais como a nossa farinha, é de certa forma uma exposição com grande valor que fomenta a nossa economia e também traz o lazer, a diversão para a nossa população, e o Estado precisa dar esse suporte agora em parceria com o prefeito Bocalom, unindo forças para fazer o bem para a nossa população.”

Após a abertura oficial, o público pode prestigiar a escolha da Rainha da Produção. Quatorze candidatas disputaram o título que foi vencido pela microempresária Hilary Katryne, de 19 anos, que comemorou bastante. Emocionada, a Rainha da Produção revelou que gastou mais de R$ 4 mil na produção de roupa para sua apresentação.
“É um sentimento de muita emoção. Em meio de tantas meninas que se dedicaram para esse concurso é um desafio realmente, mas graças a Deus deu tudo certo. Orei muito, pedi para Deus e graças a Deus deu tudo certo. O investimento é muito alto para participar desses concursos. É um valor bem alto. Também tem que fazer show pirotécnico, tem que investir em mídia. É muita coisa, gente. O valor chega a mais ou menos R$ 4 mil com toda a produção.”
Comentários
Extra
Procissão de São Sebastião reúne fiéis, movimenta Xapuri e cidades do Acre
Considerada a segunda maior festividade religiosa do estado, celebração atrai cerca de 15 mil pessoas e contou com missas, quermesses e show nacional
A tradicional procissão de São Sebastião, realizada no município de Xapuri, reafirmou neste ano sua posição como a segunda maior festividade religiosa do Acre e uma das mais prestigiadas do Brasil. O evento, que tradicionalmente reúne cerca de 15 mil fiéis, mobilizou moradores, romeiros e visitantes de diversas regiões do estado e do país.
A Paróquia São Sebastião preparou uma programação extensa, com missas diárias a partir das 19h, celebradas por padres convidados. Além das celebrações religiosas, o novenário contou com apresentações artísticas e quermesses ao final de cada noite, fortalecendo o caráter religioso e cultural da festividade.
As comemorações em Xapuri tiveram início na última sexta-feira (16) e trouxeram uma novidade neste ano. Na noite de segunda-feira (19), o cantor nacional Wanderley Andrade realizou um show com duração aproximada de duas horas e meia, animando o público em um evento considerado atípico para o período do novenário. Segundo a organização, a apresentação foi marcada por forte interação e grande participação popular.
Na capital acreana, a paróquia dedicada a São Sebastião também promoveu celebrações especiais, reforçando a tradição centenária de devoção ao santo no estado. As atividades religiosas e culturais envolveram a comunidade local e fiéis de diferentes bairros.
Na regional do Alto Acre, o município de Epitaciolândia também celebrou o Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade. A programação incluiu missas, bingos e outras atividades religiosas, reunindo fiéis da Paróquia de São Sebastião em momentos de fé e confraternização.
Comentários
Extra
No governo Lula, Brasil tem recorde de feminicídios em 2025: média de 4 mortes por dia

Arte/Metrópoles
O Brasil registrou, em 2025, o maior número de feminicídios já contabilizado no país. Ao menos 1.470 mulheres foram assassinadas em contextos de violência doméstica, familiar ou por misoginia, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
O número representa uma média de quatro mortes por dia e supera os 1.464 casos registrados em 2024, indicando um aumento mínimo de 0,41%.
A quantidade de vítimas ainda pode aumentar, uma vez que Alagoas, Paraíba, Pernambuco e São Paulo não enviaram as estatísticas referentes ao mês de dezembro de 2025.
Entre os estados, São Paulo lidera o ranking, com 233 casos, mesmo sem os dados de dezembro. Em seguida aparecem Minas Gerais, com 139, e o Rio de Janeiro, com 104 registros.
Veja número de casos por estado:
Ao longo de 2025, os números oscilaram entre meses de alta e queda. Abril concentrou o maior número de ocorrências, com 138 feminicídios, seguido por outubro e novembro, ambos com 135 casos.
O país também registrou um avanço nas tentativas de feminicídio. Em 2025, foram 3.702 ocorrências, contra 3.185 em 2024, uma alta de 16,3%.
A média diária passou de oito tentativas por dia em 2024 para dez em 2025, reforçando o agravamento da violência contra mulheres no país.
Lei do Feminicídio
- Em 2026, a Lei do Feminicídio, completa 11 anos desde a sanção da então presidente Dilma Rousseff (PT) em 9 março de 2015.
- Em 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que endurece a pena para quem cometer o crime.
- Agora, a prisão pelo crime pode ser de até 40 anos.
- A pena é a maior prevista no Código Penal do país e, com a nova lei, haverá maior punição também para ocorrências de lesão corporal e violência doméstica.
Como denunciar violência contra as mulheres
A Central de Atendimento à Mulher, Ligue 180, é um serviço público que atua no combate à violência contra as mulheres. A ligação é gratuita e está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Ele oferece os seguintes serviços:
- Orientação sobre leis, direitos das mulheres e serviços disponíveis na rede de apoio;
- Registro e encaminhamento de denúncias aos órgãos competentes;
- Registro de reclamações e elogios sobre os atendimentos prestados pelos serviços da rede.
As ligações podem ser feitas de qualquer lugar do Brasil e é possível acessar o serviço por meio do chat no WhatsApp, pelo número (61) 99610-0180.
Em situações de emergência, deve-se acionar a Polícia Militar, pelo número 190.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Extra
Chuvas intensas derrubam ponte em ramal de Epitaciolândia
Estrutura no Ramal da Torre não resistiu à força da água; município mobiliza equipe para restabelecer a trafegabilidade
As fortes chuvas registradas na regional do Alto Acre continuam causando prejuízos e transtornos nesta terça-feira (20). Em Epitaciolândia, o grande volume de água elevou o nível dos igarapés e provocou a queda de uma ponte localizada no Ramal da Torre, a cerca de 29 quilômetros da zona urbana do município.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram que a estrutura não resistiu à força da correnteza e acabou sendo praticamente arrastada pela água. O incidente comprometeu o acesso de moradores da região, que dependem do ramal para deslocamento e escoamento da produção.
Uma moradora registrou a situação em vídeo e encaminhou as imagens à administração municipal. Segundo informações preliminares, a Prefeitura de Epitaciolândia já estaria organizando uma equipe para se deslocar até o local e adotar providências emergenciais, com o objetivo de restaurar a ponte e garantir o retorno da trafegabilidade o mais rápido possível.
Dados da Agência Nacional de Águas (ANA) apontam que foram registrados 43,2 milímetros de chuva até as 13h, no horário local. A previsão meteorológica indica que o tempo deve permanecer instável nos próximos dias. A aproximação de uma fraca onda polar, aliada à entrada de pulsos úmidos vindos do oceano Atlântico, deve manter a ocorrência de chuvas intensas no Acre pelo menos até sexta-feira, dia 23 de janeiro.
































Você precisa fazer login para comentar.