Acre
Sinhasique diz que secretário de segurança falhou no combate à violência
A líder do PMDB na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputada Eliane Sinhasique (PMDB), falou, na manhã desta terça-feira (8), da violência que se instalou no Estado. “A situação está fora de controle! Só em Rio Branco foram incendiados 4 ônibus. Todos os dias acontecem roubos de carros, de motos, assaltos e assassinatos”, declarou.
Para a parlamentar, falta trabalho preventivo. “Não adianta apenas combater. É preciso políticas públicas de educação, de ocupação, dos nossos jovens. É necessário envolver nesse debate, as secretárias de Segurança Pública, de Educação, de Cultura, de Esporte, etc”.
Sinhasique pontua que as secretarias tem falhado no combate e prevenção da criminalidade. “O Secretário de Segurança não está fazendo a parte dele. E várias outras secretárias que são responsáveis por trabalhar a prevenção da criminalidade estão falhando”.
A deputada afirma que essa desorganização no combate à violência é que tem causado o aumento da criminalidade no Estado. “O Governador diz que está tudo sob controle, que os bloqueadores que revoltaram a criminalidade. Mentira! Esses ataques já aconteciam muito antes de serem colocados bloqueadores de celular nos presídios. Faltam ações interligadas para combater a violência”.
Maria da Penha
Sinhasique também aproveitou para falar da violência contra a mulher e lamentou que no Acre os números tenham crescido.
“Ontem (07), a Lei Maria da Penha completou 11 anos de implantação. Mas, infelizmente as mulheres não tem o que comemorar. Segundo o DataSenado, o número de homicídios de mulheres dobrou em 10 anos (entre 2006 e 2016). De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça, quase 5 mil processos de violência doméstica estão em tramitação no Acre”.
Em 2015, Eliane apresentou, na Assembleia, anteprojeto que pedia a distribuição do botão do pânico para mulheres vítimas de violência doméstica que se sentiam em constante perseguição. “Infelizmente, nosso anteprojeto não foi acatado pelo Governo”.
Comentários
Acre
Acre está entre os piores do país em perdas de água tratada, aponta estudo nacional
Levantamento revela desperdício superior a 62% na distribuição e expõe desafios no saneamento básico do estado
Comentários
Acre
Semana começa com calor, sol entre nuvens e pancadas de chuva no Acre
Previsão indica temperaturas elevadas em todo o estado, com chuvas rápidas e baixo risco de temporais
Comentários
Acre
Sesacre aponta queda nos casos de Covid-19 em até 96% no Acre em 2026
O Acre registrou uma redução significativa nos casos de Covid-19 em 2026. Até fevereiro, foram contabilizadas 112 confirmações, número muito inferior ao de anos anteriores. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, houve uma queda de 96% em relação a 2025, quando a circulação do vírus era maior.
Essa tendência de diminuição de casos graves e internações também foi observada em outras regiões do Brasil. Especialistas atribuem esse cenário à vacinação em massa e à imunidade adquirida pela população nos últimos anos.
No entanto, as autoridades de saúde alertam para o aumento de outros vírus respiratórios, como os que causam síndromes gripais, o que requer atenção da população.
Apesar da melhora no quadro da Covid-19, o recomendável é manter os cuidados básicos, principalmente para grupos vulneráveis. O estado agora monitora a doença de forma mais controlada, sem picos elevados como antes.




Você precisa fazer login para comentar.