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Sem filtro: a coluna comenta as últimas jogadas do universo fashion

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Sem filtro: a coluna comenta as últimas jogadas do universo fashion
Theodora Zaccara

Sem filtro: a coluna comenta as últimas jogadas do universo fashion

Antes que me joguem aos lobos, aviso de pronto: as últimas semanas foram passadas em (mezzo) off. Menos pomposas que o verão europeu — mas tão quentes quanto — as férias na Florida emaranharam minhas antenas, e o roda-roda fashion do ano passou batido. Enquanto bebia margaritas de romã e riscava todas as montanhas-russas de Tampa Bay, outros altos-e-baixos se davam no mundo da moda.

Virginie Viard saiu da Chanel, Alessandro Michele estrelou na Valentino… A bruxa tá solta! É, os ventos da mudança sopram sem dó, e Dorothy está perdidinha, sem Totó, no olho do furacão. Mas calma — dá pra colocar ordem no caos.

Comecemos do começo.

Karl Lagerfeld morreu em fevereiro de 2019. Choradeiras à parte, o baque foi grande. Quem poderia substituir ‘o cara’? O capitão que navegou o navio Chanel por mais tempo que a própria? Virginie estava lá. Era boa, competente, tinha visão de mercado e longo currículo dentro na casa. Foram 20 anos sendo o braço-direito do kaiser, “a mulher mais respeitada nos corredores da empresa”, segundo ele. Não tinha para onde e nem porque fugir — sua promoção era sã, prática, funcional: ninguém se animou, mas ninguém se queixou. O céu era nebuloso, mas as águas estavam calmas.

Suas primeiras coleções foram recebidas como a chuva depois da seca, anseio grande, sede maior ainda. Com o tempo, descobrimos tudo que a designer havia herdado de seu antecessor. O olhar meticuloso sobre os códigos da grife ficaram, mas o ‘faraonismo’ da era Lagerfeld pouco combinava com o estilo clean-cut de Viard, preferiu cortar.

Simplificou tudo, dos desfiles às silhuetas, rejuvenesceu a marca. Os preços subiram (culpa dela ou da inflação, não sabe-se apontar com firmeza), mas o palco diminuiu de tamanho. De bússola da moda, a Chanel passou a simbolizar meramente o clássico francês. O tal do ‘old money’ (expressão a qual detesto), a tradição. Falava de qualidade, mas deitava-se numa cama mal posta, visto que constantemente enfrentava a torcida de nariz de críticos que desaprovavam suas costuras. Fez cinco anos de uma trajetória que será lembrada como um período de entre-águas, um lapso temporal, um momento meramente transitório. A Chanel de Virginie Viard será lembrada por ser imemorável.

Novos nomes para o comando da maison já são cotados, entre eles, Sara Burton (ex-Alexander McQueen), Hedi Slimane (ex-Celine) e Pierpaolo Piccioli (ex-Valentino). Salvo Burton, as escolhas (apesar de multitalentosas e incontestavelmente conceituadas) apitam um antigo alarme: cadê as mulheres no comando das marcas de luxo?

Longe de mim atribuir habilidade a gênero, que fique claro, mas a conta infelizmente não fecha. Entre as 5 empresas de luxury fashion detidas pelo grupo Kering, todas são comandadas por homens, e nas 10 que estão sob o comando do conglomerado LVMH, apenas Dior conta com uma direção feminina. Repito, então, a pergunta: por onde se escondem elas?

Dito isso, sim, seria um grande alívio seguir a linhagem de rainhas no trono da moda francesa. Mas mais que isso, anseio por um rebuliço criativo, venha de quem vier. Alguém para reorganizar a casa, trocar as flores, mudar os vasos de lugar. Alguém com cheiro de ar novo, um Tom Ford para Gucci, um John Galliano para Dior, um louco, um ousado. Alguém que reimagine os Cs cruzados para além dos últimos 100 anos.

A verdade é que Chanel sempre será Chanel, seu status está cimentado. Dificilmente suas lojas ficarão vazias, seus desfiles mal-frequentados. O legado é estável, é longo, tem significado. Mas é possível perder o poder sem perder a majestade, e é isso que vemos acontecer com a evolução de marcas muito mais influentes, criativas e bem temperadas.

Agora por falar em mudar os vasos de lugar… Pode entrar, Alessandro!

A estreia do ex-Gucci na Valentino chegou sem cerimônia. Logo ele! Esse idólatra do suntuoso, do conceitual, do ‘faz de conta’, apresentar sua coleção de estreia via lookbook e call de Zoom… Foi de dar uma brochada, mas não foi em nada mal calculado. Lançando mão de uma estratégia de divulgação discreta, Michele regulou as expectativas, assumindo o controle de uma narrativa que não era sua há muito tempo. Apostou no básico, testou as águas. Tudo no seu tempo! Roma não foi feita em um dia — e como um romano honorário, Valentino Garavani sempre preferiu perfeição à pressa. Alessandro vai velejar a seu ritmo, redescobrir sua voz. Vai encontrar sua persona ‘Valentinica’ e nos fazer cair de amores por ela: uma mulher que sempre se encontrou no limiar entre a força e a fragilidade. Afinal, a mão é boa, os ingredientes são de primeira… só falta ajustar o tempero. E é fato, nenhum sabor é tão fascinate quanto o de ‘coisa nova’.

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Fonte: Nacional

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Semana de Moda de Alta-Costura: dia 3

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Semana de Moda de Alta-Costura: dia 3
Beatriz Lima Leal

Semana de Moda de Alta-Costura: dia 3

O terceiro dia de Semana de Moda de Alta-Costura em Paris contou com desfiles de Julie de Libran, Franck Sorbier, Balenciaga, Yuima Nakazato, Elie Saab, Viktor & Rolf, Zuhair Murad e Jean Paul Gaultier.

Elie Saab abriu sua coleção de outono-inverno 2024-2025 de Alta-Costura com um toque ousado de preto pontuado por flores magenta e turquesa. Com luvas de couro longas adicionando um toque de dureza às silhuetas tradicionalmente femininas de Saab, que nesta temporada foram afinadas com menos formas de princesa.

O designer libanês se inspirou na arte russa Khokhloma, incorporando contrastes de cores com vinhas subindo pelo corpete e bustiês afastados do corpo para dar forma.

Tons góticos dominaram a coleção. Peças de destaque incluíram vestidos com franjas em cores mais brilhantes, com bastante movimento. Saab, que adicionou Alta-Costura masculina à sua linha há dois anos, continuou com looks fortes para os homens, incluindo um casaco bordado estilo quimono.

Zuhair Murad trouxe adornos em forma de fragmentos irregulares foram espalhados pelos designs, enquanto bordados explodiam, trazendo drama às silhuetas . “Essa silhueta não é nada como um vestido de princesa, ela é mais estruturada, forte, ousada e sexy” , disse Murad nos bastidores antes do desfile.

Fragmentos irregulares foram bordados em um minivestido e um vestido blazer de couro, enquanto drapeados diagonais e cortes bordados traziam ousadia aos vestidos. Constelações de bordados eram explosões nos vestidos desta temporada. As principais cores foram preto, vermelho, rosa, roxo, vinho e champa

Nesta temporada, Jean Paul Gaultier convidou Nicolas Di Felice, diretor criativo da Courrèges, para assumir a diretoria criativa da coleção de outono-inverno 2024-2025 de Alta-Costura de sua marca homônima.

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Fonte: Nacional

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Em ato na Esplanada, indígenas pedem ações contra mudanças climáticas

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Chuvas no Sul e estiagem com queimadas no Pantanal. Indígenas que passam por efeitos práticos como esses das mudanças climáticas no Brasil fizeram uma manifestação na Esplanada dos Ministérios, nesta quarta-feira (26).

Eles andaram até a Praça dos Três Poderes para pedir mais políticas públicas, demarcação de terras e apoio governamental para enfrentar a situação de escassez de recursos e a dificuldade para atividade agrícola.

De acordo com o coordenador-geral do ato Levante pela Terra, Kretã Kaingang, que vive no Paraná, mais de 400 indígenas estão em Brasília para pedir políticas públicas depois do desastre socioambiental no Rio Grande do Sul. “O que aconteceu no Sul é uma catástrofe. E vai ocorrer no país inteiro. Não tivemos acesso a nenhuma política afirmativa. Isso ocorre pelo racismo que existe contra os povos indígenas nos municípios e nos estados. Precisamos de mais recursos”, afirmou.

Liderança do povo Xokleng no Rio Grande do Sul, Luis Salvador afirma que 48 famílias na comunidade estão em dificuldades por causa das chuvas. “Está chovendo ainda muito na nossa região e isso impacta muito a atividade em nossas roças. A agricultura familiar está ameaçada. Nós trabalhamos com alimentos saudáveis e não com produtos envenenados”, afirmou.

Ele lembrou que, sem demarcação de terras, os territórios de populações tradicionais passam a ficar mais vulneráveis porque passam a ser alvo de interesse de grandes proprietários de terra que perderam suas produções. No ato, os indígenas também protestaram contra o que chamaram de tratamento diferenciado: mais recursos para o agronegócio (por meio do Plano Safra, que deve ser anunciado na semana que vem) e menos atenção para as populações tradicionais.

Queimada

Além dos problemas no Sul, indígenas de Mato Grosso do Sul também presentes no ato disseram que a queimada atual no Pantanal impacta as comunidades indígenas. “Estamos sendo destruídos pela queimadas e isso impacta nossas águas e nossas terras”, disse a  liderança Valdelice Verón, do povo Guarani Kaiowá.

Avó de 20 netos, a indígena Joana Sarako, de 64 anos, que mora em comunidade na cidade Laguna Carapã (MS), afirmou que está muito preocupada com o futuro das novas gerações. “A nossa água está suja como nunca antes.”

Consultados, os ministérios dos Povos Indígenas e da Agricultura e Pecuária não se manifestaram sobre o ato dos indígenas na Esplanada até o fechamento desta reportagem.

Fonte: EBC GERAL

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No shopping Iguatemi, joalheria Grifith promove piercing day

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No shopping Iguatemi, joalheria Grifith promove piercing day
Redação GPS

No shopping Iguatemi, joalheria Grifith promove piercing day

Pela primeira vez, a joalheria Grifith promove, nos dias 27 e 28 de junho, um piercing day. Com experiência de mais de dez anos, Nayara Correa será a Piercer Specialist do evento, que também contará com drinks e boa música.

Na compra de um brinco, a cliente ganha uma perfuração. Ainda, se for necessário fazer reparação da orelha, a loja oferece um voucher para a lobuloplastia com o renomado cirurgião plástico Marco Venturine.

Serviço

Joalheria Grifith – Piercing Day

Local: Iguatemi Shopping Brasília

Dias e horários: 27 e 28 de junho, de 12h às 20h

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Fonte: Nacional

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