Geral
Solenidade da Polícia Militar em Xapuri celebra formatura de projeto social, lançamento de programa rural e entrega de equipamento de comunicação via satélite
A Polícia Militar do Acre (PMAC) promoveu, nessa sexta-feira, 22, um evento no Salão Paroquial da Igreja Católica São Sebastião, em Xapuri. A solenidade reuniu três importantes marcos: a formatura de 150 alunos do projeto Guardiões da Paz na Floresta, o lançamento da 2ª Patrulha Comunitária Rural da 2ª Companhia do 5º Batalhão e a incorporação de uma nova antena de comunicação via satélite Starlink.

Autoridades e representantes da comunidade local participaram da solenidade. Foto: Davi da Silva Barbosa/PAMAC
O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, incluindo o comandante-geral da PMAC, coronel Luciano Dias Fonseca, o deputado federal coronel Ulysses, e o tenente Marcus Roberto, comandante da PM em Xapuri, além de representantes da comunidade local.
O projeto Guardiões da Paz na Floresta celebrou a formatura de mais uma turma, composta por alunos de diversas escolas da região. Durante a cerimônia, a aluna Raniele Teixeira, da escola Bárbara Vieira, na Comunidade Vai Quem Quer, emocionou os presentes ao relatar os aprendizados significativos proporcionados pelo programa, como a conscientização sobre bullying e violência, além de reflexões sobre sonhos e superação de desafios.
Cleitiane dos Anjos, mãe de uma aluna da escola Padre Jósimo, localizada no Seringal São João do Guarani, compartilhou como o projeto trouxe mudanças positivas no comportamento de sua filha e contribuiu para a construção de um ambiente escolar mais acolhedor. “Esse projeto fez a diferença no ambiente social e coletivo, ajudando nossas crianças a superarem medos e construírem sonhos”, afirmou.

O Coronel Luciano Fonseca presidiu a solenidade. Foto: Davi da Silva Barbosa/PMAC
O professor Graciano Diogo também destacou o impacto do programa na conscientização e no fortalecimento do respeito mútuo entre os alunos. Ele enfatizou que o trabalho da PMAC preenche lacunas no conhecimento dos jovens e reforça valores essenciais para a comunidade.
O lançamento da 2ª Patrulha Comunitária Rural representa um avanço no atendimento às comunidades isoladas. Implementada em 2022, sob a liderança do tenente Marcus Roberto, a patrulha segue um modelo adaptado do Estado de Goiás, com ações voltadas à proximidade e à resolução de problemas locais.
A chegada de mais uma antena Starlink, fruto de uma parceria comunitária, simboliza um importante passo na melhoria da comunicação em regiões remotas, fortalecendo a atuação da PMAC no combate à criminalidade e no suporte às comunidades rurais.
O tenente Marcos Roberto ressaltou o compromisso da Polícia Militar com a inovação e o bem-estar social. “Cada iniciativa, seja no campo da educação ou na ampliação da segurança, reflete o nosso empenho em servir à sociedade acreana”, declarou.
Comentários
Geral
Instalação de vigas marca nova etapa na obra do Viaduto Mamedio Bittar

Fotos: PMRB
A construção do Viaduto Mamedio Bittar, em Rio Branco, na rotatória que liga a Avenida Ceará com a estrada Dias Martins, entrou em uma nova fase nesta quinta-feira, 24, com o início da instalação das primeiras vigas metálicas sobre os pilares de concreto. O prefeito Tião Bocalom esteve na obra para acompanhar os trabalhos.
A estrutura representa um dos principais investimentos da Prefeitura na área de mobilidade urbana e é considerada estratégica para desafogar o tráfego em um dos eixos mais movimentados da capital acreana.
Nesta etapa, estão sendo instaladas 25 vigas de aço, distribuídas em seis vãos da estrutura. As peças estão sendo transportadas dos estados do Rio de Janeiro e Rondônia, reforçando o compromisso da gestão com a celeridade da obra.
A montagem das vigas marca a segunda fase da construção, sucedendo a concretagem dos pilares, que já está praticamente finalizada.

Fotos: PMRB
De acordo com a Prefeitura de Rio Branco, a próxima etapa, após a conclusão dessa fase, será a finalização do tabuleiro do viaduto e os acabamentos, preparando a estrutura para a entrega à população.
O viaduto, localizado em uma área de grande fluxo de veículos, faz parte do pacote de obras de infraestrutura e mobilidade urbana promovido pela gestão municipal. O objetivo é melhorar a fluidez do trânsito, reduzir o tempo de deslocamento diário da população e fomentar o desenvolvimento urbano e econômico da região.
A expectativa é que, além de cumprir uma função estrutural fundamental, o Viaduto Mamedio Bittar se torne um marco urbano de Rio Branco, contribuindo para a valorização dos imóveis do entorno, promovendo maior integração entre bairros e fortalecendo a infraestrutura da cidade.
A obra tem previsão de entrega até o final deste ano.
Com informações da assessoria PMRB
Comentários
Geral
Menor é apreendido com entorpecentes no bairro Chico Mendes
Militares do 3° Batalhão de Polícia Militar apreenderam um menor com entorpecentes na tarde de quinta-feira, 24, no bairro Chico Mendes.
Os militares patrulhavam no bairro quando avistaram o menor com um invólucro contendo pasta a base de cocaína durante a abordagem os policiais encontraram dinheiro trocado.
Indagado sobre o entorpecente o menor afirmou que comercializava e indicou aos policiais onde estava escondido as substâncias, ao averiguar os policiais encontraram invólucros com pasta a base de cocaína e skunk.
O menor foi encaminhado à delegacia de flagrantes, juntamente com material ilícito apreendido para que fossem tomadas as providências cabíveis.
Comentários
Geral
Operação conjunta prende suspeito com armas e drogas em Rio Branco
Uma operação conjunta entre o Batalhão de Operações Especiais (BOPE/Coe) da Polícia Militar e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público, resultou na prisão de um indivíduo em Rio Branco, a ação ocorreu na sexta-feira, 25.
Ao chegar ao endereço indicado, a equipe tática da Coe realizou o cerco da residência, abordando o indivíduo que se encontrava na área. Após a apresentação dos mandados, foi iniciada a busca e apreensão no imóvel.
Durante as vistorias, os agentes encontraram uma pistola 7.65 com nove munições intactas, 101 gramas de uma substância análoga à cocaína, 24 papelotes de skunk, uma pedra de substância semelhante a oxidado, e uma quantia em dinheiro que se suspeita ser proveniente do tráfico de entorpecentes. Dois aparelhos celulares também foram apreendidos.
Todo o material ilícito apreendido, juntamente com o suspeito, foi encaminhado e apresentado à delegacia de polícia para as providências cabíveis.