Acre
Sindmed-AC pede na Justiça a contratação de médicos do concurso de 2013
O governo do Estado não apresentou proposta de acordo para a contratação dos aprovados no concurso de 2013 ao Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) durante a audiência de conciliação realizada pela 3ª Vara da Fazenda Pública, na manhã desta quarta-feira (08/06). A entidade ajuizou processo depois que a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) não aceitou o acordo de convocar os selecionados em certame definitivo.
Segundo o presidente do Sindmed-AC, Ribamar Costa, a entidade buscou negociar a realização do certame, mas, agora, com a relação dos aprovados, há a recusa em contratar todos os trabalhadores.
“Nossa diretoria buscou a negociação para eliminar os contratos precários e com muita luta conquistamos o concurso, então, justo no momento da necessidade de contratação, há uma recusa em chamar os aprovados, por isso ajuizamos o processo, para garantir o direito daqueles que se prepararam e fizeram a prova e foram classificados”, afirmou o sindicalista.
Desde 2014, o Sindicato busca a contratação dos aprovados em decorrência da falta de profissionais nos hospitais e demais unidades, mas o chamamento não vem ocorrendo.
“A população sente a falta dos médicos. Houve a convocação de uma parte dos aprovados, mas boa parte espera ansiosa, e, enquanto isso não ocorre, o povo sofre”, detalhou Ribamar Costa.
De acordo com o sindicalista, o Sindmed tenta eliminar as contratações temporárias e precárias por entender que a falta de profissional fixo acaba prejudicando os pacientes.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.




Você precisa fazer login para comentar.