fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Senadora Mailza Gomes recebe prefeitos em Brasília garante recursos para os municípios do Acre

Publicado

em

Saúde, Infraestrutura, Segurança e Educação foram as pautas mais citadas pelos prefeitos durante encontro

A senadora Mailza Gomes (Progressista-AC) se reuniu nesta quarta-feira (10), em Brasília, com prefeitos de Bujari, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Senador Guiomard, Xapuri, Manuel Urbano, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo e Xapuri para conversar sobre o empenho de emendas e também parcerias juntos às prefeituras. Os gestores apresentaram e destacaram que precisam de recursos para as áreas da saúde, segurança, educação e infraestrutura.

De acordo com a senadora Mailza, liberar recursos para os municípios é a forma mais fácil investir nas pessoas.

“As emendas representam muito para os municípios que dependem exclusivamente dessa ajuda financeira. E a nossa prioridade é sempre colocar nosso estado nos caminhos do desenvolvimento. Por isso, temos exercido uma gestão de muita proximidade com os gestores municipais, para garantir ao povo do nosso querido Acre crescimento e melhorias pois são nas cidades que as pessoas vivem”, pontuou a parlamentar.

Participaram do encontro os gestores de Epitaciolândia, Tião Flores, de Feijó, Kiefer Cavalcante, de Mâncio Lima, Isaac Lima, de Senador Guiomard, Gilson Pessoa, de Marechal Thaumaturgo, Isaac Piyãko, de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, de Manuel Urbano, Tanízio Sá, de Bujari, Romualdo Araújo e de Xapuri, Bira Vasconcelos.

APROVADA PEC NO SENADO QUE FACILITA REPASSE PARA OS MUNICÍPIOS

Os prefeitos também comemoraram a votação desta semana que a senadora Mailza participou, e aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 61/2015) que simplifica o repasse do dinheiro das emendas individuais dos parlamentares para municípios e governos estaduais. Os recursos destinados a obras serão depositados diretamente nas contas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e Fundo de Participação dos Estados (FPE).

APOIO AOS MUNICÍPIOS

Desde que assumiu o mandato, Mailza Gomes já recebeu em Brasília o prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim e de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro.  Também já esteve reunida com a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, de Tarauacá, Marilete Vitorino e de Brasiléia, Fernanda Hassem.

Comentários

Continue lendo

Geral

Governo regulamenta Fundo Especial da Polícia Civil do Acre e reforça investimentos em segurança pública

Publicado

em

Medida fortalece modernização da instituição com foco em tecnologia, capacitação e infraestrutura. Foto: arquivo/ PCAC.

O Governo do Estado do Acre publicou nesta terça-feira, 13, o Decreto nº 11.692/2025, que regulamenta a Lei nº 4.379/2024 e define as normas de funcionamento do Fundo Especial da Polícia Civil do Acre (FUNESPC/AC). A iniciativa representa um passo estratégico para o fortalecimento da Polícia Civil, com foco em investimentos em tecnologia, capacitação, infraestrutura e valorização profissional.

O FUNESPC/AC será vinculado diretamente à Polícia Civil do Estado do Acre (PCAC) e terá gestão autônoma, por meio de um Conselho Gestor composto por membros da alta cúpula da corporação. O colegiado será presidido pelo Delegado-Geral da PCAC, que conduzirá as decisões relacionadas à destinação dos recursos.

De acordo com o decreto, assinado pelo governador Gladson Cameli, o fundo terá orçamento próprio dentro da programação do Estado e será financiado com recursos exclusivos, aplicados em ações voltadas à modernização da instituição. Entre as prioridades estão a aquisição de equipamentos de ponta, treinamentos para os servidores e melhorias estruturais nas unidades policiais. O fundo também poderá ser usado para convênios e parcerias com outras instituições públicas, fortalecendo a atuação integrada no sistema de segurança.

Além disso, será criada uma conta bancária exclusiva para o FUNESPC/AC, por onde será realizada toda a movimentação financeira. Os rendimentos de eventuais aplicações também serão reinvestidos no próprio fundo, garantindo autonomia e sustentabilidade ao mecanismo.

Delegado-Geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel, destaca a importância do FUNESPC para modernização e fortalecimento da segurança pública no estado. Foto: arquivo/ PCAC.

O Conselho Gestor se reunirá trimestralmente ou em caráter extraordinário, sempre que necessário, para aprovar e fiscalizar a aplicação dos recursos. A participação dos membros será considerada serviço público relevante, sem remuneração adicional.

Para o Delegado-Geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel, a regulamentação do fundo representa um avanço significativo para a segurança pública estadual.

“A criação e regulamentação do FUNESPC/AC demonstra o compromisso do governo com o fortalecimento institucional da Polícia Civil. Agora, teremos mais condições de planejar e executar ações estratégicas com maior agilidade, sempre priorizando a eficiência dos serviços prestados à população. Esse fundo é um divisor de águas para investimentos sustentáveis em tecnologia, qualificação dos nossos servidores e estrutura das delegacias em todo o estado”, afirmou o delegado.

Com a regulamentação, a Polícia Civil do Acre avança no processo de modernização administrativa e operacional, reforçando seu papel no enfrentamento à criminalidade e na prestação de serviços de qualidade à sociedade acreana.

 

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem é preso por perturbação do sossego após três dias com som alto em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Teixeirinha da Costa Silva do Nascimento foi detido pela Polícia Militar no bairro da Cohab; equipamento de som foi apreendido

Teixeirinha da Costa Silva do Nascimento foi preso na noite desta segunda-feira (12) no bairro da Cohab, em Cruzeiro do Sul (AC), após manter o som de sua residência em volume alto por três dias consecutivos. O caso foi atendido pela Polícia Militar, após sucessivas denúncias feitas por vizinhos incomodados com o barulho, que teria começado ainda no sábado (10).

Ao chegar ao local, os policiais constataram a infração: o equipamento de som estava ligado em volume elevado, caracterizando perturbação do sossego — conduta considerada ilegal conforme previsto na legislação brasileira.

O homem foi encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos e o aparelho de som foi apreendido. A Polícia Militar reforçou que situações de perturbação da ordem pública, como esta, serão tratadas com rigor, especialmente quando persistem mesmo após alertas da comunidade.

Comentários

Continue lendo

Geral

Quatro homens são presos por arrombamento e furto a comércios em Porto Walter

Publicado

em

Grupo suspeito de invadir ao menos três lojas durante a madrugada veio de Marechal Thaumaturgo; um dos detidos tinha mandado de prisão em aberto

haviam arrombado e furtado diversos estabelecimentos comerciais na cidade.

Segundo as autoridades, pelo menos três lojas — incluindo comércios de celulares e de roupas — foram invadidas durante a madrugada. As investigações apontam que o grupo criminoso teria saído da região de Marechal Thaumaturgo com o objetivo de praticar os crimes.

Durante a abordagem, as forças de segurança confirmaram que um dos detidos possuía um mandado de prisão em aberto. A Polícia Civil informou que, embora quatro suspeitos tenham sido capturados, há indícios de que o grupo seja composto por cinco integrantes. As buscas seguem em andamento para localizar o último envolvido.

“Um dos envolvidos tem um mandado de prisão em aberto. Até o momento conseguimos capturar quatro suspeitos, mas a informação que temos é que o grupo é formado por cinco pessoas. As buscas continuam para localizar o último integrante”, destacou a Polícia Civil em nota.

Comentários

Continue lendo