Conecte-se conosco

Geral

Sucateamento e pandemia não foram suficientes para conter o avanço do ensino técnico no Acre

Publicado

em

Quando a gestão do Acre mudou de mãos, a educação técnica e profissionalizante agonizava. Instituições sucateadas e centenas de acreanos aguardavam a retomada dos cursos que já estavam parados há quase dois anos,

Seis meses após assumir o Executivo estadual, o governador Gladson Cameli entregou nas mãos de Francineudo Costa a árdua missão de resgatar a educação profissional e retomar as atividades do até então Instituto Dom Moacyr.

Quase dois anos e meio depois o, agora, Instituto de Educação Profissional e Tecnológica Dom Moactr (IEPTEC – Dom Moacyr) já certificou e diplomou cerca de 1.200 acreanos concludentes de cursos técnicos e de qualificação profissional ofertados pela instituição.

Francineudo entregando o diploma ao formando do curso Técnico de Vigilância em Saúde.

Na ultima sexta-feira, 10, foi realizada mais uma cerimonia de diplomação. Uma noite muito especial e de grande alegria para 87 concludentes de cursos técnicos na área da saúde, sendo 05 em Órtese e Prótese, 25 em Análises Clínicas, 12 em Técnico em Enfermagem e 45 em Vigilância em Saúde.

As formações são resultado da união de forças entre Governo Federal com o Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/Novos Caminhos), Governo do Acre por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), IEPTEC Dom Moacyr, e a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) com o Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profap’s).

O Profap’s foi responsável pela formação de 32 concludentes do curso Técnico em Vigilância em Saúde.

Coordenadora da ETSMMR entregando o diploma a uma formanda do curso Técnico em Órteses e Próteses. Foto: Assessoria Ieptec.

A cerimonia de formatura aconteceu no auditório da SEE que ficou lotado por familiares e amigos dos concludentes. A solenidade contou com a participação do presidente do IEPTEC, Francineudo Costa, da coordenadora-geral do Pronatec da rede IEPTEC, Girlane Souza, e Aldenice Ferreira, coordenadora-geral da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSMMR), instituição de ensino da rede IEPTEC, responsável pela execução dos cursos.

“Desde quando assumimos a responsabilidade de conduzir os trabalhos no IEPTEC, a missão era reestruturar e modernizar a educação profissional. Só esse ano nós percorremos todo o estado certificando e diplomando, somando cerca de 1.200 acreanos qualificados pelo IEPTEC e seus centros parceiros. Mas nada disso seria possível se não fosse o apoio do governador Gladson Cameli que tem dado uma atenção especial às ações do instituto. Mais formaturas estão por vir, e novos cursos técnicos e de qualificação profissional serão ofertados no ano que vem”, enfatizou Francineudo Costa.

Recentemente Francineudo Costa e Aldenice Ferreira participaram da diplomação e certificação de pelo menos três cursos na região do Vale do Juruá e outros dois na cidade de Sena Madureira.

Sentimento de dever cumprido e gratidão, foi assim que Aldenice Ferreira, coordenadora-geral da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha descreveu o momento.

“Estamos aqui com um enorme sentimento de gratidão e de dever cumprido. Gratidão pela oportunidade que me foi confiada de conduzir os trabalhos da escola técnica num momento tão delicado em que todos os cursos estavam parados e que essas pessoas já estavam perdendo a esperança de concluir um curso técnico, gratidão pelo apoio, respeito e carinho de muitos que entenderam e estão juntos nessa caminhada, e o sentimento de dever cumprido por hoje estarmos celebrando a diplomação de quase 90 profissionais, de enxergar a satisfação, o orgulho e a alegria nos rosto de cada um. Que possamos levar mais alegria a mais acreanos”, comemorou.

Até o dia 31 de dezembro o IEPTEC estará realizando novas formaturas. Para 2022, Francineudo Costa revelou que estão programados novos cursos técnicos e de qualificação profissional com vagas a serem ofertadas para os 22 municípios do Acre.

“Estamos trabalhando para no inicio do próximo ano ofertarmos vagas nos novos cursos técnicos e de qualificação profissional contemplando todos os municípios do estado”, revelou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Homem é preso por participação na morte de Damião Sales em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Crime ocorreu durante bebedeira com uso de drogas; dois suspeitos já detidos e um continua foragido

Um homem de 24 anos, identificado como Uelisson, conhecido por “Biti”, foi preso neste domingo (1º) pela Polícia Militar do Acre por participação na morte de Damião Silva Sales, de 36 anos, ocorrida no mesmo dia, em Cruzeiro do Sul. A vítima foi encontrada enforcada e o corpo jogado em um igarapé na Vila Lagoinha, conforme informações policiais.

Outro suspeito, identificado como Antônio Célio Silva Pereira, de 25 anos, se entregou espontaneamente à Polícia Militar e confessou participação no crime. Um terceiro acusado, conhecido como Derli, segue foragido e é procurado pelas autoridades.

Segundo relatos colhidos durante a investigação, o crime ocorreu após uma confraternização com uso de bebida alcoólica e drogas entre os envolvidos. Conforme relato de Célio, após um desentendimento, Damião teria ido até sua casa, retornado com um terçado e, em seguida, foi derrubado por um soco desferido por Célio. O suspeito então teria tomado o terçado da vítima, usado sua camisa para asfixiá-lo e, em seguida, lançado o corpo no igarapé no início do Ramal dos Caracas. Testemunhas informaram que Uelisson teria filmado parte dos acontecimentos e auxiliado no transporte do corpo até o local onde foi abandonado. Uelisson, contudo, negou participação direta no homicídio, afirmando que só tomou conhecimento dos fatos depois de ocorridos, mas foi mantido preso pelas autoridades.

O caso está sob investigação da Polícia Civil do Acre, que busca esclarecer a dinâmica completa dos fatos e localizar o terceiro envolvido. A vítima foi identificada oficialmente após a localização de seu corpo no igarapé, e a ocorrência segue em andamento com os procedimentos legais cabíveis.

Comentários

Continue lendo

Geral

Casal é agredido e assaltado por grupo na Gameleira, em Rio Branco

Publicado

em

Vítimas relatam ataque de cerca de 15 pessoas; caso é investigado pela Polícia Civil

Um casal foi vítima de agressão e assalto na madrugada do último domingo (2), no Calçadão da Gameleira, no Segundo Distrito de Rio Branco. O crime é investigado pela Delegacia de Roubos e Extorsões.

De acordo com as vítimas, eles saíam de um bar na região quando foram abordados por um grupo com cerca de 15 pessoas. Os suspeitos afirmaram integrar o “Bonde dos 13” e acusaram o casal de pertencer a uma facção rival. Em seguida, iniciaram as agressões com socos e chutes.

“Eles diziam que nós éramos de uma facção rival, quando na realidade somos trabalhadores e estávamos no local para nos divertir”, afirmou o marido.

O casal relatou que passou a noite de sábado na área central e decidiu retornar para casa na madrugada. Ao se dirigirem ao ponto onde a motocicleta estava estacionada, foram cercados e atacados.

As vítimas sofreram lesões e procuraram atendimento médico. O homem ficou com hematomas pelo corpo e dificuldade de locomoção. A mulher também apresentou marcas das agressões.

Após o espancamento, o grupo roubou pertences pessoais e levou a motocicleta do casal, utilizada como meio de transporte da família para o trabalho. Testemunhas presenciaram a ação, mas não intervieram por receio de represálias.

A Polícia Civil do Acre busca imagens de câmeras de monitoramento instaladas na região, inclusive do programa Rio Branco Mais Segura, para identificar os envolvidos e esclarecer o caso. O casal registrou ocorrência e as investigações seguem em andamento.

Comentários

Continue lendo

Geral

Um dos seis foragidos do presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, é recapturado; buscas continuam por outros cinco detentos

Publicado

em

Anderson Galvão da Silva foi localizado por policiais penais; operação integrada com Gefron e Ciopaer segue em andamento na região

Anderson Galvão da Silva, foi encontrado por policiais penais que estão nas buscas pelos foragidos juntos com outras forças de segurança. Foto: captada 

Um dos seis presos que fugiram do presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul neste domingo (1º), foi recapturado pela Polícia Penal. O homem, Anderson Galvão da Silva, foi encontrado por policiais penais que estão nas buscas pelos foragidos junto com outras forças de segurança.

A fuga dos seis presos aconteceu no Bloco 8 por volta das 13h30, e as circunstâncias estão sendo apuradas pelas autoridades competentes .

Seguem nas buscas pelos outros cinco presos a Polícia Penal, o Grupo Especial de Operações em Fronteiras (Gefron) e demais forças de segurança do Estado, com atuação concentrada em Cruzeiro do Sul e áreas adjacentes. O helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) está sendo usado nas ações para agilizar a varredura em áreas de difícil acesso.

De acordo com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), a operação de recaptura foi iniciada imediatamente após a constatação da evasão. O presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, afirmou que todas as forças de segurança estão empregando esforços para localizar os foragidos.

Permanecem foragidos:
  • Tiago Gomes da Silva;

  • Messias Cavalcante Pedrosa;

  • Taisson Gomes de Souza;

  • Bruno do Nascimento Monteiro;

  • Antônio da Silva e Silva.

As autoridades orientam que informações sobre o paradeiro dos foragidos sejam repassadas de forma anônima aos canais oficiais das forças policiais. A fuga ocorre cerca de um mês após uma tentativa registrada no último dia 1º de fevereiro na mesma unidade.

Comentários

Continue lendo