Acre
Sinteac se solidariza com servidores em Saúde e apoia paralisações do Sintesac
“Como representante da Educação e CUT, solidarizo-me com está paralisação que é pra lá de justa”, declarou Rosana Nascimento
Trabalhadores em Saúde estiveram na tarde desta quarta-feira (19), na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteac), em busca de apoio para a greve da categoria, que foi deflagrada ontem. “Como representante da Educação e CUT, solidarizo-me com está paralisação que é pra lá de justa”, declarou Rosana Nascimento.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sintesac), João Batista dos Santos, informou que o movimento paredista atinge 70% da categoria e lamentou a intransigência do governo estadual. “Pedimos desculpas à população. A equipe palaciana, infelizmente, não acena com nenhuma proposta para repor as nossas perdas salarias”, disse ele.
Os sindicalistas marcaram para a próxima sexta-feira (21), a partir das 8 horas, em frente à Casa Rosada, um ato para denunciar o descaso do governo com o setor. “Vamos fazer uma grande mobilização e mostrar a situação da saúde”, anunciou a vice-presidente do Sindicato dos Técnicos e Enfermeiros do Acre (Spate), Alesta Amâncio, afirmando que nas unidades de saúde faltam profissionais, medicamentos e condições de trabalho.
Outra pauta comum às duas categorias é situação dos servidores irregulares. Os sindicalistas propõem a criação de um plano de carreira para garantir todos os direitos. “O governo gasta muito e mal. Banca mordomias como o pagamento de diárias, cargos comissionados, salários de ex-governadores, entre outras sangrias, denuncia Rosana Nascimento”, enfatizando a união dos servidores em defesa de direitos e dos serviços essenciais.
(Assessoria do Sinteac)
Comentários
Acre
Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco
Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.
De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.
Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.
Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.
Comentários
Acre
Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.
De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos
A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.
VEJA O VÍDEO:
Comentários
Acre
Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco
Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.