fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Solenidade da Polícia Militar em Xapuri celebra formatura de projeto social, lançamento de programa rural e entrega de equipamento de comunicação via satélite

Publicado

em

A Polícia Militar do Acre (PMAC) promoveu, nessa sexta-feira, 22, um evento no Salão Paroquial da Igreja Católica São Sebastião, em Xapuri. A solenidade reuniu três importantes marcos: a formatura de 150 alunos do projeto Guardiões da Paz na Floresta, o lançamento da 2ª Patrulha Comunitária Rural da 2ª Companhia do 5º Batalhão e a incorporação de uma nova antena de comunicação via satélite Starlink.

Autoridades e representantes da comunidade local participaram da solenidade. Foto: Davi da Silva Barbosa/PAMAC

O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, incluindo o comandante-geral da PMAC, coronel Luciano Dias Fonseca, o deputado federal coronel Ulysses, e o tenente Marcus Roberto, comandante da PM em Xapuri, além de representantes da comunidade local.

O projeto Guardiões da Paz na Floresta celebrou a formatura de mais uma turma, composta por alunos de diversas escolas da região. Durante a cerimônia, a aluna Raniele Teixeira, da escola Bárbara Vieira, na Comunidade Vai Quem Quer, emocionou os presentes ao relatar os aprendizados significativos proporcionados pelo programa, como a conscientização sobre bullying e violência, além de reflexões sobre sonhos e superação de desafios.

Cleitiane dos Anjos, mãe de uma aluna da escola Padre Jósimo, localizada no Seringal São João do Guarani, compartilhou como o projeto trouxe mudanças positivas no comportamento de sua filha e contribuiu para a construção de um ambiente escolar mais acolhedor. “Esse projeto fez a diferença no ambiente social e coletivo, ajudando nossas crianças a superarem medos e construírem sonhos”, afirmou.

O Coronel Luciano Fonseca presidiu a solenidade. Foto: Davi da Silva Barbosa/PMAC

O professor Graciano Diogo também destacou o impacto do programa na conscientização e no fortalecimento do respeito mútuo entre os alunos. Ele enfatizou que o trabalho da PMAC preenche lacunas no conhecimento dos jovens e reforça valores essenciais para a comunidade.

O lançamento da 2ª Patrulha Comunitária Rural representa um avanço no atendimento às comunidades isoladas. Implementada em 2022, sob a liderança do tenente Marcus Roberto, a patrulha segue um modelo adaptado do Estado de Goiás, com ações voltadas à proximidade e à resolução de problemas locais.

A chegada de mais uma antena Starlink, fruto de uma parceria comunitária, simboliza um importante passo na melhoria da comunicação em regiões remotas, fortalecendo a atuação da PMAC no combate à criminalidade e no suporte às comunidades rurais.

O tenente Marcos Roberto ressaltou o compromisso da Polícia Militar com a inovação e o bem-estar social. “Cada iniciativa, seja no campo da educação ou na ampliação da segurança, reflete o nosso empenho em servir à sociedade acreana”, declarou.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil do Acre prende homem por violência doméstica na zona rural de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Prisão foi realizada pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Criança e Adolescente (DEMPCA), com base em mandado judicial. Foto: cedida.

A Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Criança e Adolescente (DEMPCA) de Cruzeiro do Sul, cumpriu, nesta semana, mandado de prisão contra um homem acusado de praticar violência doméstica e ameaçar fisicamente seus próprios familiares. A ação ocorreu na comunidade Vila Santa Luzia, localizada na zona rural do município.

A prisão foi determinada pelo Poder Judiciário após representação da autoridade policial responsável pelo caso. De acordo com as investigações, além de agredir fisicamente sua companheira, o homem também vinha causando pânico entre seus familiares, utilizando ameaças constantes para intimidá-los.

Segundo a autoridade policial da DEMPCA de Cruzeiro do Sul, a atuação rápida da Polícia Civil foi essencial para garantir a segurança da vítima e restaurar a tranquilidade na comunidade rural. “Trata-se de uma resposta firme contra práticas de violência doméstica, que não serão toleradas, seja na área urbana ou rural”, afirmou o delegado Vinícius Almeida.

O homem foi encaminhado ao presídio local, onde permanecerá à disposição da Justiça.

 

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Militar prende homem com mais de 43 kg de drogas no bairro Santa Inês

Publicado

em

Uma equipe da Companhia Rotam, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PMAC, prendeu um homem, na tarde desta quarta-feira, 06, e apreendeu mais de 43 kg de skank, em uma abordagem no Bairro Santa Inês. A ocorrência foi resultado de uma denúncia anônima, que informava características do local e detalhes da operação criminosa.

As informações iniciais davam conta de que um homem teria sido levado à força para dentro de uma residência, o que levantou suspeitas de um possível cárcere privado. Os policiais se dirigiram ao endereço informado e encontraram o portão da residência trancado, sendo possível visualizar, através da parte superior do muro, um indivíduo no interior da casa, agachado e aparentemente manuseando as drogas.

Ao perceber a presença policial o suspeito tentou se esconder, no entanto, diante da situação flagrante, os militares entraram pelo muro lateral do imóvel e conseguiram identificar, já na entrada da casa, uma expressiva quantidade de entorpecentes, disposta ao lado da parede. O homem foi abordado e, durante busca pessoal, foram encontrados R$ 2.450 em espécie no bolso de sua bermuda.

Na ação, foram apreendidos 43,14 kg de skunk, droga conhecida como a “supermaconha”, dois celulares e a quantia em dinheiro mencionada. O suspeito foi conduzido à Central de Flagrantes para os devidos procedimentos legais.

Comentários

Continue lendo

Geral

PM prende homem por tráfico de drogas no 1º Distrito

Publicado

em

1• Batalhão da Polícia Militar do Acre (PMAC) prendeu um homem por tráfico de drogas, no bairro da Paz, na manhã desta quinta-feira, 08.

Durante patrulhamento, os militares receberam denúncia anônima de um homem que estaria comercializando drogas na Travessa Sabiá, no bairro da Paz. Após colhidas as informações, a guarnição foi ao local, onde visualizou o homem com as mesmas características repassadasna denúncia.

Rapidamente, a equipe policial abordou o suspeito, que portava consigo 27 papelotes de skank, 40 trouxinhas de cocaína, 50 pedras de crack e dinheiro em espécie. O detido foi conduzido à Delegacia de Flagrantes (Delfa), para as providências legais.

Comentários

Continue lendo