Conecte-se conosco

Cotidiano

Setembro Amarelo: MPAC promove palestras sobre prevenção ao suicídio

Publicado

em

O evento integrou a programação do Setembro Amarelo, mês destinado à conscientização sobre a prevenção ao suicídio, e contou com a exposição de psiquiatras e psicólogos

O objetivo foi promover um espaço de troca de experiências e aprendizado. Foto: Clóvis Pereira

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Centro de Especialidades em Saúde (CES), realizou na manhã desta sexta-feira (20) o ciclo de palestras “Prevenção ao Suicídio: O Escutar como Caminho”, no auditório do edifício-sede. O objetivo foi promover um espaço de troca de experiências e aprendizado, fortalecendo a importância da escuta ativa e compassiva na prevenção ao suicídio.

O evento integrou a programação do Setembro Amarelo, mês destinado à conscientização sobre a prevenção ao suicídio, e contou com a exposição de psiquiatras e psicólogos.

Ao abrir o evento, o procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, destacou a responsabilidade de todos no enfrentamento ao problema. Fotos: Diego Negreiros

Ao abrir o evento, o procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, destacou a responsabilidade de todos no enfrentamento ao problema. “O suicídio é um problema social de grande relevância para a saúde pública, e que pode ser evitado. Quando falamos em prevenção, estamos reconhecendo que cada vida é única e insubstituível, e nossa missão aqui é ajudar a preservá-las”, disse.

A coordenadora-geral do CES, procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira, trouxe uma reflexão sobre o silêncio em torno das questões de saúde mental. “Temos que quebrar esse silêncio, pois ele é inimigo da prevenção. É nosso dever como sociedade, como seres humanos, prestar atenção à nossa volta, observar possíveis sinais de que existem pessoas sofrendo. Temos que falar para essas pessoas que se sentem sozinhas ou estejam em estado de desespero, que há recursos disponíveis e existem pessoas dispostas a ajudar. Temos que aprender mais, falar mais, cuidar mais”, frisou.

As palestras foram mediadas pela médica especialista do CES, Jesiane Maia.

A coordenadora-geral do CES, procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira, trouxe uma reflexão sobre o silêncio em torno das questões de saúde mental. Foto: Clóvis Pereira

Primeira a falar, a psicóloga Josiane Furtado, do Núcleo de Prevenção e Posvenção do Suicídio do Pronto Socorro de Rio Branco, destacou a importância da escuta ativa e do acolhimento para quem apresenta comportamento suicida. Ela explicou que a tentativa de suicídio é muitas vezes uma forma de comunicação de sofrimento psíquico e que toda tentativa deve ser levada a sério. Josiane reforçou a necessidade de uma abordagem empática, sem julgamento, para garantir a confiança do paciente e promover sua adesão ao tratamento.

Em seguida, o psicólogo Rodrigo da Cunha, do CES, abordou como o trabalho está profundamente ligado à saúde mental. Ele explicou que o trabalho não deve ser apenas uma fonte de exaustão ou renda, mas uma ferramenta de integração social e promoção de significado de vida. Rodrigo destacou ainda a importância de criar um ambiente saudável, onde pequenos gestos de apoio entre colegas podem fazer grande diferença.

Por fim, a médica psiquiatra Yasmin Dene, em sua palestra “Cuidando da Saúde Mental no Ambiente de Trabalho – Estratégias e Cuidados para o Ministério Público”, ressaltou que saúde mental vai além da ausência de doenças, sendo influenciada por fatores físicos, psicológicos, sociais, espirituais e ocupacionais. Ela enfatizou que o ambiente de trabalho pode ser uma fonte de estresse e que práticas como a criação de limites entre vida pessoal e profissional, o autocuidado e o apoio entre colegas são essenciais para prevenir o esgotamento e melhorar a produtividade.

Josiane reforçou a necessidade de uma abordagem empática, sem julgamento, para garantir a confiança do paciente e promover sua adesão ao tratamento. Foto: Diego Negreiros

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF

Publicado

em

FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.

A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez

O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.

“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.

Reta final

Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas

O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.

“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.

Ganha folga

Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.

“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Estreia no dia 15

A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Comentários

Continue lendo