Acre
Semulher realiza ações para empoderamento feminino e qualificação profissional
“Todos têm direito de recomeçar, e eu também quero. Estou muito feliz por ter esta oportunidade; vivi um relacionamento abusivo, com violência, mas decidi me reerguer e irei conseguir”. A fala é de uma das beneficiadas pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), no bairro Santa Inês, para o curso de corte e costura, do programa Impacta Mulher. Na manhã desta quarta-feira, 10, uma equipe multidisciplinar esteve na Igreja Pentecostal Restauração para levar às mulheres da região mais uma oficina, desta vez sobre o empoderamento feminino.


Durante a ação, todas puderam trocar experiências, falar sobre saúde mental e, ainda, contar um pouco sobre a história pessoal. Além disso, puderam reforçar a importância do autocuidado, além de terem um momento de lazer juntas.
De acordo com a diretora de Políticas Públicas para as Mulheres da Semulher, Joelda Pais, é de suma importância reconhecer que o empoderamento feminino não se limita aos escritórios, sendo necessária a presença efetiva nos bairros e comunidades locais. “Isso inclui igrejas de todos os credos, a sociedade civil e outras instituições. Quando vamos diretamente aos bairros e comunidades, reforçamos o compromisso do nosso governo em garantir que as iniciativas sejam destinadas a todas as mulheres. Isto promove a inclusão e a igualdade de oportunidade para todas”, acrescenta, lembrando ainda que, caso uma organização ou a sociedade civil sinta a necessidade, pode convidar a Semulher para levar as ações: “Basta entrar em contato conosco, por meio das nossas redes sociais oficiais e, também, por meio do telefone (68) 99605-0657”.


De acordo com a responsável pela ação e servidora da Semulher, Eliana Vitalina, a pasta identificou, por meio de visitas e conversas na comunidade, a importância de levar cursos à região. “O que queremos é dar dignidade a elas: reinseri-las no mercado de trabalho, ou inseri-las pela primeira vez, e acompanhar o desenvolvimento delas. Estamos aqui por todas, para que tenham o direito de recomeçar”, finalizou.
Aula inaugural em Plácido de Castro
Além das atividades da quarta-feira, 10, na noite da última terça-feira, 9, a equipe da Semulher esteve em Vila Campinas, Plácido de Castro, para a aula inaugural do programa Impacta Mulher no município. A atividade contou com as 20 beneficiadas, que farão curso de manicure e pedicure.
“Estamos aqui para dar a estas mulheres a oportunidade de terem uma renda extra, uma profissionalização. Queremos que todas tenham uma autonomia, e relembro que elas terão acompanhamento e qualidade nos cursos, que foram escolhidos pelas próprias e, após pesquisa feita com a mesmas, e, agora, elas poderão recomeçar”, explicou a chefe do Departamento de Promoção da Autonomia Econômica das Mulheres, Paloma Sales.


O Impacta Mulher busca, principalmente, levar qualificação para as mulheres para que elas consigam sair do ciclo de violência e ter uma profissão, podendo, assim, conquistar autonomia financeira. O programa foi possível por meio de emendas parlamentares do então deputado estadual José Bestene e, com os recursos, foi contratado o Senac Acre para disponibilizar as qualificações em 11 municípios do estado, alcançando aproximadamente 240 mulheres.
De acordo com a gerente do Senac Bosque, Carlete Oliveira, as mulheres terão a garantia de qualificações. “Levaremos as melhores instruções e, tenham certeza, todas terão a oportunidade de aprender uma profissão e se reerguer para conquistar sua independência financeira”, finalizou.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Vestibular de Medicina da Ufac tem 2º e decisivo dia neste domingo com mudanças na logística
Provas de Ciências da Natureza e Matemática serão aplicadas; portões abrem às 11h para evitar transtornos em Cruzeiro do Sul, como também em Rio Branco

Os candidatos inscritos testarão seus conhecimentos em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias (P3 e P4). Foto: captada
O segundo e último dia do vestibular de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) acontece neste domingo (18), com as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Após problemas de logística no primeiro dia, a universidade antecipou a abertura dos portões para as 11h, garantindo quase duas horas de intervalo antes do fechamento, para facilitar o acesso e evitar congestionamentos.
A expectativa é de maior fluidez na organização, depois de transtornos ocorridos no domingo passado, quando candidatos enfrentaram dificuldades para chegar a tempo aos locais de prova. Mais de 5,4 mil inscritos concorrem às 80 vagas oferecidas, sendo a primeira edição do processo seletivo próprio da Ufac para o curso, após a saída do Sisu.
As provas começam às 13h, após o fechamento dos portões às 12h30. A recomendação é que os candidatos cheguem com antecedência, levando documento de identidade original, caneta preta transparente e comprovante de inscrição.
Segundo dia
Diferente da primeira fase, que focou em Linguagens e Humanas, este domingo exige fôlego para cálculos e raciocínio científico.
-
Conteúdo: Provas de Biologia, Química, Física e Matemática.
-
Horário de Abertura: 11h (Horário local).
-
Fechamento dos Portões:12h45 (Impreterivelmente).
-
Início dos Exames: 13h.
A organização reforça que o candidato deve portar apenas caneta esferográfica de tinta preta e corpo transparente, além do documento de identidade original com foto. O uso de aparelhos eletrônicos é estritamente proibido e pode causar a eliminação imediata.
Comentários
Acre
Rio Tarauacá volta a subir levemente, mas permanece abaixo da cota de transbordamento

O rio Tarauacá registrou uma nova e ligeira elevação ao meio-dia deste sábado (17), mas segue dentro do leito e abaixo da cota de transbordamento. Conforme boletim divulgado pela Diretoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, a medição das 12h apontou 8,86 metros, um acréscimo de 1 centímetro em relação aos 8,85 metros registrados às 9h.
Apesar da pequena subida, o nível do manancial permanece abaixo da cota de transbordamento, fixada em 9,50 metros. No entanto, segue acima da cota de alerta, que é de 8,50 metros, mantendo o município em estado de atenção.
A oscilação indica que, após a queda mais acentuada registrada na sexta-feira, quando o rio deixou a cota de transbordamento, o Tarauacá atravessa um período de estabilidade relativa, com variações pontuais em um patamar considerado mais seguro do que o observado nos dias mais críticos da cheia.
O cenário recente ajuda a dimensionar o alívio parcial da população e das equipes de emergência. Há poucos dias, a enchente atingiu milhares de moradores e centenas de residências, exigindo a distribuição de alimentos, água potável e atendimentos médicos em larga escala. Balanço oficial divulgado no dia 15 apontou mais de 5,2 mil residências afetadas e cerca de 12 mil pessoas impactadas, além de desalojados e desabrigados, o que mobilizou bombeiros, policiais e servidores municipais em uma operação emergencial.
Comentários
Acre
Transbordamento do Rio Acre leva 11 pessoas ao Parque de Exposições Wildy Viana

A Prefeitura de Rio Branco informou na tarde deste sábado, 17, por meio do primeiro boletim sobre famílias afetadas pela cheia do Rio Acre, que quatro famílias, totalizando 11 pessoas, estão alojadas provisoriamente no Parque de Exposições Wildy Viana, na capital acreana.
O local passou a ser utilizado como ponto de acolhimento emergencial para atender famílias atingidas pela elevação do nível do rio. No espaço, os afetados recebem suporte básico, como alimentação, abrigo temporário e acompanhamento das equipes da assistência social.
De acordo com o Boletim da Defesa Civil Municipal, o nível do Rio Acre apresentou elevação contínua ao longo do dia. Às 5h17, o manancial registrou 14,22 metros. Às 9h, subiu para 14,26 metros e, ao meio-dia, atingiu 14,31 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, que é de 14,00 metros. A cota de alerta é de 13,50 metros.
Nas últimas 24 horas, o volume de chuva foi de 2,40 milímetros. Segundo o coordenador municipal de Defesa Civil, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Cláudio Falcão, o monitoramento do rio segue de forma permanente, com equipes em prontidão para possíveis remoções preventivas em áreas de risco.


Você precisa fazer login para comentar.