fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Senador Gladson Cameli reforça segurança pessoal na corrida pelo governo do Acre

Se confirmado pedido pessoal de Gladson, o senador acreano não será o primeiro a tomar tal ação. A mesma medida já foi tomada pelo ex-governador e atual senador Jorge Viana e pelo próprio governador Tião Viana.

Publicado

em

“Nossa pré-campanha é baseada na democracia e no respeito. Já para eles, parece se tratar de uma guerra, e eu tenho que estar preparado pra tudo”, disse o senador

Apesar disso, Gladson Cameli disse estar tranquilo, mas admitiu que “tudo é possível” (Foto: Alexandre Lima)

Da redação com jornais acreano

O senador da República Gladson Cameli (PP), que também é pré-candidato ao governo do Acre, confirmou que reforçou a sua segurança pessoal, conforme divulgado em primeira mão pelo blog O Antagonista.

Segundo o blog, tendo em vista a liderança do progressista na corrida eleitoral rumo ao governo do Acre, onde ele aparece na frente com larga vantagem em todas as pesquisas de intenção de votos, Cameli teria contratado mais seguranças para acompanhá-lo na sua pré-campanha eleitoral.

____________________

Segundo Cameli, após o episódio em que uma aeronave em que viajava pelo interior do estado teria sido alvo de vandalismo, a Mesa Diretora do Senado Federal já o teria alertado sobre medidas de proteção.

____________________

“Como estou como senador da República, após aquele suposto ataque no avião em que eu viajava com minha equipe pelo interior acreano, o próprio Senado fez esse reforço da minha segurança pessoal como faria com qualquer outro senador na mesma situação”, disse Cameli.

PRECAVIDO

Apesar disso, Gladson Cameli disse estar tranquilo, mas admitiu que “tudo é possível”.

“Sabemos que o jogo é bruto. Eles farão de tudo para não perder o governo no qual estão há 20 anos. A nossa pré-campanha é baseada nos princípios da democracia e do respeito. Já para eles, parece se tratar de uma guerra, e eu tenho que estar preparado pra tudo”, disse o progressista.

“O Antagonista soube que o senador Gladson Cameli, do PP do Acre, pediu reforço para sua segurança particular. Ele lidera as pesquisas para a disputa ao governo, comandado há duas décadas pela família Viana. Aos mais próximos, Cameli tem dito que a eleição será “uma guerra” e que o PT está disposto a tudo para continuar no poder”, diz trecho da publicação.

Se confirmado pedido pessoal de Gladson, o senador acreano não será o primeiro a tomar tal ação. A mesma medida já foi tomada pelo ex-governador e atual senador Jorge Viana e pelo próprio governador Tião Viana. Faz parte do protocolo das disputas eleitorais do estado desde a morte do ex-governador Edmundo Pinto.

__________________

De fato, as eleições deste ano não serão fáceis e com os altos índices de violência no Estado, há que se ter cuidado com a segurança dos candidatos. Em todos os níveis, mas os majoritários são mais visados.

__________________

Único senão dessa questão é tratar o reforço da segurança pessoal de Cameli pelo fato da gestão do Estado ser dos seus adversários petistas, em especial o governador Tião Viana e o senador Jorge Viana. Tipo de argumento desnecessário.

Gladson Cameli telefonou ontem para assessores prometendo chegar nesta terça-feira (26) em Rio Branco, aproveitado que a semana está mesmo perdida em Brasília, por causa da seleção brasileira e as festas de São João no Nordeste. Ainda hoje terá uma audiência com os responsáveis pelo DNIT no estado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Detento confessa assassinato por vingança em presídio do Acre; polícia investiga participação de outros presos

Publicado

em

Rio Branco, AC – A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) assumiu as investigações do assassinato do detento Aldair Feitosa da Silva, ocorrido na última terça-feira (1º) dentro do maior complexo penitenciário do Acre. O autor confesso, Dhionatan Oliveira Silva, afirmou durante interrogatório na Delegacia de Flagrantes que cometeu o crime como retaliação por agressões à sua esposa e insultos sofridos na prisão.

DH investiga homicídio no presídio após detento confessar crime por vingança.

Aldair, que cumpria pena de 11 anos e 4 meses por assalto a uma barbearia em 2022, foi morto ao retornar do banho de sol. Segundo relatos, ele foi estrangulado com uma corda e depois atingido por múltiplos golpes de estoque (arma artesanal comum em presídios). A polícia não descarta a participação de outros detentos no crime, já que a execução ocorreu em área de circulação do presídio.

Dhionatan, preso por **latrocínio**, não foi indiciado imediatamente devido à complexidade do caso. A DHPP deve ouvi-lo novamente e aguardar laudos periciais para definir se outros envolvidos serão responsabilizados.

— “O crime tem características de execução e pode ter tido colaboração de outros presos”, avalia uma fonte policial.

O caso expõe a violência endêmica no sistema prisional acreano. Aldair, que deveria cumprir mais anos de pena, teve sua sentença “antecipada” por um tribunal informal do crime. A DHPP agora corre para evitar novos episódios enquanto apura se facções ou rivais pessoais estiveram por trás do homicídio.

O Ministério Público deve pedir a **transferência de Dhionatan** para regime mais rigoroso, enquanto a defesa pode alegar legítima defesa da honra ou violação de direitos na prisão.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vídeo: Aleac concede Título de Cidadão Acreano a Edivan em reconhecimento à sua contribuição ao Estado

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira (03), a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) concedeu o Título de Cidadão Acreano ao médico veterinário Edivan Maciel, em reconhecimento aos seus 37 anos de dedicação ao Estado, especialmente nas áreas da agricultura e veterinária. A honraria foi entregue pelo secretário de Agricultura, José Luis Tchê, que destacou a importância do homenageado para o desenvolvimento do setor.

“Edivan trouxe muito progresso, principalmente na veterinária. Um dos exemplos é o fornecimento de nitrogênio na Universidade Federal do Acre, uma iniciativa dele, que muitos estados ainda não têm. Seu empenho tem sido fundamental para a evolução do setor agropecuário no Acre”, afirmou Tchê.

Atualmente, Edivan atua como secretário adjunto da Agricultura, contribuindo para a continuidade dos projetos da pasta. “Ele é um irmão que a vida me deu, um profissional dedicado ao crescimento do nosso Estado”, concluiu o secretário.

Texto: Andressa Oliveira

Fotos: Hugo Costa

Vídeoreportagem: Alexandre Lima

Comentários

Continue lendo

Acre

Empresas do programa ‘Asfalta Rio Branco’ terminam contratos e nova licitação será lançada, afirma secretário

Publicado

em

Secretário Cid Ferreira explica que quatro empresas seguem ativas, mas serviços estão paralisados temporariamente devido ao período de chuvas

As outras seis já fizeram os seus objetivos, já fizeram os seus trabalhos. Não dispõe mais de saldo, então está encerrado para seis empresas”, explicou Antônio Cid em vídeo. Foto: cedida 

O secretário municipal de Infraestrutura de Rio Branco, Cid Ferreira, esclareceu nesta quinta-feira (3) a situação dos contratos do programa ‘Asfalta Rio Branco’. Das dez empresas originalmente contratadas, seis já cumpriram seus serviços e não possuem mais saldo disponível, enquanto outras quatro permanecem com contratos vigentes – porém com obras paralisadas temporariamente devido ao inverno amazônico.

“Os contratos têm prazos distintos: 12 meses para execução e 18 meses para prestação de contas e eventuais ajustes. Das empresas restantes, nenhum serviço está sendo solicitado no momento por causa das chuvas”, explicou Ferreira, sem revelar os nomes das empresas que continuam no programa.

Como funcionam os prazos?

Ferreira explicou que os contratos têm:

12 meses para execução dos serviços
18 meses de vigência (incluindo prestação de contas e ajustes)

“Às vezes, esses prazos confundem a população. As empresas que já cumpriram suas metas não precisam permanecer no programa”, afirmou.

Distribuição por regionais:

As quatro empresas ainda contratadas atendem áreas específicas da capital:

  • 1 empresa para a regional Baixada da Sobral
  • 1 empresa para São Francisco
  • 1 empresa para Cadeia Velha
  • 1 empresa para as regionais 6 de Agosto e Vila Acre

No entanto, nenhuma nova demanda está sendo liberada no momento devido ao período de inverno, que dificulta serviços de pavimentação.

Próximos passos

O município prepara uma nova licitação para ampliar a cobertura do programa. Enquanto isso, a prioridade será concluir os trabalhos das empresas restantes nas regionais já definidas.

A prefeitura deve divulgar nos próximos dias o cronograma completo das próximas intervenções nas vias da capital acreana. Foto: cedida 

O secretário adiantou que a prefeitura prepara uma nova licitação para dar continuidade ao programa, mantendo o modelo de contratação sob demanda. A medida busca garantir a continuidade dos serviços de pavimentação após o período chuvoso, quando as condições climáticas permitirem o retorno das obras.

Ferreira ressaltou ainda que o programa segue ativo, apenas adaptando sua operação aos prazos contratuais e às condições climáticas da região. A prefeitura deve divulgar nos próximos dias o cronograma completo das próximas intervenções nas vias da capital acreana.

Veja vídeo com NH:

#AsfaltaRioBranco – O programa segue ativo em quatro regionais, com novas contratações a caminho para expandir a pavimentação na capital.

(Informações: Secretaria Municipal de Infraestrutura de Rio Branco)

Comentários

Continue lendo