Acre
Sinjac premia vendedores do XIV Prêmio Chalub Leite
A noite deste sábado (05) foi de muita simplicidade e descontração durante a realização da solenidade de entrega do XIV Prêmio de Jornalismo – José Chalub Leite.
Profissionais e acadêmicos estiveram participando da cerimônia de premiação, realizada no auditório do Ministério Publico do Acre. O apresentador e jornalista, Ayres Rocha, mestre de cerimônia do evento, deu um show de simpatia e bom humor durante a apresentação.
A diretoria fez os agradecimentos pelos colegas que participaram e que estiveram envolvidos direta ou indiretamente com o prêmio. Eles também aproveitaram para fazer uma breve prestação de contas das atividades desenvolvidos durante os dois anos do mandato e sobre o retorno do prêmio.
“Era necessário organizarmos a casa para podermos voltar a realizar atividades desta magnitude. Negociamos com quem era necessário negociar, pagamos à medida que ia entrando recurso e realizamos cortes para resgatar o prêmio, atividade que vem coroar os trabalhos dos colegas que se destacaram durante o decorrer do ano. E tudo só foi possível de realizar, graças ao empenho da diretoria e colegas” disse o presidente do Sinjac, Victor Augusto.
Para a secretária geral, Ana Cristina Silveira, cada esforço valeu a pena ao ver a emoção dos colegas ao receber a premiação.
“Nossas forças foram renovadas ao ver a emoção dos colegas a cada revelação dos vencedores em suas respectivas categorias. Isso mostra que todo o nosso trabalho não foi em vão”, destacou Ana.
Ao todo 39 trabalhos concorreram em sete categorias. Todas as despesas para realização do XIV Chalub Leite foram custeadas pelo Sindicato. Durante a cerimônia os vencedores receberam Certificado e estatueta. A entrega dos cheques referentes aos prêmios será realizada durante a semana, em data a ser comunicada aos campeões.
Além da entrega dos prêmios, o SINJAC realizou uma homenagem a dez profissionais de imprensa, todos com ampla e reconhecida história na comunicação acreana: Nonato de Souza, Val Sales, Raimundo Pepino, Socorro Camelo, Sérgio Vale, Charlene Carvalho, Sílvio Martinello, Val Fernandes, Antonio Carlos Malvadeza e Rose Peres.
Confira os trabalhos vencedores do XIV Prêmio Chalub Leite de Jornalismo
Telejornalismo – Débora Ribeiro (TV Acre) com a matéria Mulheres Encarceradas
Fotojornalismo – Juan Diaz (Jornal Opinião) com Faces do Tráfico
Rádio-Jornalismo – Luciana Teixeira (Juruá FM) com a matéria Produção e Empreendedorismo
Jornalismo Impresso – Resley Saab (Jornal Opinião) com a matéria especial Faces do Tráfico
Jornalismo Online – Bruna Lopes, Brenna Amâncio e Bruna Melo (site A Gazeta do Acre) com a matéria A Esperança de Cura para Hepatite chega ao Acre.
Charge – Dim Mendes (jornal A Gazeta)
Acadêmico – Aracy Gama
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale




















Você precisa fazer login para comentar.