Conecte-se conosco

Acre

Sesc no Acre abre matrículas para o curso de desenho e pintura

Publicado

em

O Serviço Social do Comércio no Acre (Sesc no Acre) está com matrículas abertas para o curso de desenho e pintura. Podem se inscrever comerciários, dependentes de comerciários e público em geral, a partir dos 7 anos, e as aulas são administradas pelo artista plástico e instrutor Darci Seles. As aulas são para crianças, a partir dos 7 anos, adultos e idosos.

A pintura traz inúmeros benefícios tanto às crianças quanto aos adultos, como o desenvolvimento do cérebro, já que, quando se desenha, trabalha-se tanto lógico quanto o criativo, o desenvolvimento e fortalecimento da motricidade fina, vez que há o uso de ferramentas usadas na pintura, que ajudam a fazer movimentos com mais precisão; e a comunicação e o emocional, visto que, pelo desenho, é possível expressar sentimentos.

O curso de desenho e pintura para terceira idade pode funcionar como uma arte terapia, já que proporciona diversas vantagens para a saúde e bem-estar do idoso, tais como o estímulo à memória e a criatividade, desenvolvimento de novas habilidades, capacidade de organização e prevenção de doenças como Alzheimer.

Serviço:

Dias: terças-feiras e quintas-feiras

Horário: 16h às 18h ou 18h às 20h | Local: Sesc Centro

As matrículas já estão abertas na Central de Atendimento no Sesc Bosque, telefone 3302-2895. Para mais informações sobre o curso, entre em contato pelo número: (68) 3302-1053.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Maioria dos acreanos desaprova governo Lula, aponta pesquisa

Publicado

em

Levantamento indica 73,06% de rejeição à gestão presidencial no estado; aprovação é de 22,17%

O Instituto Delta Agência de Pesquisa, contratado pela TV Gazeta, divulgou nesta segunda-feira (23) os números sobre a avaliação dos acreanos em relação à administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o levantamento, 73,06% dos entrevistados desaprovam a gestão do petista. Outros 22,17% afirmaram aprovar o governo, enquanto 4,77% disseram não saber ou preferiram não responder.

A pesquisa ouviu 1.006 eleitores em 18 municípios do Acre, entre os dias 16 e 21 de março. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) sob o número AC-08354/2026.

Comentários

Continue lendo

Acre

TJAC implanta extensão de Libras e descrição de imagens no site para ampliar acessibilidade comunicacional

Publicado

em

Aplicativo funciona com acesso pelo computador ou celular e fornece auxílio para pessoas surdas, cegas, com baixa visão, dislexia e outras necessidades

O uso da tecnologia para garantir direitos e promover inclusão é o objetivo do novo sistema adotado pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), que amplia a acessibilidade no site da instituição. O aplicativo facilita a navegação de pessoas surdas, cegas, com baixa visão, dislexia, transtorno do déficit de atenção e outras necessidades.

A ferramenta, chamada Rybená, pode ser utilizada tanto no computador quanto no celular. Com a extensão, textos em português são traduzidos para Libras. O sistema também conta com recurso de voz, que sintetiza o conteúdo selecionado, além de funcionalidades voltadas a pessoas com deficiência visual, como descrição de imagens, ajuste de contraste e saturação, e personalização de cores em textos, fundos e títulos.

Ao empregar tecnologia, o TJAC busca ampliar a inclusão e o acesso à informação, além de atender às orientações e normativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa também contribui para uma comunicação mais clara, com linguagem simples, promovendo a inclusão de forma mais ampla.

Com a modernização, o Judiciário acreano atende a um dos principais princípios do modelo de excelência em gestão, implantado pelo presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, que é a priorização das pessoas que necessitam dos serviços da Justiça.

Comentários

Continue lendo

Acre

1ª etapa do complexo viário no centro de Rio Branco deverá ser inaugurada pelo Governo do Acre nesta quinta

Publicado

em

O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Obras Públicas (Seop), inaugura nesta quinta-feira (26) a primeira etapa do Complexo Viário da Avenida Ceará, localizado no Centro de Rio Branco.

Essa fase inicial compreende a via elevada sobre a Avenida Getúlio Vargas, que vai da Ladeira da Maternidade até perto da sede da Prefeitura.

Com a liberação desse trecho, espera-se uma melhora significativa no fluxo de veículos e uma redução dos congestionamentos frequentes na região central da capital.

A obra ainda está em andamento, mas sua conclusão total promete transformar a mobilidade urbana no centro de Rio Branco, impactando positivamente o dia a dia dos motoristas e pedestres.

Trecho da Avenida Ceará passa por testes de drenagem. Foto: Luis Oliviera/Seop

Comentários

Continue lendo