Conecte-se conosco

Acre

Sinteac frustra Governo e cassa membros da comissão eleitoral com cargos comissionados

Publicado

em

Até o deputado estadual Daniel Zen (PT) correu e mandou um advogado tentar negociar, mas a ação foi rejeitada. A situação terá de ser resolvida em nova assembleia

Durou pouco a tentativa do governo de influir na eleição do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac). A diretoria do sindicato agiu rápido e cassou o mandato do membro da comissão eleitoral, José Chaves da Silva, e da sua suplente, Maria da Conceição Cabral, apenas setenta e duas horas depois da eleição deles em Assembleia Geral da categoria.

Os mandatos de Silva e Cabral foram impugnados porque eles são ocupantes de cargo de confiança, ele no governo e ela na prefeitura, o que é vedado pelo Estatuto do sindicato. A identificação da ilegalidade ocorreu na manhã desta segunda-feira (18). Com a exclusão dos nomes, a vaga foi ocupada pela professora Andreska Alves de Oliveira, primeira-suplente.

Com a decisão, o sindicato convocou uma nova Assembleia Geral Extraordinária para a próxima quinta-feira (21), às 17h, no auditório do CEBRB, para chancelar a decisão da diretoria.

A exclusão dos representantes governamentais se deu com base no artigo 3°, inciso I, do Estatuto da entidade, que determina a independência do Sinteac em face a partidos políticos, entidades religiosas e, principalmente, ao Estado, bem como o artigo 7º, parágrafo único, que diz que os candidatos não podem ocupar cargo de confiança em qualquer esfera de governo.

Os dois excluídos possuem cargos e são nomeados pelo governador e pelo prefeito, sendo assim, representam o Estado e não podem ocupar cargos na comissão eleitoral. Mesmo assim, a nova composição precisa ser homologada por uma nova assembleia.

Rosana fala

Rosana Nascimento

Rosana Nascimento, presidente do Sinteac /Foto: Reprodução

“Nossa ação é em estrito cumprimento do que determina nossa lei, que é o Estatuto do Sinteac. Se existe a vedação para pessoas sem independência e também especificamente para os nomeados em cargos comissionados, nós temos de atuar e afastar estas pessoas que foram eleitas na ilegalidade”, comentou Rosana Nascimento, presidente do Sinteac.

Rosana revelou que na sexta-feira (15), o governo mandou seus cargos comissionados em peso e elegeu dois deles, tentando influir na eleição. Para ela, o governo tem feito de tudo para calar o sindicato, inclusive tentando eleger a nova diretoria. “Nós queremos uma eleição limpa e dentro da legalidade, razão pela qual conclamamos todos os servidores filiados a comparecerem nesta nova Assembleia Geral para regularizarmos a situação”, comentou.

Para a sindicalista, este é o momento do servidor que não tem cargo comissionado, que vive do suor e do trabalho, comparecer e decidir o próprio futuro e o do Sindicato. Respeitamos todos os cargos comissionados que são filiados, mas não podemos deixar de cumprir o Estatuto do Sinteac.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Governo do Acre reforça ações de cuidado com a saúde mental dos servidores

Publicado

em

Por Aniely Cordeiro

Em alusão ao Janeiro Branco, campanha dedicada à conscientização sobre a importância da saúde mental, o governo do Acre, por meio do Centro de Atenção à Saúde do Servidor (Cass), gerido pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), reforça o compromisso com o cuidado da saúde mental e emocional dos servidores públicos estaduais.

Ao longo de todo o ano, o Cass disponibiliza serviços voltados à promoção da saúde mental, que ganham ainda mais visibilidade durante o Janeiro Branco. Entre as ações oferecidas estão as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), como auriculoterapia, homeopatia, massagem, ventosaterapia, aromaterapia, bandagem terapêutica e yoga.

Cass é um espaço de acolhimento e cuidado com servidores. Foto: Andressa Larissa/Sead

Além das práticas integrativas, o Centro também oferece atendimento psicológico e acompanhamento psiquiátrico, este último mediante apresentação de laudo médico, garantindo suporte especializado aos servidores que necessitam de apoio contínuo.

De acordo com a responsável pelas práticas integrativas do Cass, Giuliana Santi, as atividades contribuem para o cuidado integral do servidor, atuando tanto na saúde física quanto na mental. “Em relação à saúde psicológica, as práticas auxiliam na redução do estresse, da ansiedade e dos sintomas depressivos. Técnicas como meditação, mindfulness [focalização da atenção no momento presente] e aromaterapia promovem relaxamento profundo, maior consciência corporal e emocional, além de favorecerem o controle das emoções”, explica.

Cass também realiza atendimentos itinerantes em secretarias e eventos institucionais. Foto: cedida

Segundo Giuliana, essas práticas também estimulam a autorregulação emocional, aumentam a autoestima e contribuem para a sensação de bem-estar, tornando-se importantes aliadas no enfrentamento das demandas do cotidiano e na melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Para ter acesso aos serviços oferecidos pelo Cass, os servidores públicos estaduais podem realizar o agendamento por meio do site www.ac.gov.br.

The post Governo do Acre reforça ações de cuidado com a saúde mental dos servidores appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Homem é espancado a golpes de ripa no bairro da Base, em Rio Branco

Publicado

em

Vítima conseguiu fugir e se esconder em residência após ser atacada por grupo ligado a facção criminosa

Leonardo Lauane, de 42 anos, conhecido como “Negão”, foi vítima de uma agressão física a golpes de ripa de madeira na tarde desta quinta-feira (8), na Rua Epaminondas Jácome, no bairro da Base, em Rio Branco.

Segundo relatos de populares, Leonardo teria provocado verbalmente um integrante de uma facção criminosa quando, em seguida, outros membros do grupo chegaram ao local e passaram a agredi-lo com pedaços de madeira.

Para escapar do espancamento, a vítima correu e entrou em um beco, conseguindo se abrigar na casa de um morador da região, que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A equipe de socorro prestou os primeiros atendimentos ainda no local. Leonardo foi estabilizado e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva, na Baixada da Sobral.

Ele apresentava hematomas na testa do lado direito, um corte no supercílio esquerdo, ferimento no cotovelo e suspeita de fissura em um dos braços. Apesar das lesões, o estado de saúde da vítima é considerado estável.

A Polícia Militar não foi acionada para atender a ocorrência. O caso pode ser investigado pela Polícia Civil, caso seja formalizado por meio de registro de boletim de ocorrência.

Comentários

Continue lendo

Acre

Casal é preso suspeito de assaltar ciclista entregador no bairro Guiomar Santos, em Rio Branco

Publicado

em

Polícia Militar prendeu dupla no bairro Wanderley Dantas após roubo de celular; investigação apura possível ligação com outros crimes

Um casal suspeito de assaltar um ciclista entregador foi preso na tarde desta quinta-feira (8) por policiais da Força Tática do 3º Batalhão da PM no bairro Wanderley Dantas, na parte alta de Rio Branco. Segundo a polícia, a vítima foi abordada ainda pela manhã no bairro Guiomar Santos, onde os dois anunciaram o roubo e levaram o celular do trabalhador.

Após buscas na região, a guarnição localizou os suspeitos em frente a um supermercado no Wanderley Dantas e efetuou a prisão. A dupla foi encaminhada à delegacia para os procedimentos legais e permanece à disposição da Justiça.

A Polícia Civil investiga o caso e apura possível envolvimento dos detidos em outros crimes semelhantes na capital.

O roubo que supostamente envolve o casal ocorreu nas imediações da distribuidora Campo Belo, e as imagens rapidamente passaram a circular nas redes sociais. O material audiovisual registra com nitidez toda a dinâmica do crime — desde a aproximação dos suspeitos até a fuga — onde contribuiu para a identificação dos envolvidos.

Veja vídeo do assalto:

Comentários

Continue lendo