Acre
Semulher realiza ação com Ônibus Lilás em Porto Acre
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, realizou, no sábado, 11, mais uma ação integrada do Ônibus Lilás, desta vez na Escola Novo Horizonte, Vila do Incra, no município de Porto Acre. Na ocasião, foram realizadas abordagens educativas, rodas de conversa, atendimentos sociais e de psicologia, além de assessoramento jurídico.

A ação, promovida pela escola, foi em alusão ao Dia das Mães e também contou com a presença do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Acre (Sebrae no Acre) e da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa Pereira, a principal função da unidade móvel de atendimento – o Ônibus Lilás – é levar as ações da Semulher aos municípios e regiões mais distantes da pasta. “Este é mais um compromisso do nosso governo em cuidar de todas as mulheres, para que todas tenham garantias e o acolhimento da nossa secretaria; então, nosso atendimento vai para mulheres camponesas, negras, indígenas e de cidades mais afastadas da capital do estado”, reiterou.

A moradora de Porto Acre Gleici Luz aproveitou a oportunidade para agradecer à Semulher: “Quero agradecer pelo atendimento. Todos foram muito bem tratados. Foi um atendimento necessário a nós, e só podemos dizer obrigada”.
Quando se destacam os números, foram 35 atendimentos sociais, psicológicos e de assessoramento jurídico; 200 pessoas alcançadas por abordagens educativas e roda de conversa; 101 atendimentos com clínico geral, por meio da parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Acre; e 88 testes rápidos.
A coordenadora e chefe do Departamento de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Semulher, Luzivera Batista, contou que atividades neste sentido apenas reafirmam o trabalho da pasta em levar dignidade às mulheres do estado. “É importante frisar que todas as nossas meninas e mulheres têm os direitos assegurados; e a secretaria de Estado da Mulher reflete justamente isto: o nosso compromisso com as mulheres, o enfrentamento à violência doméstica e ações para que essas mulheres tenham condições de saírem do ciclo de violência”, finalizou.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.