Acre
Sinteac frustra Governo e cassa membros da comissão eleitoral com cargos comissionados
Até o deputado estadual Daniel Zen (PT) correu e mandou um advogado tentar negociar, mas a ação foi rejeitada. A situação terá de ser resolvida em nova assembleia
Durou pouco a tentativa do governo de influir na eleição do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac). A diretoria do sindicato agiu rápido e cassou o mandato do membro da comissão eleitoral, José Chaves da Silva, e da sua suplente, Maria da Conceição Cabral, apenas setenta e duas horas depois da eleição deles em Assembleia Geral da categoria.
Os mandatos de Silva e Cabral foram impugnados porque eles são ocupantes de cargo de confiança, ele no governo e ela na prefeitura, o que é vedado pelo Estatuto do sindicato. A identificação da ilegalidade ocorreu na manhã desta segunda-feira (18). Com a exclusão dos nomes, a vaga foi ocupada pela professora Andreska Alves de Oliveira, primeira-suplente.
Com a decisão, o sindicato convocou uma nova Assembleia Geral Extraordinária para a próxima quinta-feira (21), às 17h, no auditório do CEBRB, para chancelar a decisão da diretoria.
A exclusão dos representantes governamentais se deu com base no artigo 3°, inciso I, do Estatuto da entidade, que determina a independência do Sinteac em face a partidos políticos, entidades religiosas e, principalmente, ao Estado, bem como o artigo 7º, parágrafo único, que diz que os candidatos não podem ocupar cargo de confiança em qualquer esfera de governo.
Os dois excluídos possuem cargos e são nomeados pelo governador e pelo prefeito, sendo assim, representam o Estado e não podem ocupar cargos na comissão eleitoral. Mesmo assim, a nova composição precisa ser homologada por uma nova assembleia.
Rosana fala
Rosana Nascimento, presidente do Sinteac /Foto: Reprodução
“Nossa ação é em estrito cumprimento do que determina nossa lei, que é o Estatuto do Sinteac. Se existe a vedação para pessoas sem independência e também especificamente para os nomeados em cargos comissionados, nós temos de atuar e afastar estas pessoas que foram eleitas na ilegalidade”, comentou Rosana Nascimento, presidente do Sinteac.
Rosana revelou que na sexta-feira (15), o governo mandou seus cargos comissionados em peso e elegeu dois deles, tentando influir na eleição. Para ela, o governo tem feito de tudo para calar o sindicato, inclusive tentando eleger a nova diretoria. “Nós queremos uma eleição limpa e dentro da legalidade, razão pela qual conclamamos todos os servidores filiados a comparecerem nesta nova Assembleia Geral para regularizarmos a situação”, comentou.
Para a sindicalista, este é o momento do servidor que não tem cargo comissionado, que vive do suor e do trabalho, comparecer e decidir o próprio futuro e o do Sindicato. Respeitamos todos os cargos comissionados que são filiados, mas não podemos deixar de cumprir o Estatuto do Sinteac.
Comentários
Acre
Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas
Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Comentários
Acre
Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação
Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.
De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.
O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.
Comentários
Acre
Rio Branco registra mais de 100 mm de chuva em 24 horas e entra em alerta

Foto: Sérgio Vale
Rio Branco registrou um volume de chuva superior a 100 milímetros nas últimas 24 horas, segundo dados da aferição oficial do município. O acumulado foi de 108,4 milímetros, resultado de uma precipitação que se estendeu por cerca de 12 horas ininterruptas.
O volume elevado é considerado significativo para o período e contribuiu para a ocorrência de pontos de alagamento em diferentes áreas da cidade. Diante do cenário, a Defesa Civil Municipal intensificou o monitoramento de igarapés e passou a vistoriar áreas classificadas como de risco.
De acordo com o órgão, as ações têm caráter preventivo e visam acompanhar a elevação do nível dos cursos d’água, além de identificar possíveis situações que possam colocar moradores em risco.
A Defesa Civil segue em alerta e orienta a população, especialmente quem vive em áreas vulneráveis, a ficar atenta às condições climáticas e acionar o órgão em caso de necessidade.

Você precisa fazer login para comentar.