Acre
Sexta-feira Santa aumenta fluxo de passageiros e causa transtornos em linha de ônibus no Acre

Foto: cedida
O feriado da Sexta-feira Santa intensificou o fluxo de passageiros em direção aos municípios do interior do Acre e causou transtornos para quem dependia do transporte intermunicipal na manhã desta sexta-feira (18). Em um dos pontos da linha operada pela empresa Transacreana, que liga Rio Branco a Brasileia, várias pessoas ficaram sem embarcar por falta de vagas no ônibus.
A situação aconteceu nas proximidades da Polícia Rodoviária Federal, na Corrente, onde uma grande quantidade de passageiros aguardava o coletivo das 6h com destino a municípios como Epitaciolândia, Brasileia, Xapuri e Assis Brasil. O problema é que o ônibus saiu da rodoviária de Rio Branco já lotado, transportando apenas quem havia comprado passagem com antecedência, e passou direto pelos pontos intermediários.
“Sabendo que era feriado e muita gente se deslocaria para suas colônias e municípios, a empresa disponibilizou apenas um ônibus. Isso é um descaso”, reclamou uma das passageiras que aguardava no local.
Revoltados com a situação, os passageiros que ficaram do lado de fora impediram temporariamente a saída do veículo. “Se não vai levar um, não leva ninguém”, disse uma das manifestantes.
A empresa Transacreana, responsável pela linha, informou que houve uma demanda maior que o habitual no horário das 6h e que foi necessário enviar um ônibus extra para atender os passageiros que ficaram do lado de fora. A empresa opera normalmente com três horários diários para a região: 6h, 11h e 14h.
Apesar do envio de reforço, passageiros criticaram a falta de comunicação e de planejamento para períodos de maior movimento, como os feriados prolongados.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.