Acre
Senador eleito Gladson Cameli visita regional do Alto Acre para agradecer apoio

Gladson esteve visitando toda a regional do Alto Acre para agradecer sua eleição – Foto: Alexandre Lima
Gladson Cameli reafirmou que estará mais presente junto dos municípios do Acre
Alexandre Lima
Vídeo reportagem: Marcus José e Marquinho Filho
O deputado federal pelo PP e recém eleito senador da república pelo Acre, Gladson Cameli, esteve visitando a regional do Alto Acre para ver amigos, eleitores e prefeitos que apoiaram sua candidatura e eleição, que lhe deu uma votação recorde, além de ser o mais jovem no senado a partir de 2015.
Após passar por Xapuri, onde foi recebido pelo prefeito Marcinho Miranda (PSDB), o também recém eleito deputado estadual, Antonio Pedro, e demais convidados, para agradecer e reafirmar o compromisso junto aos Municípios a partir do próximo ano.
Numa agenda apertada e corrida, Gladson foi recebido em Brasiléia pelo presidente do PMDB, lideranças locais, convidados e o prefeito Everaldo Gomes, onde também, reafirmou o compromisso de uma aliança forte para ajudar com emendas federais.
Nesta agenda, Gladson esteve reunido com vereadores de Brasiléia e Epitaciolândia, onde pediu que todos fiquem mais unidos, para que juntos possam fazer um bom trabalho para os munícipes que os elegeram.
“Volto a dizer, que serei um senador mais presente aos acreanos que quiseram mudanças no Estado. Irei trabalhar pelo dobro de deputados federais em Brasília para que eu e Petecão possamos ajudar, e se der, em até 100% na liberação das emendas. Assim, iremos ter um futuro melhor para o povo do Acre”, disse.
Gladson aproveitou a visita em Brasiléia, para ver de perto, a obra da Avenida Manoel Marinho Montes, onde parte dos investimentos são de sua autoria, através do Ministério da Defesa, do programa Calha Norte. Everaldo Gomes aproveitou a ocasião da visita, para agradecer todo o apoio que foi dado enquanto deputado federal, e os que virão a partir de 2015.
Veja vídeo reportagem abaixo.

Gladson reafirmou apoio para os municípios do Alto Acre que estão esquecidos pelo atual governo e alguns senadores – Foto: Alexandre Lima

Gladson visitou Avenida Manoel Marinho Montes com o prefeito Everaldo Gomes e o vereador Joelso Pontes – Foto: Alexandre Lima
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale









Você precisa fazer login para comentar.