Geral
Sucateamento e pandemia não foram suficientes para conter o avanço do ensino técnico no Acre
Quando a gestão do Acre mudou de mãos, a educação técnica e profissionalizante agonizava. Instituições sucateadas e centenas de acreanos aguardavam a retomada dos cursos que já estavam parados há quase dois anos,
Seis meses após assumir o Executivo estadual, o governador Gladson Cameli entregou nas mãos de Francineudo Costa a árdua missão de resgatar a educação profissional e retomar as atividades do até então Instituto Dom Moacyr.
Quase dois anos e meio depois o, agora, Instituto de Educação Profissional e Tecnológica Dom Moactr (IEPTEC – Dom Moacyr) já certificou e diplomou cerca de 1.200 acreanos concludentes de cursos técnicos e de qualificação profissional ofertados pela instituição.
Na ultima sexta-feira, 10, foi realizada mais uma cerimonia de diplomação. Uma noite muito especial e de grande alegria para 87 concludentes de cursos técnicos na área da saúde, sendo 05 em Órtese e Prótese, 25 em Análises Clínicas, 12 em Técnico em Enfermagem e 45 em Vigilância em Saúde.
As formações são resultado da união de forças entre Governo Federal com o Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/Novos Caminhos), Governo do Acre por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), IEPTEC Dom Moacyr, e a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) com o Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profap’s).
O Profap’s foi responsável pela formação de 32 concludentes do curso Técnico em Vigilância em Saúde.

Coordenadora da ETSMMR entregando o diploma a uma formanda do curso Técnico em Órteses e Próteses. Foto: Assessoria Ieptec.
A cerimonia de formatura aconteceu no auditório da SEE que ficou lotado por familiares e amigos dos concludentes. A solenidade contou com a participação do presidente do IEPTEC, Francineudo Costa, da coordenadora-geral do Pronatec da rede IEPTEC, Girlane Souza, e Aldenice Ferreira, coordenadora-geral da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSMMR), instituição de ensino da rede IEPTEC, responsável pela execução dos cursos.
“Desde quando assumimos a responsabilidade de conduzir os trabalhos no IEPTEC, a missão era reestruturar e modernizar a educação profissional. Só esse ano nós percorremos todo o estado certificando e diplomando, somando cerca de 1.200 acreanos qualificados pelo IEPTEC e seus centros parceiros. Mas nada disso seria possível se não fosse o apoio do governador Gladson Cameli que tem dado uma atenção especial às ações do instituto. Mais formaturas estão por vir, e novos cursos técnicos e de qualificação profissional serão ofertados no ano que vem”, enfatizou Francineudo Costa.
Recentemente Francineudo Costa e Aldenice Ferreira participaram da diplomação e certificação de pelo menos três cursos na região do Vale do Juruá e outros dois na cidade de Sena Madureira.
Sentimento de dever cumprido e gratidão, foi assim que Aldenice Ferreira, coordenadora-geral da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha descreveu o momento.
“Estamos aqui com um enorme sentimento de gratidão e de dever cumprido. Gratidão pela oportunidade que me foi confiada de conduzir os trabalhos da escola técnica num momento tão delicado em que todos os cursos estavam parados e que essas pessoas já estavam perdendo a esperança de concluir um curso técnico, gratidão pelo apoio, respeito e carinho de muitos que entenderam e estão juntos nessa caminhada, e o sentimento de dever cumprido por hoje estarmos celebrando a diplomação de quase 90 profissionais, de enxergar a satisfação, o orgulho e a alegria nos rosto de cada um. Que possamos levar mais alegria a mais acreanos”, comemorou.
Até o dia 31 de dezembro o IEPTEC estará realizando novas formaturas. Para 2022, Francineudo Costa revelou que estão programados novos cursos técnicos e de qualificação profissional com vagas a serem ofertadas para os 22 municípios do Acre.
“Estamos trabalhando para no inicio do próximo ano ofertarmos vagas nos novos cursos técnicos e de qualificação profissional contemplando todos os municípios do estado”, revelou.
Comentários
Geral
Réu é condenado a quase 10 anos de prisão por tentativa de homicídio em Rio Branco
Conselho de Sentença do Tribunal do Júri condena Athos Nascimento de Freitas por crime ocorrido durante sessão de tortura no bairro Cidade Nova; segundo acusado foi absolvido por falta de provas

Comentários
Geral
Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Cadeia Velha, em Rio Branco
Polícia apreendeu cocaína, skank e materiais usados no fracionamento dos entorpecentes

Comentários
Geral
Incêndio destrói casa de madeira e atinge residência vizinha em Rio Branco
Fogo ocorreu no bairro Wanderley Dantas; não houve feridos






















Você precisa fazer login para comentar.