Acre
Semeia traça meta de ações para possíveis queimadas
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) reuniu os dirigentes do Horto Florestal, da Educação Ambiental, do Parque Ambiental Chico Mendes, da Utre, da Fiscalização e Controle Ambiental e da Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas, nesta quarta-feira (3). O objetivo do encontro, segundo o secretário da Semeia, Carlos Nasserala, foi para traçar metas para possíveis queimadas no município.
“Nos reunimos porque é importante pontuar as metas, as finalidades deste ano que está atípico, com a enchente que tivemos, seca muito forte e, possivelmente, as queimadas com as quais devemos nos preocupar. Cada um aqui está, como o prefeito sempre pede, preocupado com qualquer tipo de queimada que venha a prejudicar a população da nossa cidade”, afirmou.
Para a diretora de Educação Ambiental, Luzimar Oliveira, essa é uma reunião muito importante sobre o meio ambiente e o plano de combate às queimadas urbanas.
“Desde o início desta gestão, o prefeito deu como diretriz que a gente propagasse a educação ambiental para que as pessoas tenham as informações necessárias e sejam sensíveis ao assunto. Afinal, a questão da queimada afeta a todos os rio-branquenses, porque quando ocorre, os casos de doenças respiratórias aumentam, o calor aumenta. As ações que estão se alinhando são importantíssimas para que as pessoas estejam sensibilizadas e nos ajudem a diminuir os casos de queimada.”
O diretor e auditor fiscal de Fiscalização e Controle Ambiental, Welberlúcio D’Ávila, disse que com orientação e conscientização o resultado pode ser positivo.
“Nós vamos trabalhar a educação ambiental para a população e tentar alcançar a todos, para que os focos de queimadas que ainda aparecem diminuam bastante. As pessoas precisam ter o conhecimento dos benefícios de não queimar. Ano passado, por exemplo, foi excelente e nós vamos contribuir para diminuir ou zerar os focos com muita orientação e fiscalização”, destacou.
A chefe do departamento de Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas, Aline Martins falou que tudo vai ao encontro do plano municipal de mitigação e adaptação das mudanças climáticas.
“Esse plano constrói as diretrizes do Município frente às mudanças do clima, e nossa Semeia está tomando a frente, realizando um planejamento, justamente para levarmos benefícios direto à população e também ao meio ambiente.”
Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.