fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Servidores da OCA recebem capacitação em língua brasileira de sinais para atender pessoas surdas

Publicado

em

Por Bruna Kéren

A demanda por atendimento especializado para pessoas surdas tem crescido na Organização em Centros de Atendimento (OCA). Para aprimorar a qualidade do atendimento prestado a esse público, teve início, na semana passada, mais um curso básico de língua brasileira de sinais (Libras) aos servidores da unidade de Rio Branco, proporcionando as ferramentas necessárias para garantir acessibilidade e inclusão na utilização dos serviços públicos.

A capacitação se destinou a servidores da OCA Rio Branco. Foto: Ascom/OCA

O curso despertou interesse não apenas entre os atendentes da central, mas também entre os profissionais que atuam em órgãos vinculados, como o Instituto de Identificação, o Departamento de Trânsito (Detran) e o Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Realizada no auditório da instituição, a capacitação tem duração de uma semana, no período da tarde, sob a orientação de Babi Rodrigues, supervisora da OCA Virtual, plataforma de atendimento online. “A capacitação visa aprimorar a multifuncionalidade dentro da instituição”, destaca Babi.

Para a chefe do Departamento de Gestão de Pessoas e Capacitação da OCA, Janaína  Marques, o treinamento não se limita ao atendimento presencial na central, sendo também aplicável ao modo virtual e móvel. “Reconhecemos que o acesso à informação é um poder”, observa.

A importância do curso vai além do aspecto técnico, abraçando valores como a empatia. A iniciativa visa garantir que todos os cidadãos tenham igualdade de acesso e atendimento de qualidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mâncio Lima convoca aprovados em seletivo para entrega de documentos

Publicado

em

,

A Prefeitura de Mâncio Lima convocou os candidatos aprovados no processo seletivo para cargos de nível médio, magistério e superior da Secretaria Municipal de Educação. O edital de convocação nº 004/2025 foi publicado nesta segunda-feira (7).

De acordo com o documento, os convocados devem comparecer à sede da Prefeitura, localizada na Rua Anselmo, Bairro José Martins, nº 2015, no horário das 7h30 às 13h30, para entregar a documentação exigida. O prazo é de três dias úteis a partir da publicação do edital.

Entre os documentos solicitados estão: foto 3×4, certidão de nascimento ou casamento, RG, CPF, comprovante de inscrição no PIS/PASEP, carteira de trabalho, comprovante de escolaridade (com diploma e certificados), título de eleitor com certidão negativa da Justiça Eleitoral, reservista (para homens), dados bancários do Banco do Brasil, comprovante de endereço, atestado de aptidão física e mental, declaração de acúmulo de cargos e certidões de antecedentes criminais e cíveis.

A Prefeitura destaca que a não apresentação dos documentos dentro do prazo estabelecido poderá acarretar na eliminação do candidato convocado.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Assis Brasil promove tarde recreativa para crianças autistas em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Publicado

em

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 02 de abril, a Prefeitura de Assis Brasil realizou uma tarde especial de atividades recreativas voltadas para as crianças autistas do município. O evento foi promovido em parceria entre as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.

A ação contou com uma programação lúdica e inclusiva, que envolveu teatro de fantoche, pintura, brincadeiras e banho de piscina. Durante toda a tarde, as crianças participaram com alegria e entusiasmo, em um ambiente acolhedor e pensado especialmente para elas.

A iniciativa teve como objetivo proporcionar momentos de lazer, interação e estímulo sensorial, além de reforçar a importância do respeito, da empatia e da inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todos os espaços da sociedade.

A Prefeitura de Assis Brasil segue comprometida em promover ações que garantam os direitos das crianças com deficiência e fortaleçam a rede de apoio às famílias. Eventos como este são fundamentais para construir uma cidade mais humana e inclusiva.

Comentários

Continue lendo

Acre

Nível do Rio Acre continua em queda em Rio Branco e registra 9,83 metros nesta segunda

Publicado

em

Foto: Jardy Lopes

O Rio Acre registrou nova queda em seu nível nas últimas 24 horas, conforme dados divulgados pela Defesa Civil de Rio Branco. Na madrugada deste domingo (06), o rio marcava 10,36 metros às 3h, mas apresentou redução progressiva ao longo do dia, chegando a 10,06 metros às 18h.

Nesta segunda-feira (07), a medição às 5h25 indicou 9,83 metros, mantendo a tendência de baixa. O volume de chuvas registrado nas últimas 24 horas foi de 0,00 mm.

Segundo o boletim, a cota de alerta é acionada a partir dos 13,50 metros, enquanto o transbordo ocorre a partir dos 14,00 metros.

Comentários

Continue lendo