Acre
Senador Gladson Cameli reforça segurança pessoal na corrida pelo governo do Acre
Se confirmado pedido pessoal de Gladson, o senador acreano não será o primeiro a tomar tal ação. A mesma medida já foi tomada pelo ex-governador e atual senador Jorge Viana e pelo próprio governador Tião Viana.
“Nossa pré-campanha é baseada na democracia e no respeito. Já para eles, parece se tratar de uma guerra, e eu tenho que estar preparado pra tudo”, disse o senador

Apesar disso, Gladson Cameli disse estar tranquilo, mas admitiu que “tudo é possível” (Foto: Alexandre Lima)
Da redação com jornais acreano
O senador da República Gladson Cameli (PP), que também é pré-candidato ao governo do Acre, confirmou que reforçou a sua segurança pessoal, conforme divulgado em primeira mão pelo blog O Antagonista.
Segundo o blog, tendo em vista a liderança do progressista na corrida eleitoral rumo ao governo do Acre, onde ele aparece na frente com larga vantagem em todas as pesquisas de intenção de votos, Cameli teria contratado mais seguranças para acompanhá-lo na sua pré-campanha eleitoral.
____________________
Segundo Cameli, após o episódio em que uma aeronave em que viajava pelo interior do estado teria sido alvo de vandalismo, a Mesa Diretora do Senado Federal já o teria alertado sobre medidas de proteção.
____________________
“Como estou como senador da República, após aquele suposto ataque no avião em que eu viajava com minha equipe pelo interior acreano, o próprio Senado fez esse reforço da minha segurança pessoal como faria com qualquer outro senador na mesma situação”, disse Cameli.
PRECAVIDO
Apesar disso, Gladson Cameli disse estar tranquilo, mas admitiu que “tudo é possível”.
“Sabemos que o jogo é bruto. Eles farão de tudo para não perder o governo no qual estão há 20 anos. A nossa pré-campanha é baseada nos princípios da democracia e do respeito. Já para eles, parece se tratar de uma guerra, e eu tenho que estar preparado pra tudo”, disse o progressista.
“O Antagonista soube que o senador Gladson Cameli, do PP do Acre, pediu reforço para sua segurança particular. Ele lidera as pesquisas para a disputa ao governo, comandado há duas décadas pela família Viana. Aos mais próximos, Cameli tem dito que a eleição será “uma guerra” e que o PT está disposto a tudo para continuar no poder”, diz trecho da publicação.
Se confirmado pedido pessoal de Gladson, o senador acreano não será o primeiro a tomar tal ação. A mesma medida já foi tomada pelo ex-governador e atual senador Jorge Viana e pelo próprio governador Tião Viana. Faz parte do protocolo das disputas eleitorais do estado desde a morte do ex-governador Edmundo Pinto.
__________________
De fato, as eleições deste ano não serão fáceis e com os altos índices de violência no Estado, há que se ter cuidado com a segurança dos candidatos. Em todos os níveis, mas os majoritários são mais visados.
__________________
Único senão dessa questão é tratar o reforço da segurança pessoal de Cameli pelo fato da gestão do Estado ser dos seus adversários petistas, em especial o governador Tião Viana e o senador Jorge Viana. Tipo de argumento desnecessário.
Gladson Cameli telefonou ontem para assessores prometendo chegar nesta terça-feira (26) em Rio Branco, aproveitado que a semana está mesmo perdida em Brasília, por causa da seleção brasileira e as festas de São João no Nordeste. Ainda hoje terá uma audiência com os responsáveis pelo DNIT no estado.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

Você precisa fazer login para comentar.