fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Sozinho, empresário de Epitaciolândia idealiza megaempreendimento à margem da BR-317, no Alto Acre

Publicado

em

Na cara e na coragem

Sozinho, empresário de Epitaciolândia idealiza megaempreendimento à margem da BR-317, no Alto Acre

Por Raimari Cardoso

Um conjunto de edificações que estão sendo erguidas na margem direita da BR-317, um pouco antes da entrada do município de Epitaciolândia, começa a chamar a atenção de quem viaja à cidade fronteiriça pela imponência da obra que ocupará uma área de cerca de 50 mil m², o que corresponde a mais ou menos cinco campos de futebol.

Uma placa informativa posicionada para os dois sentidos da rodovia federal anuncia que ali haverá em breve um empreendimento ousado e inovador no estado do Acre: Uma estação aduaneira onde se instalarão órgãos como o Dnit e a Suframa, entre outros, e que terá uma superestrutura de serviços a ser oferecida a viajantes, caminhoneiros e turistas.

A estação terá hotel de nível duas estrelas, uma churrascaria que promete ser uma das melhores do estado, posto de combustível com conveniência, lava a jato, lavanderia, lanchonetes e estacionamento para 150 carretas. Uma estrutura estimada em mais de R$ 6,5 milhões que gerará, de acordo com o empresário responsável pelo empreendimento, cerca de 125 empregos diretos quando estiver em funcionamento.

O comerciante Manoel da Silva Oliveira, filho de Epitaciolândia e empresário do ramo da movelaria, é o homem por trás da ideia. Segundo ele, apesar do tamanho, o projeto não conta, por enquanto, com parcerias governamentais ou do setor privado.

“Não estou contando com a ajuda de ninguém, por enquanto. Somos só eu e Deus, na certeza de que tudo vai dar certo”, afirma.

A área construída terá dois níveis. Na parte inferior, funcionarão os escritórios de despachantes, posto de combustível, hotel, lanchonetes e demais serviços. No nível de cima, estará a churrascaria, com acesso por uma rampa de cerca de 20 metros. Atualmente, mais de cinquenta trabalhadores tocam as obras iniciadas há quatro meses.

Manoel Oliveira explica que todos os projetos relacionados à obra estão prontos, assim como toda a parte relacionada às licenças e demais documentações. Segundo ele, são quatro caixas com cerca de 60 quilos de papel contendo toda a documentação relacionada aos trâmites de autorização do empreendimento.

“É uma obra que pretende se tornar um cartão-postal da cidade, que está crescendo naquela direção. Será um empreendimento de referência para os quatro municípios da regional: Epitaciolândia, Brasiléia, Xapuri e Assis Brasil, que nós temos certeza de que vai contribuir com toda a região por meio da geração de emprego, da prestação de serviços e da circulação de pessoas do Brasil e do exterior”, diz.

Oliveira afirma ainda que tem a expectativa de apoio governamental para o empreendimento, principalmente no que diz respeito à estruturação das pistas de rolamento para a desaceleração de carretas.

O empresário aguarda também a liberação de recursos financeiros de financiamento feito junto ao Banco da Amazônia (BASA) por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).

O FNO é a principal fonte de recursos financeiros estáveis para o crédito de fomento da Região Norte e um dos principais instrumentos econômico-financeiros de execução da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), elaborada pelo Ministério da Integração Nacional.

Coincidência com obras estruturantes

A iniciativa da estação aduaneira de Epitaciolândia coincide com a expectativa da realização de obras estruturantes na regional do Alto Acre para os próximos anos.

A BR-317 já começou neste ano a passar por uma restauração completa, desde a fronteira do Acre com o Amazonas, que tem a previsão de consumir mais de R$ 300 milhões nos próximos dois anos, sem contar com o projeto de construção do Anel Viário de Brasiléia, previsto para sair do papel em 2020.

Comentários

Continue lendo

Extra

Mulher na Presidência: Prefeita Fernanda Hassem Assume a Liderança da Associação dos Municípios do Acre

Publicado

em

Fernanda já era vice-presidente do Conselho Diretor e agora assume o cargo no lugar do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, que se afasta da presidência da Amac por conta da disputa pela reeleição. Fernanda, como está em seu último mandato, pode assumir o cargo.

Em seu discurso de posse, Fernanda Hassem destacou sua visão de promover a união entre os municípios, fortalecer as políticas públicas e buscar soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelas cidades acreanas, entre elas de difícil acesso. Foto: Alexandre Lima.

Fernanda Hasem assume a presidência da Amac nesta quarta-feira no lugar de Bocalom

Com assessoria

A Prefeita Fernanda Hassem nesta quarta-feira 29, faz história ao tornar-se a segunda mulher a assumir a presidência da Associação dos Municípios do Acre.

Hassem tem um legado de sucesso na política acreana, foi vereadora, prefeita por dois mandatos, vice- Presidente da AMAC e agora assume a presidência da instituição.

Liderar a associação representa um marco significativo para a representatividade feminina no cenário político local.

A prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, assume nesta quarta-feira (29) a presidência da Associação dos Municípios do Acre (Amac). Fotos: ton Lindoso

Em seu discurso de posse, Fernanda Hassem destacou sua visão de promover a união entre os municípios, fortalecer as políticas públicas e buscar soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelas cidades acreanas, entre elas de difícil acesso.

Sua experiência como prefeita de Brasileia e seu compromisso com a transparência e a participação cidadã geram expectativas positivas em relação à sua gestão à frente da Associação dos Municípios do Acre.

Como presidente, Fernanda Hassem planeja priorizar pautas importantes com todos os prefeitos acreanos, visando o desenvolvimento sustentável e à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos do estado, frisou Bocalon.

A transmissão do cargo de Presidente feito pelo até então presidente Prefeito Tião Bocalom, e representa não apenas um avanço para a equidade de gênero na política local, mas também uma oportunidade para novas perspectivas e abordagens na gestão municipal.

Tião Bocalom, que se afasta da presidência da Amac por conta da disputa pela reeleição. Fernanda, como está em seu último mandato, pode assumir o cargo. Foto: Ton Lindoso 

A posse de Fernanda Hassem como presidente da Associação dos Municípios do Acre reflete um cenário de mudanças e renovação no meio político, onde a diversidade e a inclusão ganham cada vez mais espaço.

A sua liderança promete inspirar outras mulheres e fortalecer o papel feminino em posições de destaque na administração pública.

Quem é Fernanda Hassem?

Fernanda Hassem Cesar é natural de Brasiléia (AC), nascida em 26 de dezembro de 1981, iniciou sua vida como Funcionária Pública muito jovem, iniciando  como Coordenadora do Adjunto da Solidariedade do Estado do Acre (2003).

É formada em Assistência Social pela UNOPAR (2008);  Professora de Ensino Fundamental (2009), Secretária Municipal de Comunicação da Prefeitura Municipal de Brasiléia (2006 à 2012); Vereadora do Município de Brasiléia (2013 à 2016); foi eleita Prefeita Municipal em 2016, para o Mandato no quadriênio 2017/2020. Foi reeleita Prefeita de Brasileia para o mandato 2021/2024.

Veja vídeo ContilNet: 

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA – AVISO DE PRORROGAÇÃO DE LICITAÇÃO 

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA

COMISSÃO MUNICIPAL PERMANENTE DE LICITAÇÃO – CMPL

AVISO DE PRORROGAÇÃO DE LICITAÇÃO 

PREGÃO PRESENCIAL N° 004/2024

A Prefeitura Municipal de Epitaciolândia, Estado do Acre, através da Comissão de Contratação, no uso de suas atribuições legais, torna público para conhecimento dos interessados, a PRORROGAÇÃO de prazo da abertura do processo licitatório do PREGÃO PRESENCIAL Nº 004/2024 (Objeto: Contratação de serviços de transporte escolar terrestre (pessoa física e jurídica), com condutor e com monitor de alunos, destinado a atender os alunos matriculados na rede Municipal de Ensino do Município de Epitaciolândia/Acre), marcada para o dia 29/05/2024 às 09h00min (nove) horas, terá sua data prorrogada para o dia 05/06/2024 no mesmo horário, por interesse da Administração, sem alteração no edital.

Epitaciolândia/AC, 24 de maio de 2024.

Agleison Rodrigues dos Santos

Agente de Contratação

Decreto nº 003/2024

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE ADIAMENTO

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA

COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO

AVISO DE ADIAMENTO

PREGÃO PRESENCIAL SRP N° 005/2024

OBJETO: Registro de preços para eventual e futura Contratação de Pessoa Jurídica para o fornecimento de gêneros alimentícios e materiais de limpeza, destinados a atender as necessidades das 36 (trinta e seis) unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, e Secretarias da Prefeitura Municipal de Brasiléia/AC.

Data da Abertura: 11 de junho de 2024, às 08h30min.

O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 23/05/2024 nos seguintes endereços eletrônicos:

Brasiléia/AC, 28 de maio de 2024.

Thaísa Batista Monteiro Pontes

Pregoeira

Comentários

Continue lendo