Conecte-se conosco

Acre

Só a pé: Mototaxistas bolivianos fecham pontes em protesto contra governo

Publicado

em

Regularização das placas alcança cerca de 90% da frota de veículos de Cobija. As duas ponte foram fechadas para o tráfego de veículos automotores, somente era permitido a circulação a pé.

Alexandre Lima

Protesto desta segunda poerá se estender por datas indefinidas caso o governo boliviano tome providencias imediatas - Foto: Alexandre Lima

Protesto desta segunda poderá se estender por datas indefinidas caso o governo boliviano tome providencias imediatas – Foto: Alexandre Lima

Desde às 6:30 desta segunda-feira, dia 1 de abril, as duas pontes que ligam o Brasil através do Acre para o país vizinho, a Bolívia, foram interditadas pelos mototaxistas da cidade de Cobija, Capital de Pando, em protesto contra novas medidas impostas pelos governo.

Segundo o presidente da categoria em Cobija, João Carlos, a medida se deu devido a nova regra imposta pelo Governo em unificar as placas no mesmo padrão do restante do País. Essa nova medida começa a ser válida a partir de hoje.

O problema encontrado pelo Governo, seria o fato de Pando ser uma área beneficiada pela área de livre comércio, conhecida por ‘ZOFRA’, abreviação para Zona Franca. Com isso, muitos benefícios foram dados aos proprietários de veículos com adquiriram os seus pagando impostos baixíssimos, ou não.

As duas ponte de acesso à Cobija, lado boliaviano foram interditadas - Fotos: Alexandre Lima

As duas ponte de acesso à Cobija, lado boliaviano foram interditadas – Fotos: Alexandre Lima

Os veículos com a placa da ZOFRA, estão impedidos de saírem de uma espécie de área delimitada. Em Pando, a medição termina na tranca de acesso ao vilarejo de Porvenir, distante cerca de 19 km de Cobija. Fato esse que impede dos veículos avancem adiante.

Na área de livre comércio, cerca de 90% dos veículos automotores possuem placa da ZOFRA. Segundo foi informado, a área de livre comércio de Cobija tem data para terminar no ano de 2017 e por isso, querem a unificação das placas.

Para tal, o governo terá que cobrar os impostos devidos e terá que enfrentar uma onda de manifestações contrárias, principalmente dos taxistas, tanto de carro ou de moto. A manifestação desta segunda-feira, caso o governo não se manifeste com proposta viável para as categorias, poderá ganhar proporções gigantescas.

“Hoje irá até as 18 horas. Fechamos as duas pontes de acesso à Pando e caso o governo não nos dê uma resposta que nos isente desses impostos, poderemos fechar por tempo indeterminado”, disse o representante da categoria.

Com a unificação, governo irá passar a cobrar mais impostos em todo o País - Foto: Alexandre Lima

Com a unificação, governo irá passar a cobrar mais impostos em todo o País – Foto: Alexandre Lima

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre permanece elevado em Rio Branco e continua acima da cota de transbordo. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 5h21 da manhã desta segunda-feira (29), o manancial atingiu 15,32 metros.

Ainda segundo a Defesa Civil, na última aferição feita à meia-noite, o rio marcou 15,24 metros, o que representa um aumento de 8 centímetros em relação às medições anteriores, confirmando a tendência de elevação.

Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva na capital acreana, com acumulado de 0,00 milímetro no período. A elevação do nível do rio é atribuída ao volume de água proveniente das cabeceiras e afluentes.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros, ambas já superadas. A Defesa Civil Municipal segue monitorando a situação e acompanhando a evolução do nível do rio, mantendo as equipes em prontidão para atendimento às áreas de risco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Publicado

em

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.

Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mais de 360 pessoas estão em abrigos municipais após cheias em Rio Branco

Publicado

em

Prefeitura atualiza situação e informa que Rio Acre atingiu 15,32 metros, com tendência de subida

A Prefeitura de Rio Branco divulgou, na manhã desta segunda-feira (29), a atualização mais recente sobre a situação dos abrigos montados para atender famílias afetadas pelas cheias do Rio Acre e dos igarapés da capital. De acordo com o boletim das 6h, um total de 364 pessoas, pertencentes a 135 famílias, estão acolhidas em seis pontos diferentes da cidade.

Segundo o levantamento, a Escola Municipal Álvaro Vilela Rocha abriga 14 famílias, somando 51 pessoas. Na Escola Municipal Anice Jatene, são 16 famílias, com 56 pessoas acolhidas. A Escola Municipal Maria Lúcia atende 13 famílias, totalizando 38 pessoas. Já a Escola Estadual Georgete Kalume recebe oito famílias, com 31 pessoas, enquanto a Escola Estadual Marilda Gouveia abriga nove famílias, reunindo 58 pessoas.

O maior número de desabrigados está concentrado no Centro de Cultura Mestre Caboquinho, onde 75 famílias estão acolhidas, totalizando 130 pessoas.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Tião Bocalom (PL) informou que esta é a última atualização das 6h da manhã e destacou que, na medição mais recente, o nível do Rio Acre atingiu 15,32 metros, apresentando tendência de elevação de aproximadamente um centímetro por hora.

O gestor ressaltou ainda que a atuação da Defesa Civil Municipal tem sido contínua no enfrentamento da situação e reafirmou o compromisso da gestão com o cuidado às famílias atingidas pelas alagações.

“Já enfrentamos outras alagações antes e nosso cuidado com a população sempre foi grande e presente, a ponto até de render um prêmio nacional à nossa Defesa Civil Municipal. Seguiremos trabalhando com fé e coragem para ajudar a nossa gente. Vamos juntos!”, afirmou o prefeito.

Comentários

Continue lendo