Acre
Sinhasique quer criação de comissão de sindicância para apurar mortes na Maternidade
Indignada com as frequentes notícias de mortes de recém-nascidos na Maternidade Bárbara Heliodora, a deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) apresentou, na manhã desta quarta-feira (4), requerimento solicitando a criação de uma Comissão de Sindicância para apurar a causa desses óbitos.
“Com essa Comissão de Sindicância iremos averiguar, com mais exatidão, in loco, as constantes denúncias de negligências no acolhimento das gestantes. Saberemos a causa das mortes e das sequelas de recém nascidos”.
Além das causas dos óbitos, a Comissão terá por objetivos averiguar se o atendimento prestado às gestantes levam em consideração as especificidades clínicas da paciente e do feto, se a falta de profissionais de saúde e equipamentos tem alguma relação com as mortes e investigar as causas de sequelas em nativivos.
A principal preocupação da parlamentar é quanto à demora no procedimento de parto. “Nós temos, por exemplo, a Paula Lima que diz que há 4 anos, na Maternidade, houve um atraso no nascimento do seu filho e ele nasceu com deficiência, nem anda e nem fala. E o caso dela não é o único!”.
Há muito tempo, Sinhasique vem denunciando a precariedade do serviço oferecido pela Maternidade. No começo do ano, a parlamentar convocou as deputadas da casa para uma fiscalização na maternidade e lá encontrou inúmeras irregularidades que foram denunciadas na tribuna da Aleac.
Comentários
Acre
Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas
Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Comentários
Acre
Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação
Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.
De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.
O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.
Comentários
Acre
Rio Branco registra mais de 100 mm de chuva em 24 horas e entra em alerta

Foto: Sérgio Vale
Rio Branco registrou um volume de chuva superior a 100 milímetros nas últimas 24 horas, segundo dados da aferição oficial do município. O acumulado foi de 108,4 milímetros, resultado de uma precipitação que se estendeu por cerca de 12 horas ininterruptas.
O volume elevado é considerado significativo para o período e contribuiu para a ocorrência de pontos de alagamento em diferentes áreas da cidade. Diante do cenário, a Defesa Civil Municipal intensificou o monitoramento de igarapés e passou a vistoriar áreas classificadas como de risco.
De acordo com o órgão, as ações têm caráter preventivo e visam acompanhar a elevação do nível dos cursos d’água, além de identificar possíveis situações que possam colocar moradores em risco.
A Defesa Civil segue em alerta e orienta a população, especialmente quem vive em áreas vulneráveis, a ficar atenta às condições climáticas e acionar o órgão em caso de necessidade.


Você precisa fazer login para comentar.