fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Semulher realiza aula de encerramento do curso livre de corte e costura e celebra profissionalização de mulheres da comunidade

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), finalizou nesta segunda-feira, 17, o curso livre de corte e costura na escola Glória Perez. A oportunidade de profissionalização foi ofertada para mulheres em situação de violência ou vulnerabilidade social, buscando desenvolver suas habilidades para a autonomia financeira.

Por meio de cursos especializados ofertados pela equipe multidisciplinar, a Semulher tem alcançado muitas mulheres em todo o Acre. Nesta ocasião, com muito empenho, as alunas aprenderam a arte de transformar tecidos em peças de vestuário, acessórios e itens decorativos. Esse conhecimento não apenas as profissionaliza, mas também lhes proporciona uma fonte de renda e um caminho para a independência.

Mulheres recebendo certificado da conclusão do curso livre de corte e costura. Foto: Rebeca Martins/Semulher

“Nossa intenção é colocar essas mulheres no controle das suas próprias finanças e viabilizar uma fonte de renda. Viemos para a comunidade, para perto delas. Queremos acompanhar suas jornadas e, enfim, conseguir quebrar o ciclo da violência por falta de oportunidades”, ressaltou a representante do Departamento de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, Paloma Sales.

“Com esse curso eu consegui aprender muita coisa. Vou fazer meus guardanapos, minhas camisas e vou vender pra eu conseguir arrumar um dinheirinho e ajudar na renda de casa. Agradeço muito a professora, ao nosso governador e a secretária da Mulher. Foi tudo muito bom”, relatou uma das alunas, a aposentada Maria das Graças Gonçalves.

Aluna do curso, Maria das Graças Gonçalves, na entrega do certificado de conclusão. Foto: Rebeca Martins/Semulher

Para além dos aspectos econômicos, os cursos de costura proporcionaram um ambiente de aprendizado inspirador. Já no encerramento, o Departamento de Enfrentamento à  Violência contra a Mulher ofertou palestra sobre saúde mental e amor próprio, e distribuiu brindes ressaltando a mensagem “Você não está sozinha!”.  As participantes trocaram experiências e puderam criar boas perspectivas para o futuro delas e de suas famílias. “É muito bonito ver essas mulheres estudando, transformando sua realidade e também cultivando independência, amizades, confiança e autoestima”, ressaltou a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa.

Comentários

Continue lendo

Geral

Jovem que estava desaparecido é encontrado morto em Feijó

Publicado

em

Antonio Malvadeza

O jovem J.A.L.D, de 19 anos, que estava desaparecido desde o último domingo (23), foi encontrado morto na tarde dessa segunda-feira (25) por uma guarnição da Polícia Penal de Feijó, numa área de matagal, próximo ao Polo Agroflorestal, a poucos quilômetros da área urbana da cidade.

O cadáver já apresentava sinais de putrefação e foi levado para o Instituto Médico Legal de Cruzeiro do Sul, onde será conhecida a causa do óbito. Segundo a polícia, provavelmente mais um assassinato no município.

De acordo com familiares, J.A. saiu de casa na manhã de domingo, afirmando que iria tomar banho numa área do Ramal da Madeireira. Como não voltou para casa até a manhã de segunda-feira, parentes procuraram a Delegacia Geral de Polícia de Feijó, onde registraram o desaparecimento.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Militar apreende arma de fogo no Taquari.

Publicado

em

Policiais militares do 2° Batalhão apreenderam uma arma de fogo na noite de segunda-feira, 24, na travessa Morada do Sol, Bairro Taquari.

Os policiais do grupamento tático da unidade realizavam patrulhamento na região quando visualizaram um indivíduo com uma arma de fogo em mãos. Ao perceber a presença da polícia o suspeito empreendeu fuga, ultrapassando vários quintais.

Os militares seguiram o caminho percorrido pelo indivíduo e encontraram a arma de fogo no solo, além de pequena quantidade de entorpecentes e uma balança de precisão.

Todo o material foi encaminhado à delegacia da segunda regional para que fossem tomadas as providências cabíveis.

Comentários

Continue lendo

Geral

Presidiário que matou “amigo” com golpe de faca é condenado 

Publicado

em

Alberdane Lopes da Silva,foi condenado a quase 14 anos de prisão

O presidiário Alberdane Lopes da Silva,foi condenado a quase 14 anos de prisão, pelo assassinato de Richarde Rocha de Lima.

A decisão foi do Conselho de Sentença da 1ª Vara do Tribunal do Júri, durante sessão realizada nesta terça-feira, 25, no Fórum Criminal.

Vítima Richarde Rocha

Consta na denúncia do Ministério Público do Acre, que o réu matou o “amigo” Richarde Rocha de Lima com uma facada na região da garganta.

O crime, aconteceu na madrugada do dia 12 de março do ano passado, em frente a casa da vítima, localizada na Rua Rio de Janeiro, no Bairro Tancredo Neves.

Durante o julgamento o promotor Ildon Maximiano pediu a condenação de Alberdane. O réu foi preso no ano passsado em Cuiabá, no Mato Grosso.

Alberdane, interrogado por vídeo conferência, assumiu a autoria do crime e disse que agiu em legítima defesa.

Mas a versão foi contestada pelo promotor Ildon Maximiano. Ao final da sessão o réu foi condenado a 13 anos e 22 dias de prisão. O regime da pena é o fechado.

Matéria relacionada:

Bebedeira termina em homicídio no Bairro Tancredo Neves

Comentários

Continue lendo