fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Sintesac denuncia perseguição a enfermeiros por parte do governo do Estado

Publicado

em

Apesar de não ser oficial, a remoção dos servidores teria sido para atender uma ordem do secretário de Saúde.

O Sintesac vai promover um ato de desagravo aos enfermeiros perseguidos/Foto: reprodução

ASCOM SINTESAC

A perseguição do Governo do Estado via Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre) ao ex-presidente do Sintesac, João Batista Ferreira dos Santos, tem causado comoção e revolta entre os servidores do Hospital de Urgência e Emergências de Rio Branco (Huerb) e junto aos demais sindicatos acreanos. A transferência atingiu ainda a enfermeira Maria de Jesus, transferida para a UPA do 2° Distrito.

Na sexta-feira (12), às 8h30, o Sintesac, com o apoio de vários outros sindicatos, promove um ato de desagravo aos enfermeiros perseguidos. A manifestação será realizada no Huerb.

Remoção depois de 25 anos no Huerb

João Batista é enfermeiro e está no Pronto Socorro do Huerb há quase 25 anos ininterruptos, onde foi maqueiro e depois enfermeiro concursado, atuando atualmente na emergência de trauma hortopédico. Além disso, ele é representante da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde da Região Norte (Feesnorte) no Acre.

Contudo, tão logo o sindicalista deixou a presidência do Sintesac e manteve sua atividade de líder, continuando as denúncias dos desmandos governamentais, ele foi transferido para o Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac).

Diretores do Sintesac protestam

“Foi uma forma de tentar calar uma voz que não concordava com os desmandos e a falta de condições de atendimento no hospital. Não foi uma medida técnica, mas política, de pura perseguição a um lutador”, disse Adailton Cruz, presidente do Sintesac.

Para Francinete Barros, secretaria geral do Sintesac, foi uma medida mesquinha e de puro medo da liderança que João Batista tem junto aos colegas da Saúde: “João é um cara ponderado, mas sem medo de enfrentar os desmandos e sempre lutou pelos direitos dos trabalhadores e pela melhoria no atendimento ao público”.

Diretores do Sintesac protestam/Foto: reprodução

Perseguição teria motivo político

O próprio João Batista relatou ter sido pego de surpresa: “Fui notificado por telefone, onde me mandaram me apresentar no Hosmac. Eu ainda busquei saber os motivos e a resposta foi por estarmos fazendo muito barulho no Huerb. Mas isso não vai nos derrubar. Vamos atuar de forma ainda mais firme em defesa dos servidores e dos usuários do Sistema Único de Saúde [SUS]”.

Apesar de não ser oficial, a remoção dos servidores teria sido para atender uma ordem do secretário de Saúde, Gemil Junior, também pretenso candidato a deputado estadual, assustado com a liderança de João Batista junto aos servidores e população.

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC discute fiscalização da comercialização e uso de linhas cortantes para soltar pipas

Publicado

em

Por

Nesta terça-feira, 30, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Tutela do Direito Difuso à Segurança Pública, se reuniu com órgãos municipais e estaduais para alinhar os procedimentos necessários para fiscalizar o comércio e uso do cerol, linha chilena e similares em Rio Branco.

A reunião, conduzida pelo promotor de Justiça Rodrigo Curti, contou com a participação da Promotoria Especializada de Defesa do consumidor, de representantes do Instituto de Defesa e Proteção do Consumidor do Acre (Procon), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTRANS), do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), do 3° Batalhão da Polícia Militar, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), além do deputado estadual Fagner Calegário.

Em dezembro de 2023, o MPAC expediu uma recomendação às instituições mencionandas para que adotassem as providências necessárias para fiscalizar a Lei Municipal nº 2.359/2020 e a Lei Estadual nº 4.180/2023, que proíbem a venda do cerol, linha chilena ou de qualquer produto similar que contenha elementos cortantes e seja utilizado no ato de empinar pipas.

Conforme o documento, que subsidiou o procedimento administrativo instaurado pela Promotoria, é de extrema importância garantir o cumprimento das regulamentações referentes ao uso e comercialização de cerol e linha chilena no Acre, visando à proteção da integridade física das pessoas.

Durante a reunião, o promotor Rodrigo Curti destacou a necessidade da fiscalização, bem como de que haja um local apropriado para a soltura de pipas. Ele destacou, ainda, a importância das campanhas educativas e de conscientização para evitar acidentes.

“Gostaria de reforçar essa recomendação para que tomemos as providências. Essas ações e campanhas educativas são muito importantes para promover uma mudança de comportamento”, disse o promotor.

Texto: Marcelina Freire
Fotos: Deyvisson Gomes
Agência de Notícias do MPAC

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Brasiléia promove formação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Publicado

em

Nesta terça-feira, 30 de abril, a prefeitura de Brasiléia realizou uma importante formação para a garantia da educação de qualidade das crianças da zona rural.

Professores das escolas Nucleadas e Multisseriadas participaram do programa de formação Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, uma iniciativa do governo federal voltada para a qualificação do trabalho com a leitura e a escrita na Educação Infantil e a alfabetização na idade certa, nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A adesão da prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, ao programa do governo federal é um compromisso em oferecer uma educação de qualidade para todas as crianças do município.

A secretária de Educação, Francisca Oliveira, ressaltou a importância da adesão ao programa, visando garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do segundo ano do ensino fundamental.

A articuladora municipal do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, Lara Mesquita, destacou que o programa também visa garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de todas as crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º anos, além de promover a equidade educacional.

A formação foi ministrada pela articuladora municipal do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, Lara Mesquita, e pelo coordenador municipal de ensino, Jesus Bispo, que também é coordenador regional do programa.

Mais de 100 docentes alfabetizadores, professores, gestores e coordenadores pedagógicos participaram da formação, que aconteceu no auditório Maria da Paz.

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia Civil prende suspeito de tentativa de homicídio ocorrido em Epitaciolândia

Publicado

em

Após rápido trabalho investigativo, a Polícia Civil prendeu na manhã desta terça-feira o suspeito de ter tentado contra a vida de um indivíduo no centro da cidade de Epitaciolândia.

No dia 20.04.2024, por volta das 22h00min., a vítima foi brutalmente agredida com golpes de madeira na região da cabeca, causando diversas lesões.

A Polícia Civil de Epitaciolândia agiu rápido e, após diversas diligências investigativas, dentre elas oitiva da vítima e colheita de depoimento de testemunhas dos fatos, representou ao Poder Judiciário pela Prisão Preventiva do suspeito, o qual foi preso na manhã desta terça-feira.

L. L. L. de N., de 25 anos de idade, será encaminhado à penitenciária de Rio Branco, ficando à disposição do Poder Judiciário, o qual atuou com celeridade na apreciação da representação da Autoridade Policial.

“Desde que tomamos conhecimento dos fatos, iniciamos os primeiros levantamentos e trabalhos investigativos, sendo que hoje foi dado cumprimento ao mandado de prisão do suspeito dessa tentativa de homicídio”, afirmou o Delegado de Polícia, Dr. Eustáquio Nomerg Ferreira.

Comentários

Continue lendo