Acre
Sem apoio do PT nacional e com “rasteira” de Sebastião, Anibal pode desistir de candidatura nos próximos dias
O senador Aníbal Diniz (PT-AC) pode anunciar na próxima semana sua desistência oficial da pré-candidatura ao Senado em 2014. Suplente do governador Sebastião Viana (PT), Aníbal pretendia uma “reeleição”, mas não encontrou apoio no Palácio Rio Branco, que quer como candidata a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC).
Abandonado pelo PT do Acre –partido que ajudou a fundar na década de 1980 – o senador tinha como única esperança o apoio da Executiva nacional do PT. Numa reunião realizada na última segunda-feira (10), porém, o petista não teve a melhor das notícias: a cúpula nacional também entende que, pela reeleição de Sebastião, o partido precisa ceder a cadeira para o PCdoB.
Esta semana pelo Senado Aníbal Diniz já fazia um discurso de despedida a seus colegas. Em reunião de uma das comissões fez elogios a um colega de Casa e disse ter se sentido “orgulhoso” de ter convivido com ele nesta “minha rápida passagem pelo Senado”.
Aníbal convocou uma reunião com cúpula petista para este sábado onde vai expor a sua situação. No encontro, o governador Sebastião Viana, deputados estaduais e federais do PT estarão presentes.
Jornalista, Aníbal foi secretário de Comunicação nos governos Jorge Viana e Binho Marques. Ficou conhecido por seu estilo mão de ferro ao institucionalizar a censura na imprensa acreana, instrumento ainda em vigor hoje. Ele também é conhecido por suas habilidades políticas, sendo um dos grandes condutores dos arranjos políticos da Frente Popular.
Comentários
Acre
Assis Brasil cresce 23% na alfabetização e ultrapassa meta do Governo Federal
O município de Assis Brasil alcançou um resultado histórico no Indicador Criança Alfabetizada, ferramenta criada pelo Governo Federal para incentivar a alfabetização na idade certa em todo o país.
De acordo com os dados mais recentes, divulgados em 2026, o município saiu de 49% de desempenho em 2024 para 72% em 2025, representando um avanço significativo de 23 pontos percentuais. O resultado coloca Assis Brasil entre os destaques da regional do Alto Acre, registrando o segundo maior crescimento da região.
Além disso, o município superou a meta estabelecida pelo Governo Federal, que era de 66%, reafirmando o compromisso da gestão com a qualidade da educação pública.
O Alto Acre, como um todo, também se destaca no cenário estadual, sendo a segunda regional com melhor desempenho, evidenciando o esforço conjunto dos municípios da região.
O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, celebrou a conquista e destacou o trabalho coletivo como fator determinante para o avanço: “Esse resultado é fruto de um trabalho sério, comprometido e contínuo. Quero agradecer à equipe da Secretaria Municipal de Educação, na pessoa da secretária Vanderleia Teixeira, aos gestores escolares, professores, servidores e a todos que fazem a educação acontecer em nosso município.”
O gestor também ressaltou o papel fundamental das famílias no processo educacional: “A dedicação dos pais é essencial para garantir que nossas crianças tenham acesso ao conhecimento e se desenvolvam plenamente.”
O avanço no indicador reforça o compromisso da Prefeitura de Assis Brasil com políticas públicas eficientes, voltadas à aprendizagem e ao desenvolvimento das crianças, garantindo um futuro com mais oportunidades para todos.
Comentários
Acre
Governo do Acre anula e revisa nomeações de professores aprovados em concurso
Decretos atingem cargos da educação especial e envolvem municípios como Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Feijó
Comentários
Acre
Sead e Detran convocam aprovados para posse em concurso público no Acre



Você precisa fazer login para comentar.