fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Servidores tentam valer Código Sanitário para poder fiscalizar comércio em Brasiléia

Publicado

em

Servidores da vigilancia sanitária de Brasiléia querem aprovação do Código Sanitário para poder trabalhar - Foto: Alexandre Lima

Servidores da vigilancia sanitária de Brasiléia querem aprovação do Código Sanitário para poder trabalhar – Foto: Alexandre Lima

Código já foi enviado à Câmara desde 2011 e até então falta votação de vereadores

Alexandre Lima

Servidores que atuam na fiscalização sanitária do município de Brasiléia, estão tentando fazer com que os vereadores retomem os debates para que seja votado e instituído, o Código Sanitário que está pronto desde 2011. O mesmo contém 162 Artigos e visa o bem estar da população.

Atualmente, os servidores da vigilância sanitária praticamente não possuem poderes para fiscalizar e fazer valer as leis que estão ligadas nos princípios expressos na Constituição, Legislação Federal e Estadual, com os direitos e obrigações que se relacionam com a saúde e o bem-estar individual e coletivo, no que concerne às suas atribuições.

Desde sua criação, em 2011, e anteriormente, o setor praticamente foi marginalizado pelas administrações passadas e deixou de exercer seu trabalho junto aos estabelecimentos comerciais na cidade. Sem falar que praticou outros que fogem de suas atribuições.

A exemplo, segundo consta num relatório, alguns servidores municipais fizeram serviços que não condizia com suas funções, como fiscalizar o hospital de Brasiléia. Trabalho esse exclusivo da Anvisa no Estado, mas, foi feito por 18 vezes somente no mês de dezembro passado.

No relatório deste mês de fevereiro, realizado no dia 19, uma vistoria juntamente com a Anvisa, durou todo o dia. Num levantamento dos três últimos meses, se percebe que as vistorias não ultrapassam 20 por mês.

Também foi levantado que, o setor de vigilância sanitária de Brasiléia, não é visto com bons olhos pelo comércio que não aceita seu trabalho de fiscalização. Sem a devida aprovação do Código Sanitário por parte dos vereadores, falta estímulo para que possam monitorar esses espaços.

Segundo foi passado, a própria ANVISA apoia a aprovação do Código Sanitário do Município, já que alguns desses serviços tem que ser feitos por funcionários do Estado, sendo necessário o deslocamento com gastos que poderiam ser evitados.

Código depende da análise e aprovação dos vereadores de Brasiléia, para ser sancionado pelo Prefeito - Foto: Alexandre Lima

Código depende da análise e aprovação dos vereadores de Brasiléia, para ser sancionado pelo Prefeito – Foto: Alexandre Lima

A simples fiscalização na área de doenças transmissíveis é fator que preocupa. Impedimento de propagação de doenças como isolamentos, quarentena, isolamento de hotéis, pensões e estabelecimentos similares para que não aconteça e/ou até saneamento da situação, lhes são vetado.

O controle e fiscalização de alimentos, vendedores ambulantes, feiras livres, bares, lanchonetes, churrascarias, açougues, saneamento básico e meio ambiente, além de outros, praticamente estão isentos dos fiscais. Em alguns casos passados, já se pôde registrar a comercialização para consumo, de produtos vencidos e estragados.

Para que se evite problemas futuros relacionados à saúde pública, o setor já consultou e soube que o Código Sanitário já deveria ter sido aprovado. Novamente, foi comunicado ao atual prefeito, que por sua vez, disse que já passou pela Casa e não seria necessário novamente o pedido, pois estaria a cargo dos vereadores.

Em suma, em caso de uma epidemia onde fosse necessário a intervenção da Vigilância Sanitária Municipal, nada poderiam fazer. Pois, o Município estaria a mercê de uma equipe da ANVISA que se deslocasse da Capital e dependendo do caso, seria tarde demais.

Comentários

Acre

Mais de 500 atendimentos: Deputada Dra. Michelle Melo promove ação do Gabinete Itinerante Mais Saúde na Vila Campinas

Publicado

em

Buscando proporcionar acolhimento e atendimentos na área da saúde e cidadania a Deputada Dra. Michelle Melo, promoveu na manhã deste sábado, 09, na Vila Campinas no município de Plácido de Castro, a ação Gabinete Itinerante Gente Cuidando de Gente Mais Saúde.

Durante toda manhã de atividades além de atendimentos médicos, também foram realizados testes rápidos, vacinação, ouvidoria e atividades recreativas com crianças e adolescentes.

Para a senhora Maria da Conceição, moradora da Vila Campinas, a iniciativa da deputada é muito importante para os moradores tanto da Vila como de Plácido de Castro.

“São vários atendimentos médicos que estão sendo realizados. Hoje fui atendida pela ginecologista e pelo clínico geral e quero deixar os meus agradecimentos e falar da importância dessa ação para a nossa Vila,” declarou a moradora.

Durante todo evento foram oferecidos cortes de cabelo, atendimentos pediátricos e psicológicos, ginecológicos, ortopédicos, clínico geral, ontológicos, vacinação entre outros.

A ação também contou com a parceria da patrulha do DETRAN, promovendo atividades educativas com crianças e adolescentes.

Francisco Mendonsa que é produtor rural e foi um dos primeiros a chegar na ação, também reafirmou a importância da iniciativa que busca promover saúde e cidadania.

“Tentei por várias vezes no serviço público, mas não consegui. Aqui na ação estou feliz com o atendimento, passei pela triagem e fui atendido muito rápido mesmo com o grande número de pessoas na ação, meu sentimento é de acolhimento e quero parabenizar a Dra. Michelle Melo, por se preocupar com a população de Plácido de Castro e moradores aqui da Vila Campinas. Quero agradecer essa nobre iniciativa,” disse o produtor rural.

Durante todo evento aconteceram ouvidorias, promovidas pelos advogados do gabinete da Deputada Dra. Michelle Melo.

O motorista e comerciante Jucelino Guimarães aproveitou a ação para utilizar o serviço oferecido pela assessoria jurídica.

“Estou aproveitando essa oportunidade para agradecer a deputada Dra. Michelle Melo e pedir que ela fortaleça ações que contribuam com o comércio local e com a infraestrutura das nossas ruas e ramais,” solicitou Jucelino, formalmente por meio da ouvidoria do gabinete da parlamentar.

A deputada Michelle Melo, agradeceu aos apoiadores do evento e a cada um dos médicos, enfermeiros e voluntários presentes e falou ainda sobre a iniciativa em prol da população de Plácido de Castro e principalmente da Vila Campinas.

“Inicialmente quero agradecer aos nossos parceiros e apoiadores voluntários que são de fundamental importância para o sucesso desse evento. A Jeanny Cunha conselheira tutelar, Eli Soares, José Hilton, Carlinhos Bandeira, Roselina Estácio que é a coordenadora da escola que está nos recebendo e a cada um dos médicos e profissionais da saúde deixo meus agradecimentos de todo coração.

A parlamentar detalhou ainda a ação e sua continuidade.

“ Esse é um projeto que surgiu dentro do meu gabinete quando ainda era vereadora e agora como deputada, estou fortalecendo essa ação em prol do povo acreano”, finalizou a deputada.

O evento foi sucesso de público e somou mais de 500 atendimentos lotando a quadra e as dependências da escola São Luiz Gonzaga.

A ação “ Gabinete Itinerante Gente Cuidando de Gente Mais Saúde”, promovida diretamente pelo gabinete da deputada Dra. Michelle Melo é contínua e voltará em breve a ser realizada em outras regionais tanto da capital acreana como do interior do Estado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia Civil prende suspeito do crime de roubo em Rio Branco

Publicado

em

Ascom/PCAC

Na manhã desta sexta-feira, 08, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Combate a Roubos e Extorsões – DCORE, deu cumprimento a um mandado de prisão expedido em desfavor do nacional D. F. dos S., 20 anos de idade.

O preso é um dos suspeitos da prática de roubo a um estabelecimento comercial localizado no Ramal do Pica Pau, nesta capital.

Consta do procedimento que no dia 31 de março por volta das 07h, um casal de comerciante foi surpreendido pela ação de criminosos, os quais, munidos de arma de fogo, subtraíram dinheiro em espécie, relógio e aparelhos celulares das vítimas.

Iniciada a apuração, os investigadores realizaram inúmeras diligências, ocasião em que foi possível obter os elementos necessários a identificação de um dos suspeitos, o qual possuía extenso histórico relacionado à prática de crimes.

De acordo com os agentes, o suspeito preso nesta data possuía sete passagens pela Delegacia de Flagrantes e, em todos os casos, havia sido posto em liberdade na audiência de custódia.

Ademais, outros elementos apontavam para a participação do agente com o crime organizado.

Munido das informações necessárias, a Autoridade Policial representou pela prisão preventiva do suspeito identificado, a qual foi prontamente reiterada pelo representante do Ministério Público.

Diante disso, os agentes realizaram diligências complementares, as quais fundamentaram a formalização da denúncia e reiteração do pedido de prisão preventiva, deferido pelo Juízo.

Expedido o mandado, na manhã de hoje os investigadores efetuaram a prisão do suspeito.

Fora de circulação, o preso foi colocado à disposição da Justiça.

Comentários

Continue lendo

Acre

Buscas por criança de 2 anos que se afogou em rio no AC são suspensas após três dias

Publicado

em

Por

Corpo do menino Gael de Souza Paiva não foi achado após três dias de buscas no Rio Tarauacá, no interior do Acre.

Corpo de Gael de Souza Paiva não foi achado após três dias de buscas — Foto: Arquivo pessoal

Chegaram ao fim nesta sexta-feira (8) as buscas pelo corpo do pequeno Gael de Souza Paiva, de 2 anos, que caiu no Rio Tarauacá, na cidade de mesmo nome, na última terça-feira (5). A suspensão cumpre o protocolo de três dias buscas e mergulhos.

O tenente Rosivan Cavalcante disse que os bombeiros pediram à população que, caso vejam ou entrem algo no rio, que acionem as equipes. “Já faz muito tempo e não tem condições de uma pessoa passar esse tempo todo na água e ser encontrada viva. A gente espera que, se o corpo emergir, que a gente possa resgatar. Mas, a princípio, está desaparecido nas águas”, lamentou.

O menino estava em uma canoa com o pai quando, em uma curva, uma onda bateu na embarcação e ele caiu nas águas. O pai ainda teria mergulhado em busca pelo filho, contudo, por conta da forte correnteza, não conseguiu encontrá-lo.

O local onde o menino caiu tem entre 5 a 6 metros de profundidade e é chamado canal do rio.

‘Levou meu coração junto’

 

g1 conversou com o pai do menino, o autônomo Gracionildo Paiva, que relatou o drama vivido pela família desde o acidente. Emocionado, ele disse que não tem conseguido forças para acompanhar as buscas pelo corpo do filho e que a mãe de Gael está inconsolável.

“Não estou conseguindo acompanhar de perto, porque não tenho nem coragem de, se encontrarem, eu olhar para ele. Ele estava comigo quando tudo aconteceu, estava só eu, ele e Deus mesmo. Tinha saído do porto do mercado e estava indo para casa, fomos passar pela onda da canoa e nem imaginava que ia acontecer isso. A onda jogou minha embarcação para o meio, tombou e ele caiu na água com cadeirinha e tudo. Eu soltei o motor na hora e me joguei para pegar ele e não consegui, até eu ia morrendo”, relembrou o pai.

Paiva contou que o filho era seu companheiro em todos os momentos e que tinha costume de andar com ele na embarcação. A família mora no Seringal Vitória Velha, uma comunidade rural que fica a cerca de três horas de viagem pelo rio até a cidade de Tarauacá.

“Bem ninguém está, até quem nem era da família está abalado, chocado com a situação. A mãe dele está desesperada com tudo isso. Mas, acredito que não está sendo mais difícil pra ninguém do que pra mim. Qualquer pai vai sentir culpa de não poder salvar o próprio filho. Ele levou meu coração junto”, lamentou.

Comentários

Continue lendo








Em alta