Conecte-se conosco

Cotidiano

“Só tapa-buraco não resolve mais”, diz superintendente do Dnit sobre BR

Publicado

em

Foto: Reprodução/ac24horas

Durante a saída da caravana pela BR-364, na manhã desta quinta-feira, 05, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Acre, Ricardo Araújo, concedeu entrevista ao Boa Conversa – Edição BR-364, destacando a importância do movimento encabeçado pela Assembleia Legislativa do Estado (Aleac) para garantir recursos e acelerar a reconstrução da principal rodovia federal do estado.

Segundo Araújo, o ato coletivo simboliza um desdobramento da audiência pública realizada anteriormente, onde foi exposta à realidade crítica da BR-364. “Esse ato aqui, ele nasceu daquela audiência pública que a gente foi lá, a gente explicou como é que está a situação. O dinheiro para esse ano é um dinheiro que está, na média, devido aos cortes nacionais. E essa ação aqui hoje é aquilo que eu falei: precisamos unir, acabar com as coisas partidárias e trabalhar em prol da população, que é o mais importante”, afirmou.

O superintendente reiterou que a rodovia não comporta mais medidas paliativas e que é urgente partir para a reconstrução com o uso de macadame hidráulico. “Essa estrada não pega mais só tapa buraco. Ela tem que partir para esses movimentos, que é a da reconstrução, como a gente tem feito com o macadame hidráulico”, defendeu.

Ricardo também fez um apelo à bancada federal acreana para que destine recursos por meio de emendas parlamentares. “Essa caravana se torna muito importante quando se une todo mundo para discutir e botar emendas para que a gente consiga fazer o maior número de macadames antecipando a própria execução da reconstrução. Eu estou fazendo aqui desde o ano passado 40 quilômetros, só que é muito pouco. Precisamos fazer mais, pelo menos 80 este ano”, destacou.

Na estimativa dele, se cada parlamentar acreano destinar cerca de R$ 10 milhões, será possível reunir R$ 110 milhões ainda este ano. “Isso dá para fazer mais 20 quilômetros de macadame hidráulico. E isso é importante: como o governo federal vai fazer 80, vai fazendo 100 todo ano. Se nós fizermos isso aqui em três anos, nós estaremos com essa BR toda feita, reconstruída”, argumentou.

Por fim, ele informou que o governo federal deve lançar uma nova licitação para a obra em setembro.“Agora a gente precisa fazer uma ação, e isso aqui é importante, para que a gente possa botar recursos o mais rápido possível, consigamos dinheiro da União também, para que a gente possa fazer o mais importante: a recuperação dessa estrada”, finalizou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Brasileia “atropela” o Quinari e conquista o título do Estadual da Série A

Publicado

em

Fotos João Valente: Brasileia conquista o título e garante a vaga do Acre na Taça Brasil

Brasileia “atropelou” o Quinari por 14 a 1 neste sábado, 27, no ginásio Álvaro Dantas, e conquistou o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. Eduardo(5), Macaco(2), Ângelo, Antônio, Alcione, Victor Hugo, Bruno, João e Emanoel marcaram os gols do Brasileia enquanto Kaylan anotou para o Quinari.

Decidido no 1º tempo

Brasileia começou a partida marcando e construindo jogadas de gols. O Quinari não conseguia criar lances de perigo e o primeiro tempo terminou 7 a 0 para a equipe da Fronteira. Na segunda etapa, Brasileia manteve o ritmo e conquistou o título com todos os méritos.

Goleiro e artilheiro

O goleiro Kauã, do Brasileia, recebeu o prêmio de melhor goleiro do Estadual. O ala Eduardo, do Brasileia, terminou a Série A como artilheiro com 13 gols.

Apoio da Prefeitura

O secretário de Esportes de Brasileia, Clebson Venâncio, destacou o trabalho realizado com a equipe de futsal e o apoio do prefeito Carlinhos Pelado(PP) para o esporte no município.

“Essa conquista foi merecida e tivemos muitas pessoas do município envolvidas no projeto. O futsal de Brasileia volta a ser o melhor do Acre”, declarou Clebson Venâncio.

Excelente temporada

A decisão entre Brasileia e Quinari marcou o fechamento da temporada de 2025. O presidente da Federação Acreana de Futsal(Fafs), Rafael do Vale, destacou o trabalho realizado em um ano bastante favorável.

“Conseguimos promover grandes competições desde a base. Tivemos um crescimento em relação ao ano passado e vamos seguir tentando melhorar ainda o futsal acreano em 2026”, disse Rafael do Vale.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Em Brasileia, Rio Acre apresenta vazante e registra 8,50 metros neste domingo

Publicado

em

O coordenador da Defesa Civil, major Sandro Cordeiro, informou neste domingo, 28, que o nível do Rio Acre em Brasiléia, monitorado pelo órgão, já apresenta processo de vazante, após atingir o pico nas últimas horas.

De acordo com Cordeiro, a medição mais recente, realizada na régua linimétrica, aponta que o nível das águas está em 8,50 metros. “Ontem, por volta das 23h, o rio chegou ao ápice, atingindo 8,80 metros. Durante a madrugada, já foi registrada uma vazante de 30 centímetros”, explicou.

Segundo o coordenador, além da redução observada na área urbana, outras regiões também começam a apresentar recuo das águas. “Tanto a Aldeia dos Patos quanto Assis Brasil já se encontram nesse processo de vazante”, destacou.

Apesar do cenário mais favorável, a Defesa Civil segue em estado de atenção. Cordeiro reforçou que o órgão continuará com o monitoramento permanente por meio da sala de situação. “Seguiremos atentos e, caso haja qualquer alteração no nível do rio, voltaremos a divulgar novos boletins oficiais”, concluiu.

VEJA O VÍDEO:

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

“Os de Dentro contra Os de Fora”: Brasileense reacendem amizade e tradição em pelada de fim de ano

Publicado

em

Jogo reúne quem saiu da cidade em busca de oportunidades e quem ficou; 4ª edição do evento celebra mais que futebol, mas união e memórias de décadas

Em sua 4ª edição, pelada “Os de Dentro de Verde contra Os de Fora de Azul” teve placar elétrico, mas a grande vitória foi o reencontro de amigos para celebrar o fim de ano. Foto: Marcus José

Foi muito mais que uma simples pelada. Neste sábado (27), filhos de Brasileia reuniram-se para a 4ª edição do já tradicional jogo “Os de Dentro contra Os de Fora” organizado pelo boleiro Nokim Gugel. A partida reuniu aqueles que saíram do município em busca de sonhos profissionais e os que permaneceram, revivendo em campo as brincadeiras e a cumplicidade dos tempos de garoto.

O evento, que marca o fim de ano, transcendeu os 90 minutos de jogo. Foi um reencontro para matar a saudade da distância, fortalecer laços e manter viva uma história de amizade construída ao longo de décadas. Em campo e fora dele, o espírito foi de união, paixão e celebração de uma origem comum, provando que algumas tradições são mantidas não apenas pela bola, mas pela força do coletivo.

A 4ª edição do tradicional jogo “Os de Dentro contra Os de Fora”, realizada em Brasileia, terminou com um empate de 4 a 4, decidido nos minutos finais após uma partida de reviravoltas. Foto: Marcus José

Emoção até o último minuto: jogo tradicional de Brasileia termina em empate de 4 a 4 após virada e reação nos acréscimos. Foto: Marcus José 

A partida foi tão emocionante quanto o reencontro que a motivou. A 4ª edição do tradicional jogo “Os de Dentro contra Os de Fora”, realizada em Brasileia, terminou com um empate de 4 a 4, decidido nos minutos finais após uma partida de reviravoltas.

‘Os de Casa’ abriram o placar, mas ‘Os de Fora’ conseguiram empatar, virar e ampliar para 4 a 2. A reação veio no final: já no segundo tempo, os da casa diminuíram e, em uma arrancada nos últimos dois minutos, conseguiram o gol do empate. O resultado, no entanto, foi apenas um detalhe para a celebração maior do evento: a alegria de rever amigos de longa data e matar a saudade em mais uma confraternização de fim de ano.

Fotos da Confraternização
Veja vídeos:

Comentários

Continue lendo