Acre
Acre teve quatro feminicídios em 2025, aponta observatório

O Acre registrou quatro feminicídios entre janeiro e junho de 2025, segundo dados do Feminicidômetro, ferramenta do Observatório de Violência de Gênero do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC). Três dos casos ocorreram apenas no segundo semestre do ano.
Os crimes mais recentes foram registrados nos municípios de Senador Guiomard e Capixaba na última semana.
De acordo com os dados, todas as vítimas tinham perfil socioeconômico de baixa renda. O levantamento também mostra que 50% das mulheres assassinadas este ano eram pretas ou pardas, e os outros 50%, brancas.
Em relação à idade, uma delas tinha idade entre 15 e 19 anos; outra estava na faixa de 25 a 29 anos; e duas mulheres tinham entre 40 e 49 anos.
A ferramenta aponta ainda que todos os feminicídios registrados este ano ocorreram no contexto de relacionamento íntimo: em dois casos, os autores eram ex-companheiros; em um, o agressor era companheiro atual; e, no outro, o autor era o namorado da vítima.
Panorama dos últimos anos
A análise dos dados consolidados de 2018 a 2025 revela que 91% dos feminicídios no Acre aconteceram no contexto de violência doméstica e familiar. Dos 81 casos registrados nesse período, 73 envolveram vínculo afetivo íntimo entre vítima e agressor.
Os companheiros são maioria entre os autores (34 casos), seguidos por ex-companheiros (14) e namorados (9).
Além dos casos de feminicídio consumados, os dados do Feminicidômetro também revelam os números de tentativas de feminicídio, aqueles casos em que a vítima conseguiu sair com vida da violência sofrida. Neste recorte, de 2018 a junho de 2025 foram registradas 158 tentativas.
Comentários
Acre
Eduardo Costa é atração principal do show da virada em Cruzeiro do Sul
Réveillon no Estádio Arena do Juruá terá artistas locais, queima de fogos sem estampido e público estimado em 40 mil pessoas.
O show da virada em Cruzeiro do Sul, marcado para a próxima quarta-feira, 31, terá como atração principal o cantor Eduardo Costa. A programação será realizada no Estádio Arena do Juruá e contará também com apresentações de artistas locais antes e depois do show nacional.
Sobem ao palco os músicos Theo Lins e William Freitas, além do DJ Cleudo, que comandam a festa ao longo da noite. A programação tem início às 21h com os artistas locais. À meia-noite acontece a tradicional queima de fogos, que será realizada sem estampido, e, às 00h30, Eduardo Costa inicia a apresentação principal. A festa segue até as 4h da manhã.
A expectativa da organização é de que cerca de 40 mil pessoas participem do réveillon no Arena do Juruá, consolidando o evento como um dos maiores da região no encerramento do ano.
Comentários
Acre
Rio Acre atinge cota de transbordamento e mantém Rio Branco em alerta
Nível do rio chegou a 14 metros na manhã deste sábado (27), causando alagamentos e atingindo áreas vulneráveis da capital acreana.

Comentários
Acre
Vídeo: Trabalhador é alvo de atentado a tiros e facada no Segundo Distrito de Rio Branco
Vítima foi atacada ao chegar em casa no loteamento Praia do Amapá e conseguiu buscar socorro por conta própria
O trabalhador Jaércio Martins, de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (26), no loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.
De acordo com testemunhas, Jaércio chegava em frente à própria residência, dirigindo um caminhão, quando foi surpreendido por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o veículo, na tentativa de atingir a vítima.
Na sequência, um dos criminosos se aproximou e desferiu um golpe de faca que atingiu o peito esquerdo do trabalhador. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.
Mesmo ferido, Jaércio conseguiu se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em razão da gravidade do ferimento, ele foi transferido por uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Rio Branco.
Segundo a equipe médica, o estado de saúde da vítima é considerado estável. A Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência.







Você precisa fazer login para comentar.