Cotidiano
Servidores de prefeitura no AC teriam recebido dinheiro de ex-funcionário investigado por peculato
Investigações apuram esquema de funcionária fantasma em Sena Madureira. Prefeito diz que acompanha e apoia as investigações.

Polícia investiga servidores de Prefeitura de Sena Madureira que teriam recebido dinheiro de ex-funcionário envolvido em esquema no AC — Foto: Internet
Por Aline Nascimento
As investigações que apuram um esquema com uma funcionária fantasma na cidade de Sena Madureira, no interior do Acre, ganhou um novo desdobramento.
A Polícia Civil passou a investigar dois servidores da prefeitura que teriam recebido dinheiro do ex-funcionário da gestão investigado por peculato, associação criminosa e falsidade ideológica.
Além disso, o ex-funcionário foi preso no mês de janeiro com o carro oficial do município carregado de material de pintura. Ele responde a esse processo em liberdade.
Segundo as investigações, ex-servidor teria recebido dinheiro de uma funcionária fantasma de uma empresa que presta serviço para a Secretaria de Saúde de Sena Madureira. A mulher foi contratada pela empresa, não trabalhava e quando recebia o salário repassava todo o dinheiro para o suspeito.
O esquema teria iniciado em maio do ano passado. Antes de ser preso em janeiro, o ex-servidor já era investigado pela polícia pelo esquema. Além disso, um grupo de vereadores da cidade procurou a polícia para denunciar o caso.
A polícia pediu a quebra do sigilo bancário do suspeito e descobriu que ele fez transferências de valores para dois funcionários da prefeitura.
“Tive acesso aos dados bancários do acusado, recebi a movimentação financeira dele. Têm duas pessoas ligadas diretamente à administração do prefeito. Pode ser que haja mais pessoas, mas em uma análise preliminar identifiquei dois nomes”, destacou o delegado Marcos Frank, responsável pelas investigações.
O prefeito da cidade, Mazinho Serafim, confirmou que tem conhecimento das investigações, apoia e acompanha os fatos. Serafim reafirmou também que o ex-funcionário investigado no esquema não faz mais parte do quadro de servidores.
“Até onde eu sei, essa pessoa que supostamente seria funcionária da prefeitura nunca colocou o pé na prefeitura e nem na empresa terceirizada como estão dizendo. Nunca trabalhou na empresa. Que a polícia investigue o que está acontecendo, e diz que essa pessoa passou dinheiro para funcionários da prefeitura que digam o nome dessas pessoas. Pedi que minha advogada apurasse isso. Eu pedi a investigação para saber quem são as pessoas e os valores”, afirmou.
Para não atrapalhar as investigações, o delegado Marcos Frank disse que não ia repassar os cargos dos servidores investigados e nem os valores repassados.
A reportagem não conseguiu contato com a defesa do ex-funcionário envolvido no esquema e nem com a empresa que presta serviços para a prefeitura.
Investigações
Frank destacou que continua com a análise dos dados bancários para descobrir se há mais pessoas envolvidas no esquema.
“Ele [ex-funcionário] recebia uma importância da própria empresa que presta serviço para a prefeitura superior ao salário que recebia. Além de receber o salário, ainda tinha um repasse da empresa. Isso configura crime de peculato”, frisou.
Após as análises, o delegado afirmou que vai ouvir todos os envolvidos.
“Não posso falar em valores, mas era superior à remuneração que recebia. Vamos fazer um interrogatório, fazer uma busca na empresa e pretendemos identificar mais algumas pessoas”, concluiu.
Comentários
Cotidiano
Mais 97 aprovados em concurso da Educação tomam posse em Cruzeiro do Sul
Profissionais aprovados no concurso da Secretaria de Estado de Educação do Acre (SEE) tomaram posse na tarde desta terça-feira, 10, no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul. A cerimônia reuniu professores e servidores de apoio administrativo que passam a integrar, de forma efetiva, a rede estadual de ensino.
Entre os empossados estava Pedro Felipe Souza Silva, aprovado para o cargo de professor de Sociologia. O novo servidor destacou a importância do momento para a família e para a estabilidade profissional, após anos atuando como professor provisório.

Também tomou posse Kessyla Fernanda dos Santos Barros, para o cargo de apoio administrativo. Kessyla ressaltou que a efetivação representa estabilidade financeira e melhores condições para continuar os estudos.
Em Cruzeiro do Sul, foram empossados 88 profissionais de apoio administrativo, seis professores de Química e três de Sociologia.

O coordenador-geral da representação da SEE em Cruzeiro do Sul, Aderlan Gomes, informou que essa foi a terceira cerimônia de posse do concurso da Educação no município. Segundo o gestor, novas convocações já estão em andamento, incluindo profissionais da educação especial.
The post Mais 97 aprovados em concurso da Educação tomam posse em Cruzeiro do Sul appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Cotidiano
Acre revela jovem talento acadêmico com aprovações na USP e em outras universidades do país
A estudante da rede pública estadual Ana Joyce do Carmo Gomes, de 14 anos, segue ampliando uma trajetória marcada por conquistas acadêmicas expressivas. Entre os resultados mais recentes estão o 2º lugar no processo seletivo da Universidade de São Paulo (USP), para o curso de Gerontologia, em uma das instituições mais concorridas do país, e o 1º lugar em Administração na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba.

Mesmo diante das aprovações, a jovem optou por não ingressar na graduação neste momento. O objetivo permanece definido: cursar Medicina e atuar futuramente como médica e pesquisadora. Para isso, segue dedicada à preparação acadêmica e aos estudos voltados aos próximos processos seletivos.
A estudante já havia se destacado nacionalmente em 2025 ao ser aprovada, ainda muito jovem, em 14 cursos de graduação em instituições públicas e privadas do país, além de conquistar o primeiro lugar geral em concurso público municipal. As novas aprovações reforçam a constância do rendimento escolar e o planejamento educacional construído ao longo dos anos.
A trajetória de Ana Joyce vem sendo construída com o apoio da rede pública de ensino e do acompanhamento especializado ofertado pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), vinculado ao Departamento de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE). O atendimento inclui atividades de enriquecimento curricular, acompanhamento pedagógico e apoio socioemocional.

Segundo a gestora do NAAH/S, Jeane Lyra Jucá, o acompanhamento contribui para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes com altas habilidades, fortalecendo competências, autonomia e projetos de vida.
O trabalho desenvolvido pelo NAAH/S tem como objetivo identificar, acompanhar e estimular estudantes com potenciais diferenciados, por meio de atividades complementares, orientação pedagógica e apoio às famílias e às unidades escolares.
Ana Joyce afirma que a escolha pela Medicina está ligada à identificação com a área da saúde e ao desejo de atuar também na pesquisa científica, com interesse na área de neurociência. A estudante destaca ainda a importância da organização da rotina de estudos, do descanso e dos momentos de lazer para manter o equilíbrio.

A mãe da estudante, Vânia do Carmo Nery, destaca que o interesse pelos estudos sempre foi natural e reforça o apoio da família para que a filha alcance o objetivo profissional. “Desde muito cedo ela fala sobre cursar Medicina. Nosso papel é apoiar e incentivar para que ela consiga alcançar esse objetivo”, afirmou.
Conquistas 2026
Gerontologia – USP
Arquitetura e Urbanismo – Instituto Federal de Rondônia
Engenharia Elétrica – Universidade Federal de Rondônia
Administração – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
Direito – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
Química Industrial – Instituto Federal de Farroupilha – RS
Engenharia de Alimentos – Universidade Federal de Santa Catarina
Inteligência Artificial (Tecnólogo) – Instituo Federal de Rondonópolis
The post Acre revela jovem talento acadêmico com aprovações na USP e em outras universidades do país appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Cotidiano
Após derrota, Neném e Felipinho são dispensados do Santa Cruz

Foto Sueli Rodrigues: Felipinho foi dispensado do Santa Cruz sem a diretoria saber
O volante Neném e o meia Felipinho foram dispensados pelo executivo de futebol do Santa Cruz, Ricardo Pereira, após a derrota para o Galvez. Os dois atletas entraram durante a partida contra o Imperador e foram comunicados do desligamento na reapresentação no domingo, 8, no CT do Cupuaçu.
Diretoria não sabia
Ricardo Pereira dispensou os dois atletas sem ter comunicado os dirigentes. A atitude do executivo de futebol não “caiu bem” e a decisão foi bastante questionada.
Tentou a voltar
O presidente do Santa Cruz, Léo Raches, trabalhou pelo retorno do meia Felipinho e quando assunto parecia contornado, o atleta recebeu uma proposta do Guaporé, de Rondônia, e decidiu não seguir na Capivara.








Você precisa fazer login para comentar.