Cotidiano
Sindicato diz que governo ameaça médicos para voltar ao trabalho mesmo ser receber salários atrasados
Com Marcus José
O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindemed) divulgou nota de repúdio a suposta tentativa do governo do Acre de pessionar e ameaçar os médicos grevista a retornarem ao trabalho no Hospital do Juruá sem mesmo receber os salários atrasados.
Segundo a nota, “tentar utilizar o Judiciário como forma de ameaçar médicos demonstra a natureza truculenta dos gestores que desonram acordos firmados com a classe”.
_____________
São cerca de 70 médicos que vivem a situação. Não serão mais aceitos nenhum tipo de internação, consulta ou qualquer outro procedimento até que o Sus pague.
_____________
Segundo o médico Eduardo Haddad, os repasses estão sendo feitos pelo Governo Federal regularmente ao Governo do Acre. “Todo dia 8 o governo repassa o valor à Sesacre, porém, não sabemos por que não está chegando até a gente”, ressaltou Haddad. A informação foi confirmada pela assessoria da Secretaria de Saúde do Acre.
No total, o valor que não está sendo repassado ao grupo de médicos é de R$ 560 mil reais mensais, somando esse montante pelos quatro meses atrasados, a dívida do Estado com os profissionais é de aproximadamente R$ 2,240 milhões.
Confira a nota:
Nota de Repúdio
A diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado do Acre (Sindmed-AC) vem a público repudiar a atitude dos gestores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre) que tentam pressionar os médicos do Hospital Geral do Juruá a retornarem ao trabalho sem ao menos receberem a remuneração de outubro.
A atitude antissindical foi comunicada a banca de advogados desta entidade já estuda medidas jurídicas.
Tentar utilizar o Judiciário como forma de ameaçar médicos demonstra a natureza truculenta dos gestores que desonram acordos firmados com a classe.
A diretoria deste Sindicato buscará de todas as formas a proteção de seus filiados e não fechará as portas para uma negociação em que possa beneficiar a classe e a sociedade.
O médico possui família e precisa da remuneração para pagar as contas, assim à suspensão do atendimento eletivo tem o objetivo de buscar um acordo. É importante afirmar que mesmo sem o pagamento, por compromisso social com a população do Juruá e por responsabilidade ética, os profissionais continuam garantindo o atendimento para os casos de urgência e emergência.
A Diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado do Acre (Sindmed-AC)
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves



Você precisa fazer login para comentar.