Acre
Servidores terceirizados da Fundhacre denunciam atraso no pagamento do salário e benefícios
Servidores da Empresa New Times afirmam que estão sem receber há dois meses o salário, e benefícios há quatro meses. Fundhacre diz que passou os valores aos representantes da empresa e não há débito vencido.

Servidore terceirizados da Fundhacre denunciam atraso no pagamento do salário e benefícios — Foto: Aline Nascimento/G1
Os servidores da Empresa New Times, que presta serviços para a Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), denunciam atraso no pagamento do salário, dos benefícios, como auxílio-alimentação e adicional de insalubridade, e até o pagamento da primeira parcela do 13º.
O g1 ouviu três servidores que afirmam que o salário está atrasado há dois meses, o auxílio-alimentação não é pago há quatro meses, também não foi paga a primeira parcela do 13º salário, que deveria ser depositada até dia 30 de novembro, o adicional de insalubridade está atrasada desde junho, vale transporte e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) também não estão sendo depositados.
Cerca de 40 servidores, entre maqueiros, atendente de enfermagem, copeiros, serventes gerais e equipes da limpeza. Os denunciantes pediram para não ter os nomes divulgados com medo de represália.
“Não recebemos em outubro, nem em novembro e nem a parcela do 13º. Pessoal está se virando até onde dá. Chegamos no limite, maioria das pessoas paga aluguel. Ontem [segunda-feira,4] um funcionário só foi trabalhar porque estava com medo de perder o trabalho. Ele mora na Sobral, perto do Ceasa, e foi andando porque não tinha mais vale transporte. Eu moro de aluguel e estou há dois meses com o aluguel atrasado”, lamentou um maqueiro que não quis se identificar.
O servidor diz que a empresa não respondeu mais os funcionários. “Ela respondeu uma vez e falou que a Fundhacre não fez o repasse. Porém, somos sabedores que toda empresa terceirizada tem que ter uma caução para caso aconteça uma situação dessa. Mas, disse que não tem de onde extrair para pagar a gentre”, criticou.
A assessoria de comunicação da Fundhacre informou que a empresa recebe o dinheiro para pagar os funcionários todos os meses e nenhuma prestadora de serviço deixou de ser paga. Sobre os benefícios, a fundação destacou que não é ‘de competência da Fundhacre e sm da empresa. A Fundhacre paga o valor integral’.
A reportagem entrou em contato com a empresa e aguarda retorno.
Sem dinheiro para gasolina
Outro servidor que conversou com o g1 contou que já faltou quatro plantões por falta de dinheiro para o combustível da motocicleta. O maqueiro relatou que o dinheiro que tem está usando para comer com a mulher e o filho e avisou à empresa da situação.
“Não estou indo. Comuniquei que não ir porque não tenho condições de ir. Pessoal já falou que no próximo plantão não tem como ir sem dinheiro para ônibus, uber, moto. Não têm como se deslocar até lá. Minha mãe me ajuda, faço alguns ‘bicos'”, confessou.
O funcionário relembrou que as equipes têm contato com vários tipos de enfermidades na unidade de saúde e não ganham adicional de insalubridade. “É.”É um absurdo. Lidamos com pacientes com todos os tipos de doença, levamos eles para os exames. O Ministério do Trabalho foi fazer uma vistoria, não mostraram o laudo pra gente e nada de pagamento de insalubridade”, denunciou.
Ainda segundo outro maqueiro, a falta de resposta de um posicionamento da empresa deixa os servidores mais revoltados. “A gente manda mensagem no grupo da empresa, no privado e ninguém responde absolutamente nada. Chegaram a falar que esperavam o recurso da fundação, buscavam recursos próprios e depois disso não falaram mais. Não recebemos nada”, criticou.
Comentários
Acre
Quinta-feira será de calor, alta umidade e pancadas de chuva em todo o Acre
O tempo segue quente, úmido e instável nesta quinta-feira (12) em todo o Acre, com ocorrência de chuvas pontuais a qualquer hora do dia, podendo ser fortes em algumas áreas

🌤️ Leste e sul do estado
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será de sol entre nuvens e pancadas isoladas, com possibilidade de intensidade moderada a forte.
-
Probabilidade de chuvas fortes: média
-
Probabilidade de temporais: média
-
Umidade relativa do ar: mínima entre 60% e 70% à tarde; máxima entre 90% e 100% ao amanhecer
-
Ventos: fracos a calmos, com rajadas moderadas, vindos do noroeste, com variações do norte e oeste
-
Ventos fortes: baixa probabilidade
🌦️ Centro e oeste do estado
Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, a previsão também indica calor, sol, nuvens e chuvas passageiras e pontuais, que podem ser intensas.
-
Probabilidade de chuvas fortes: média
-
Probabilidade de temporais: baixa
-
Umidade relativa do ar: mínima entre 60% e 70% à tarde; máxima entre 90% e 100% ao amanhecer
-
Ventos: fracos a calmos, com rajadas moderadas, vindos do norte, com variações de noroeste e nordeste
-
Ventos fortes: baixa probabilidade
🌡️ Temperaturas previstas por região
-
Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 29ºC e 31ºC
-
Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 29ºC e 31ºC
-
Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 29ºC e 31ºC
-
Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 30ºC e 32ºC
-
Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 31ºC e 33ºC
-
Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 30ºC e 32ºC
-
Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22ºC e 24ºC, máximas entre 30ºC e 32ºC
Comentários
Acre
Rio Acre sobe 92 centímetros em 24 horas, aponta Defesa Civil
Mesmo com elevação, nível do manancial segue abaixo das cotas de alerta e transbordo

O nível do Rio Acre apresentou elevação nas primeiras horas desta quinta-feira (12), em Rio Branco, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. Às 5h20, o manancial marcou 9,97 metros, registrando aumento em relação à medição da quarta-feira (11), quando o rio estava com 9,05 metros no mesmo horário.
De acordo com os dados oficiais, a elevação foi de 92 centímetros no intervalo de 24 horas. No boletim anterior, a tendência era de vazante, enquanto nesta quinta-feira o indicativo passou a ser de subida, demonstrando mudança no comportamento do rio.
Apesar da elevação no nível das águas, o volume de chuva registrado nas últimas 24 horas foi menor. Na quarta-feira foram contabilizados 10 milímetros de precipitação, enquanto nesta quinta o índice foi de apenas 1 milímetro.
Mesmo com a alta, o Rio Acre permanece abaixo da cota de alerta, fixada em 13,50 metros, e também distante da cota de transbordo, que é de 14,00 metros.
Comentários
Acre
TCE-AC ratifica inexigibilidade para contratação de ferramenta de pesquisa de preços
Contrato de R$ 38,2 mil prevê assinatura de sistema especializado para apoio às atividades de fiscalização

Foto: Sérgio Vale
O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) reconheceu e ratificou a inexigibilidade de licitação para a contratação da empresa NP Tecnologia e Gestão de Dados Ltda., conforme publicação no Diário Eletrônico de Contas desta quinta-feira (12).
A decisão foi assinada pela presidente da Corte, conselheira Dulcinéa Benício de Araújo Barbosa, com fundamento no artigo 74, inciso I, da Lei nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações), após parecer jurídico favorável que apontou a inviabilidade de competição para a contratação do serviço.
De acordo com o ato, a empresa, inscrita no CNPJ nº 07.797.967/0001-95, será responsável pelo fornecimento de assinatura de ferramenta especializada em pesquisa e comparação de preços praticados pela Administração Pública. O sistema será utilizado pelo TCE-AC como instrumento de apoio técnico nas atividades de fiscalização e análise de gastos públicos.
O valor total da contratação é de R$ 38.250,00. O reconhecimento e a ratificação da inexigibilidade constam no Processo nº 999999.000015/2026-06, publicado oficialmente no Diário Eletrônico de Contas.

Você precisa fazer login para comentar.